Buscar

Músculos supra-hióideos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Anatomia Odontológica / Professor Etenildo D.Cabral
MÚSCULOS SUPRA-HIÓIDEOS
E INFRA-HIÓIDEOS
	Os músculos supra e infra-hióideos são pares de músculos situados na região anterior do pescoço que estão fixados no osso hióide. A designação em supra-hióideos e infra-hióideos decorre justamente das suas relações topográficas com o osso hióide.
	Como o osso hióide é móvel, pois não se articula com nenhum outro osso, possuindo somente inserções musculares e ligamentares, as ações dos músculos supra e infra-hióideos estão sempre associadas. No entanto, por uma questão didática, descreveremos separadamente cada grupo.
MÚSCULOS SUPRA-HIÓIDEOS
	
É um grupo de músculos que unem o osso hióide à mandíbula e ao processo estilóide. Dentre eles (digástrico, milo-hióideo, gênio-hióideo e estilo-hióideo), apenas o estilo-hióideo não se liga à mandíbula.
	Esses músculos estão associados com a mastigação e com a deglutição. Na deglutição, graças à fixação da mandíbula pelos músculos da mastigação, eles elevam o osso hióide e, consequentemente, a laringe e a base da língua. Na mastigação, graças à fixação do osso hióide pelos músculos infra-hióideos, os músculos supra-hióideos (exceto o estilo-hióideo) abaixam a mandíbula.
	Como se pode perceber, (e de acordo com a definição dinâmica de origem e inserção de um músculo) uma das extremidades desses músculos pode ser origem (ponto fixo) para a função da mastigação, enquanto inserção (ponto móvel) para a função da deglutição. Ou seja, a origem e inserção do músculo se invertem de acordo com a função realizada. No entanto, descreveremos adiante a origem e inserção desses músculos levando em consideração a sua principal função, bem como a descrição clássica existente na literatura pertinente.
Músculo digástrico
	É um músculo constituído por dois ventres separados por um tendão intermediário, que delimita juntamente com a borda inferior da mandíbula um espaço triangular chamado trígono submandibular. O músculo digástrico origina-se na incisura mastóidea (ranhura digástrica) por meio do ventre posterior, mais longo, o qual dirige-se para baixo e para frente até o osso hióide, onde se continua por meio do tendão intermediário. Este tendão prende-se ao hióide por meio de uma alça fibrosa e se continua anteriormente com o ventre anterior, que se dirige para cima e para frente até inserir-se na fosseta digástrica.
	Esse músculo pode apresentar variações como, por exemplo, algumas fibras do ventre posterior originando-se do processo estilóide ou o ventre anterior sendo duplo ou com fibras cruzando para a fosseta digástrica do outro lado da mandíbula.
	O músculo digástrico durante a função de mastigação puxa o mento para baixo e para trás, promovendo, juntamente com a ação dos músculos pterigóideos laterais, a abertura da boca. Para isso o osso hióide precisa estar fixo pelos músculos infra-hióideos. Durante a deglutição o digástrico eleva o hióide. Para isso a mandíbula precisa estar fixa pelos músculos da mastigação.
Músculo milo-hióideo
	O músculo milo-hióideo é um músculo largo, de pouca espessura e triangular, localizado logo acima do ventre anterior do digástrico, formando o assoalho da cavidade bucal. Suas fibras originam-se da linha ou crista milo-hióidea da mandíbula e dirigem-se para medial, para baixo e para trás, de forma que suas fibras anteriores e médias unem-se na linha mediana com as do lado oposto através de um tênue cordão tendíneo, que vai da mandíbula ao osso hióide, chamado de rafe milo-hióidea. As fibras posteriores inserem-se diretamente no osso hióide. 
Com esta disposição o músculo aparenta ser apenas um, quando na verdade são dois. Fato este que se torna mais marcante quando a rafe, em alguns casos, está ausente e as fibras de um lado são contínuas com as do lado oposto.
Quando o milo-hióideo está relaxado dispõe-se em curva de concavidade superior. À medida que se contrai diminui essa concavidade, elevando o assoalho da boca e o osso hióide, e com eles a língua. Secundariamente, ele auxilia o gênio-hióideo em puxar o hióide para frente (favorecendo a protrusão da língua) e auxilia o digástrico a abrir a boca (estando o hióide fixo).
Em indivíduos desdentados inferiores, com a consequente perda de osso alveolar, a distância entre o assoalho da boca e o bordo superior da mandíbula pode ser mínima. Isso dificulta a estabilidade de uma prótese total inferior, haja vista que a contração do milo-hióide pode deslocar a prótese. Em alguns casos, então, se faz necessário a realização de uma cirurgia antes da confecção da prótese (cirurgia pré-protética) para "aumentar a altura do rebordo alveolar".
Músculo gênio-hióideo
	É um músculo alongado situado logo acima do milo-hióide e logo abaixo do genioglosso (músculo da língua). Também está próximo à linha mediana, de modo que sua borda medial entra em contato com a do homônimo do lado oposto (em alguns casos podem estar fusionados). Origina-se da espinha mentual inferior e dirige-se para trás e ligeiramente para baixo para inserir-se no osso hióide.
	Tem a função principal de puxar o osso hióide para frente, mas auxilia na elevação do mesmo e auxilia também o digástrico na abertura da boca.
Músculo estilo-hióideo
	É um músculo delgado e fusiforme situado a frente do ventre posterior do músculo digástrico. Origina-se do processo estilóide (face posterior) e, dirigindo-se para baixo e para frente, insere-se no osso hióide. No entanto, logo antes de inserir-se no hióide ele dividi-se de modo a "abraçar" o tendão intermediário do digástrico.
	O músculo estilo-hióideo age durante a deglutição, puxando para cima e para trás o osso hióide, e consequentemente a laringe e a língua.
MÚSCULOS INFRA-HIÓIDEOS
	É um grupo de músculos que conecta o osso hióide com a abertura superior do tórax. São eles: esterno-hióideo, omo-hióideo, esternotireóideo e tíreo-hióideo. Os dois primeiros são mais superficiais, sendo o esterno-hióideo mais medial e o omo-hióideo mais lateral. O esternotireóideo e o tíreo-hióideo são mais profundos, localizando-se por trás do esterno-hióideo e do omo-hióideo. São na sua maioria músculos longos, exceto o tíreo-hióideo que é curto.
	O próprio nome desses músculos indica a sua origem e inserção. O esterno-hióideo e o esternotireóideo originam-se do osso externo (borda superior e face posterior do manúbrio), o omo-hióideo origina-se da borda superior da escápula (omoplata) e o tíreo-hióideo da face externa da cartilagem tireóide. Todos se inserem diretamente no osso hióide, com exceção do esternotireóideo que se insere na cartilagem tireóide, embora faça uma inserção indireta com o hióide através do tíreo-hióideo. Aliás, o tíreo-hióideo pode ser considerado uma continuação anatômica do esternotireóideo.
	Os músculos infra-hióideos agem em conjunto para baixar o osso hióide após ele ter sido elevado no momento da deglutição ou para fixar o osso hióide permitindo a ação dos supra-hióideos na mastigação. Podem ainda ser solicitados na inspiração forçada e prolongada para elevar o esterno (estando o hióide fixo). Isoladamente, o tíreo-hióideo pode elevar a cartilagem tireóide enquanto o esternotireóideo pode deprimir.
Resumo dos Músculos Supra-hióideos
	Músculo
	Origem
	Inserção
	Ação
	Digástrico
	incisura mastóidea
	fosseta digástrica
	durante a mastigação, puxa o mento para baixo e para trás, promovendo a abertura da boca; durante a deglutição, eleva o hióide.
	Milo-hióideo
	crista milo-hióidea
	rafe milo-hióidea e osso hióide
	eleva o assoalho da boca, o osso hióide, e a língua;
auxilia o gênio-hióideo em puxar o hióide para frente e o digástrico a abrir a boca
	Gênio-hióideo
	espinha mentual inferior
	osso hióideo
	puxa o hióide para frente;
auxilia na elevação do hióideo e auxilia o digástrico na abertura da boca
	Estilo-hióideo
	processo estilóide
	osso hióideo
	puxa para cima e para trás o osso hióide durante a deglutição
Músculos Supra-hióideos e Infra-hióideos

Outros materiais