Buscar

A Crise do Antigo Sistema Colonial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Crise do Antigo Sistema Colonial
Capítulo 2 – Portugal e Brasil na Crise do Antigo Sistema Colonial (Fernando Novaes)
	PALAVRAS-CHAVE: capitalismo mercantil, mercantilismo, época moderna, sistema colonial
	Objetivo
	Fernando Novaes, por meio do capítulo aqui comentado, procura estudar os mecanismos do sistema colonial da época mercantilista a fim de explicar a crise que deu fim a esse sistema. Novaes argumenta que é o próprio sistema que deve ser analisado para entender a crise, caso contrário o foco seriam as manifestações da crise nas esferas políticas e sociais da época e não a correta compreensão da crise em si.
	Sistema Colonial
	Uma primeira definição do sistema colonial poderia ser a relação entre uma metrópole e sua colônia em dado período. É importante salientar que nem toda colonização acontece nos moldes do sistema colonial. A colonização do período Moderno, no entanto, acontece via uma forma específica de relação: o mercantilismo. Essa dimensão acaba por dar sentido à colonização europeia entre os Descobrimentos Marítimos e a Revolução Industrial.
	As relações coloniais podem ser entendidas por dois fatores: (1) a extensa legislação ultramarina das várias potências colonizadoras e (2) no comércio que faziam entre si e nas vinculações político-administrativas que envolviam. Concomitantemente ao processo concreto de colonização, os economistas mercantilistas teorizam qual deve ser a função das colônias. A legislação nada mais faz que tentar levar a prática os objetivos atribuídos as colônias pelos mercantilistas; caberia as colônias o papel de fomentar o desenvolvimento econômico da metrópole.
	Mercantilismo
	O mercantilismo se desenvolveu a partir da ideia do metalismo, i.e., a medição do nível de riqueza de uma nação por meio da quantidade de metal nobre dentro de suas fronteiras. É importante mencionar que o mercantilismo tem o imediato objetivo de formular normas da política econômica e só para justificar o seu receituário é que se alça à formulação duma teoria explicativa da vida econômica como tal.
	A teoria mercantilista defende a ideia de que os lucros se geram no processo de circulação de mercadorias a partir de vantagens em detrimento do parceiro comercial. Dessa forma, o receituário do mercantilismo defende uma balança favorável. A política protecionista, ligada a fomentação da produção de produtos nacionais que concorrem com vantagem no mercado internacional, também é defendida por mercantilistas. Defesa de saída de matérias primas, estimulo às exportações de manufaturas, inversamente, estimula à entrada de produtos primários, dificuldade ou mesmo proibição da importação de manufaturados. O mercantilismo não é, pelo que se entende hoje, uma política econômica que busca bem-estar social, daí o receituário que busca o desenvolvimento nacional a todo custo.
	Mercantilismo e as colônias
	Dentro do contexto mercantilista, fica clara a posição das colônias. A prática de política mercantilista pelos vários estados modernos suscitou a necessidade de áreas onde as normas mercantilistas pudessem ser aplicadas, permitindo a autossuficiência metropolitana.
	Época moderna
	A época moderna é marcada pelo predomínio do absolutismo e da sociedade estamental. Na esfera econômica, ocorre o processo de dissolução da estrutural feudal e eclosão da produção capitalista, fase intermediária chamada capitalismo mercantil.
	Renascimento do comércio
	O renascimento do comercio promoveu simultaneamente a dissolução dos lações servis e também o próprio enrijecimento da servidão. Onde a presença do mercado é mais constante, o primeiro caráter é predominante. Nas demais áreas, o segundo caráter se mostra notável, uma vez que apenas o alto escalão do sistema feudal tem contato com o mercado.
	Estados nacionais
	O reavivamento do mercado levou a crises sociais e ao domínio de rotas comerciais por mercadores. Em função dessas tensões é que surge o absolutismo. O estado centralizado promove a estabilização da ordem social interna e estimula a expansão ultramarina encaminhando a solução de crises nos vários setores.

Outros materiais