Buscar

Questionário de Direito Constitucional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1
A propriedade privada é, historicamente, causa fundamental de importantes conflitos sociais, econômicos, políticos e interpessoais. Por isso, o legislador constituinte se preocupou em estabelecer que a propriedade é um direito fundamental, porém tem limites que impedem seu exercício absoluto. Dessa forma, a propriedade ficará limitada a qual função?
	
	a.
	Função econômica.
	
	b.
	Função assistencial.
	
	c.
	Função social.
	
	d.
	Função particular.
	
	e.
	Função coletiva.
0,3 pontos   
Pergunta 2
Ao acolher recurso ajuizado pela defesa de um réu, o STF reconheceu que as provas foram recolhidas do quarto do hotel que ele ocupava, sem sua autorização e sem mandado judicial. Um dos ministros do STF entendeu que os meios utilizados para consegui-las desrespeitaram uma cláusula constitucional.
A qual cláusula constitucional o ministro do STF estava se referindo?
	
	a.
	Liberdade de expressão.
	
	b.
	Inviolabilidade domiciliar.
	
	c.
	Direito de comunicação.
	
	d.
	Direito de propriedade.
	
	e.
	Direito autoral.
0,3 pontos   
Pergunta 3
Baseado em qual Direito Constitucional o aborto é vedado na legislação brasileira penal? Também, é baseada nessa cláusula constitucional que o Direito Civil protege os direitos do nascituro desde a concepção.
	
	a.
	Direito da criança.
	
	b.
	Direito à maternidade.
	
	c.
	Direito à vida.
	
	d.
	Direito à paternidade.
	
	e.
	Direito da família.
0,3 pontos   
Pergunta 4
Como são chamadas as ações que podem ser definidas como um conjunto de políticas públicas e privadas de caráter compulsório, facultativo ou voluntário, concebidas com vistas ao combate à discriminação racial, de gênero e de origem nacional, bem como para corrigir os efeitos presentes da discriminação praticada no passado?
	
	a.
	Ações constitutivas.
	
	b.
	Ações afirmativas.
	
	c.
	Ações negativas.
	
	d.
	Ações de Estado.
	
	e.
	Ações sociais.
0,3 pontos   
Pergunta 5
Como são denominados os direitos fundamentais ou humanos, que estão relacionados com os direitos sociais, econômicos e culturais?
	
	a.
	Direitos de primeira geração.
	
	b.
	Direitos de quarta geração.
	
	c.
	Direitos de terceira geração.
	
	d.
	Direitos de quinta geração.
	
	e.
	Direitos de segunda geração.
0,3 pontos   
Pergunta 6
Como é denominada a ação que tem por objeto tutelar a liberdade física de locomoção do indivíduo, expressa pelo seu direito de ir, vir e ficar, compreendida nesta também o direito de fixar resistência; sendo que essa é, atualmente, a única ação que pode se impetrada por qualquer pessoa, independentemente de advogado?
	
	a.
	Habeas data.
	
	b.
	Ação popular.
	
	c.
	Mandado de segurança.
	
	d.
	Habeas corpus.
	
	e.
	Direito de petição.
0,3 pontos   
Pergunta 7
Constituem direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal:
	
	a.
	A educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a proteção à maternidade e à infância.
	
	b.
	A livre expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, porém dependente de licença.
	
	c.
	A assistência gratuita aos filhos e dependentes, desde o nascimento até os seis anos de idade, em creches.
	
	d.
	O direito de petição, mediante o pagamento de taxas, em defesa de direitos ou contra abuso de poder.
	
	e.
	O salário-família pago em razão de dependentes menores de doze anos, a qualquer categoria de trabalhadores.
0,3 pontos   
Pergunta 8
Marque a alternativa incorreta:
	
	a.
	Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei.
	
	b.
	No caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano.
	
	c.
	A pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela família, não será objeto de penhora para pagamento de débitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento.
	
	d.
	Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros perpetuamente.
	
	e.
	São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.
0,3 pontos   
Pergunta 9
O artigo 5º da Constituição Federal de 1988 trata dos direitos e das garantias fundamentais, sendo que também traz em seus incisos disposições que tratam de questões processuais. Relativamente aos princípios de direito processual penal que são tratados no artigo 5º da Constituição Federal, analise as afirmativas a seguir: 
I. O juiz poderá aumentar a pena do réu condenado que tiver, durante o processo, se negado a fazer provas contra si mesmo ou se recusando, deliberadamente, auxiliar os peritos policiais a descobrirem provas contrárias ao réu.
 
II. A prova ilícita não é admissível, devendo ser descartada pelo juiz, salvo quando constitui a única fonte de prova, caso em que poderá ser considerada para efeito de condenação de um criminoso.
III. O Supremo Tribunal Federal já firmou posição no sentido de que os princípios do contraditório e da ampla defesa se aplicam a todos os procedimentos administrativos, inclusive no inquérito policial.
IV. O princípio do juiz natural é uma garantia constitucional que somente poderá ser excepcionada mediante decisão da maioria dos integrantes do tribunal ao qual estiver submetido o juiz.
 
Assinale:
	
	a.
	Se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
	
	b.
	Se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
	
	c.
	Se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas.
	
	d.
	Se nenhuma afirmativa estiver correta.
	
	e.
	Se todas as afirmativas estiverem corretas.
0,3 pontos   
Pergunta 10
Quais são os direitos que foram construídos ao longo da história da humanidade e continuam sendo construídos, para que o direito se adapte a cada período e proteja os indivíduos nas suas necessidades próprias, em cada época?
	
	a.
	Direitos do consumidor.
	
	b.
	Direito do meio ambiente.
	
	c.
	Direitos fundamentais.
	
	d.
	Direitos sociais.
	
	e.
	Direitos comerciais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais