Buscar

Resumo de Embriologia Gametogênese e Regulação Masculina

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RESUMO: EMBRIOLOGIA
GAMETOGÊNESE E REGULAÇÃO MASCULINA
Introdução: 
O processo de gametogênese se inicia próximo ao fim da 4ª semana de desenvolvimento.
VESÍCULA VITELÍNICA: anexo embrionário presente nos vertebrados; formada a partir de tecidos embrionários ENDODERMA e MESODERMA.
• Constrói o revestimento de dois tubos do organismo.
• Origina órgãos entre o ectoderma e o endoderma.
FUNÇÃO: Nos mamíferos gera as células sanguíneas e as células germinativas primordiais (ORIGINAM OS GAMETAS). Em aves, répteis e peixes – armazena as substâncias nutritivas para o embrião (VITELO).
1 Origem embrionária dos gametas e destino dos células germinativas primordiais
As células germinativas primordiais migram para as gônadas e invadem na 4ª ou 5ª semana do desenvolvimento embrionário o corpo do embrião, pelo cordão umbilical para alcançar as gônadas
♥ Gônadas: Glândulas sexuais (Local onde as células de fato vão se desenvolver).
EX: OVÁRIOS OU TESTÍCULOS = produzem gametas e hormônio.
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
A formação dos ESPERMATOZOIDES ocorre nos túbulos seminíferos (células germinativas primordiais + cordões seminíferos) dos testículos. 
•As células germinativas habitam esse túbulo e originam as espermatogônias que somente na puberdade iniciarão a produção em massa dos gametas.
2 Determinação do sexo no organismo em desenvolvimento
O GENE SRY
Se pegar um embrião até a 6ª semana de desenvolvimento e pegar as gônadas deles e olhar o aspecto geral das gônadas do indivíduo feminino ou masculino são idênticas, chama-se ESTÁGIO BIPOTENCIAL do desenvolvimento das gônadas.
Após o estágio bipotencial, na 7ª semana é o momento que começamos a observar a gônada decidindo o que ela vai ser: XX- um ovário ou XY- um testículo.
Na 7ª semana de desenvolvimento há um momento onde é disparada no interior do tecido dessa gônada uma série de genes que são ativados nas células e esses genes são relacionados a região SRY, todas as células dessa gônada começam a se diferenciar para formação do testículo. Com a germinação das células germinativas dentro desse tecido ocorrerá a formação de espermatozoides.
Na parede do túbulo seminífero ficam todas as células diferenciadoras dos GAMETAS e na parte mais interna vemos umas fibras, umas caudas dos espermatozoides. Com isso observa-se que após o amadurecimento do gameta, ele caiu na parte mais interna do túbulo para que sejam levados a algum lugar.
♥ Células que esperamos encontrar no tecido dos túbulos seminíferos:
•ESPERMATOGÔNIAS: Originadas das células germinativas; diferenciam-se nas células que formarão o espermatozoide; ficam inativas até a puberdade.
•SERTOLI: Células de suporte (formam um sincício envolvendo os gametas); auxiliam na troca de nutrientes; formam uma barreira imunológica (impedem os patógenos, agentes infecciosos cheguem nos gametas e atrapalhem na sua formação) e controlam os hormônios sexuais nos testículos.
•LEYDIG: Células intersticiais; produzem os hormônios sexuais como a TESTOSTERONA (fica fora do túbulo seminífero) "na puberdade".
3 MitoseXMeiose
As espermatogônias começam a entrar em uma série de divisões celulares para ocorrer a diferenciação dos gametas.
MEIOSE: Específicas dos gametas, não temos células somáticas fazendo meiose.
Temos uma célula com 2n com 44 cromossomos somáticos e 2 cromossomos sexuais: XX ou XY.
Na primeira fase teremos a duplicação do DNA e diferente da mitose os cromossomos vão se parear, trocam pedacinhos fazendo CROSSING OVER- obter variabilidade genética.
Continuam juntos no equador da célula e quando há a separação das células filhas, cada uma fica com metade de cada cromossomo, ocorre a REDUÇÃO.
•Ao final de toda meiose I e II em 4 células.
4 Gametogênese masculina: espermatogênese x espermiogênese
ESPERMATOGÊNESE: Começam a entram em meiose. Inicialmente no período embrionário ela faz diversas mitoses dividindo-se inúmeras vezes para aumentar sua população. 
O espermatócito primário é a célula filha da espermatogênese que de fato vai começar a meiose, por estímulos hormonais. Entra em meiose I gerando duas células filhas que são os espermatócitos secundários, que tem a carga genética pela metade (n) e cada espermatócito secundário continuará a meiose, fazendo a meiose II até formar os espermátides, últimas células geradas nesse processo (4 células).
As transformações morfológicas da célula: O formato da célula muda, mas a carga genética continua a mesma. (espermátides=espermatozoides maduros)
Formação da vesícula acrossômica (como se fosse uma bolsinha que será um "capuz" no núcleo do espermatozoide).
As vesículas são preenchidas por um monte de enzimas.
O flagelo começa a se formar a partir dos centríolos do lado oposto do núcleo: formado por microtúbulos e vão se estender até o lúmen.
O núcleo se achata e condensa.
As mitocôndrias espalhadas no citoplasma se concentram na base do flagelo.
O citoplasma é descartado.
O espermatozoide penetra no lúmen do túbulo seminífero.
Obs: Flagelo: formado internamente pelo axonema é a maior parte motora, que é formada por microtúbulos (citoesqueleto) que surgem do centríolo próximo do núcleo.O centro do axonema consiste de dois microtúbulos e a proteína dineína (hidroliza o ATP ) e converte a energia química liberada em energia mecânica
5 Regulação hormonal da gametogênese masculina
 A maior parte do nosso sistema endócrino é redigida pelo SNC. No cérebro tem uma região específica chamada hipotálamo e ele está associado a uma glândula pequenininha chamada hipófise, ela é considerada glândula mestra que através da produção de hormônios para comandar.
LH: liberado pela hipófise estimula as células de leydig a produzir a 
testosterona.(aparecimento dos caracteres sexuais secundários masculinos como engrossamento da voz, crescimento ósseo e de pelos, anabolismo protéico)
FSH: hormônio folículo estimulante, liberado pela hipófise. Agem nas células Sertolli responsável por induzir a espermatogênese.
GnRH: GONODOTROFINA- afinidade pelas gônadas.

Outros materiais

Outros materiais