Morfologia Bacteriana
18 pág.

Morfologia Bacteriana


DisciplinaMorfologia1.147 materiais7.046 seguidores
Pré-visualização1 página
Forma e Arranjo
Morfologia da célula Bacteriana
1
Forma e Arranjo
As Bactérias apresentam formas esféricas, as principais formas são chamadas de:
Cocos
Cocobacilo
Bacilo
Espirilo
Espiroqueta
Vibrião
Forma e Arranjo
Os cocos são redondos podendo ser ovais, alongados ou achatados em uma das extremidades. Quando algumas bactérias em forma de cocos se dividem, as células podem permanecer unidas uma às outras surgindo cocos aos pares.
Diplococos (pares)
Estreptococos (cadeias)
Estafilococos (cachos)
São menos frequentes mais podem se dividir em dois ou três planos e permanecem unidos em 8 indivíduos (Sarcina). 
Forma e Arranjo
Os Bacilos ao contrário dos cocos, são poucos seus arranjos ou agrupamentos:
Diplobacilos ( pares)
Estreptobacilos (cadeias)
Alguns bacilos se assemelham a o cocos por isso são chamados de cocobacilo, lembrando que sua maior parte são Bacilos isolados.
 O termo Bacilos significa determinada forma e o termo Bacillus significa o gênero escrito com letra Maiúscula e em itálico
 ex: Bacillus (gênero) subtilis (espécie).
Forma e Arranjo
Bactérias espiraladas podem ter um ou mais espirais. Quando se tem o corpo rígido e são como vírgulas são chamadas vibriões e Espirilos quando tem a forma de saca-rolhas. Existem grupos de organismos espiralados mais com corpo flexível chamadas de Espiroquetas.
A forma das bactérias é uma característica genética e geralmente são Monomórficas, ou seja, que mantem uma única forma. Entretanto algumas condições ambientais e de cultivo podem fazer com que os organismos tenham formas ou arranjos diferentes.
Forma e Arranjo
Os micro-organismos são transparentes e precisamos usar alguns corantes para melhor visualiza-los, a forma e o tipo de arranjo, os métodos de coloração mais empregados na bacteriologia são os de Gram e Ziehl- Neelsen. 
O termo Gram foi originado do pesquisador dinamarquês Christian Gram que desenvolveu o método de coloração que possibilita dividir as bactérias em dois grupos:
Gram Positivas 
Gram Negativas.
Forma e Arranjo
O método, ou técnica de Gram consiste de um esfregaço bactériano fixado pelo calor que consiste com os seguintes reagentes:
 Cristal de Violeta, Lugol, álcool e Fucsina. 
Examinando-se o esfregaço no microscópio corado por este método, as bactérias Gram-positivas ficam de cor Roxa e as Gram-negativas de cor avermelhada.
Formas e Arranjos
Coco
Bacilo
Espirilo
Diplococo
Estreptococo
Tétrade
Sarcina 
Estafilococos
Diplobacilo
Estreptobacilo