Buscar

Translocação pelo Floema

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Botânica IV Kelly Dias 2014.2
Translocação pelo Floema
No lado esquerdo a água esta em sentido unidirecional, no lado direito está descendo, mas também pode subir. (flores acima das folhas, folhas maduras e jovens). Numa região de dreno (órgãos consumidores), o que se vê são células companheiras fazendo descarregamento e a sacarose sendo consumida.
O floema só funciona lado a lado do xilema. Tem que ter uma fonte de água para funcionar. 
Composição do floema: placa crivada, elementos de tubo crivado, células companheira, parênquima do floema. 
Sistema hipotético vaso comunicante. Se dois balões estiverem imersos num solução com um potencial qualquer e esses balões forem de uma membrana semipermeável, a água vai no sentido da solução mais concentrada. Um lado vai ficar mais cheio que o outro.
O potencial osmótico é o potencial que a planta mais consegue alterar. É “vítima” do potencial de pressão. Se a transpiração ta muito forte a água que entra no xilema vai sair muito rápido. A água ta sobre tensão. À noite a água entra pela raiz pelo potencial osmótico até as células ficarem totalmente turgidas. 
Ao encher algo com açúcar a água vai ser puxada. Se for um tudo fechado cria pressão. 
O transporte no floema não é unidirecional. A água também está circulando dentro do xilema. O transporte durante o dia é mais intenso.
A planta pode crescer mais durante o dia e se desenvolver mais durante a noite., ou vice e versa. O tempo todo existe disponibilidade de água para o floema. 
O que acontece com os diferentes potenciais? 
A parte de cima está mais negativa do que está a parte mais inferior, onde a água está sendo retirada do solo. A perda de água vai do menos negativo para o mais negativo. 
Potencial hídrico no xilema é mais negativo. Acontece que a placa de tudo crivado é diferente no xilma e floema. 
A placa que separa as células é bem maior no xilema do que no floema. A pressão não se iguala no mesmo ponto. Á agua de move de onde a célula está muito turgida para onde a turgidez é menor. Dentro do xilema a pressão se iguala ou fica muito próximo disso. Proteína P obliterando a seção transversal da placa crivada. Isso acontece para que a seiva possa passar para outros vasos. Protege a planta de ataque externo de afídeos. 
Como explicar que no xilema o transporte está a favor de um gradiente de potencial hídrico e no floema não? O que tem que dizer essencialmente é que no xilema a pressão negativa se equilibra e no floema não. 
 
Acontece porque a água entra a favor de um gradiente de potencial osmótico e sai a favor desse mesmo potencial.
Células companheiras
É cheia de invaginações. Está fortemente associada aos elementos de tubo crivado. As células sintetizantes estão envolta da célula companheira. 
Associado a processo de transporte de sacarose tem uma bomba de ATP, é transporte ativo. A queda do ATP liberando fosfato inorgânico permite a formação de um gradiente de prótons. A entrada de volta dos prótons na célula é através do co - transporte de sacarose. Apesar de que no interior da célula a concentração de sacarose seja muito alta graças ao transporte ativo, esse gradiente é rompido. 
Todos os pontos de carregamento e descarregamento vão obedecer a um transporte ativo e não difusão. 
Uma célula que está ao lado da célula companheira tem muito mais sacarose. O transporte vai ser sempre ativo. 
 Hipótese do fluxo de massa. 
A fonte das moléculas de açúcar são as células da folha. Por meio do transporte ativo, as moléculas de açúcar entram nos tubos crivados dos vasos menores. O aumento da concentração de açúcar faz com que a água do xilema entre nos tubos da peneira. Isso aumenta a pressão do turgor. A pressão aumentada de turgor conduz o fluido nos tubos crivados em direção a uma pia, como uma célula de parênquima de armazenamento em uma raiz. 
A – Sacarose sendo produzida e distribuída igualmente entre as células igualmente. 
B- Folha dreno. Sacarose espalhada além da região vascular. 
]
À medida que as moléculas de açúcar são removidas ativamente na pia, a pressão nos tubos da peneira cai, causando um fluxo de massa da pressão mais alta na fonte para a menor pressão na pia. A maior parte da água difunde de volta ao xilema.
AnelamentoSe corta um pedaço da casca da árvore. Ocorre um inchaço onde o fluxo do floema foi interrompido. O corte pode interromper o xilema E o floema. A planta morre “de fome” e de “sede”. 
É usado no controle de espécies invasoras.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais