Buscar

Questionário Unidade 3 resposta

Prévia do material em texto

Questionário Unidade 3 – Direito Constitucional 
 
1 - A doutrina constitucionalista tem comentado muito sobre os direitos dos trabalhadores garantidos constitucionalmente. Dessa forma, apesar de não ser definido ou conceituado na Constituição Federal, o trabalho tem seu papel destacado em todo o sistema constitucional, sendo tratado com o direito social básico da República Federativa do Brasil, como fundamento da ordem econômica ou base da ordem social. Sobre tal direito, assinale a alternativa que está correta. 
E - A proteção do mercado de trabalho da mulher não é autoaplicável. 
Comentário: A proteção do mercado de trabalho da mulher não é um direito autoaplicável. O art. 7°, inciso XX, da CF diz o seguinte: “proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos, nos termos da lei”. Observe que essa é uma norma de eficácia limitada e deve ser regulamentada para que possua efeitos completos. 
A alternativa A é falsa, pois a Constituição de 1988 acabou com a diferenciação entre trabalhadores urbanos e rurais. Ambos possuem direitos idênticos. O que pode mudar são os percentuais. 
A alternativa B também é falsa, pois a garantia de emprego gera, sim, o direito. O Estado é que não consegue materializar esse direito , independentemente de regulamentação. 
A alternativa C é igual mente falsa, uma vez que a CF, em seu art. 7º, inciso XVII, reza apenas sobre o direito ao gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal. Quem fala em 30 dias não é a Constituição, mas a lei. 
A alternativa D é falsa, já que a CF , em seu art. 7 º, inciso XI, informa o seguinte: “ direito à participação nos lucros, ou resultados, desvinculada da remuneração, e, excepcionalmente, participação na gestão da empresa, conforme definido em lei”. Portanto, a norma não é autoaplicável, pois esse direito se dará conforme definido em lei. 
 2 - A livre concorrência e a proteção do consumidor são dois importantes princípios de qual ordem constitucional? 
A – Ordem econômica 
Comentário: A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social. Assim, a livre concorrência e a proteção do consumidor, além de importantes, são totalmente complementares, porque o que efetivamente protege o consumidor é que ele tenha diversidade de produtos e serviços a sua disposição. E essa diversidade só é conseguida em um sistema de livre concorrência, no qual empresas de diversos tamanhos e diferentes portes econômicos possam conviver, sem monopólio e sem que uma se sobreponha indevidamente sobre a outra. 
 
3 - A quem compete a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais intransponíveis, e que, mesmo não sendo órgão do Poder Judiciário, é essencial para a realização da justiça? 
B - Ministério Público. 
Comentário: Ao Ministério Público compete a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais intransponíveis. Ele não é órgão do Poder Judiciário , mas é essencial para a realização da justiça. Tem autonomia funcional, administrativa e financeira, em conformidade com o artigo 129 da Constituição Federal. Ao Ministério Público são conferidas as responsabilidades por zelar pelo meio ambiente, pela defesa do consumidor, pelo patrimônio histórico, artístico e cultural, pela proteção da criança e do adolescente, pela defesa do idoso e da mulher, entre outras atividades de fundamental importância. 
 4 - Como se chama a unidade federal que possui um papel interno e um externo? 
D – União 
Comentário: A União é a entidade federal formada pela união das partes componentes, constituindo pessoa jurídica de direito público interno, autônoma em relação às unidades federais (ela é unidade federativa , mas não é unidade feder da) e à que cabe exercer as prerrogativas de soberania do Estado brasileiro. Estado Federa l, com o nome de República Federativa do Brasil, é o todo, ou seja, o complexo constituído da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, dotado de personalidade jurídica de direito público internacional. 
 
5 - De acordo com o disposto no artigo 58 da Constituição Federal, pergunta-se: o que pode ser instaurado pelo Congresso Nacional, ou, separadamente, pelas casas – Senado e Câmara – que o compõem ? 
A - Comissões Parlamentares de Inquérito 
Comentário: Nos termos do disposto no artigo 58 da Constituição Federal, o Congresso Nacional e cada uma de suas casas, separadamente, poderão instaurar Comissões Parlamentares de Inquérito, as CPIs , para apurar fatos de grande interesse público, podendo, nesses casos, ouvir testemunhas, investigados ou indiciados (inclusive com condução coercitiva), requisitar documentos , realizar prova pericial, sempre com vistas a investigar os fatos que estão sendo apurados. 
6 - Entre as alternativas a seguir, qual não corres ponde aos princípios da administração pública federal, estadual, municipal e do Distrito Federal? 
C – Pessoalidade 
Comentário: Pessoalidade e administração pública são absolutamente incompatíveis do ponto de vista da isonomia. Em termos de administração pública, seja federal, estadual ou municipal, o correto é o princípio da impessoalidade, que significa que o administrador público deve atuar sempre com isonomia, ou seja, não pode favorecer ou beneficiar um administrado em detrimento de outro. 
7 - Qual é a f unção típica dos direitos fundamentais de segunda dimensão, em que o Estado intervém na sociedade, principalmente no setor econômico, para garantir aos mais carentes condições mínimas de bem -estar social? 
C - Assistência social. 
Comentário: A assistência social é uma função típica dos direitos fundamentais de segunda dimensão, em que o Estado intervém na sociedade, principalmente no setor econômico, para garantir aos mais carentes condições mínimas de bem-estar social. No Brasil, foi a Carta de 1934 que primeiro regulamentou o assunto. Os benefícios da assistência social se destinam aos desvalidos da sociedade, impedindo que sua profunda miséria possa pôr em risco o crescimento da nação e a segurança social. A falta de uma política firme na direção dos excluídos tem como consequência o aumento da miséria, os altos índices de violência e os baixos níveis de desenvolvimento. A assistência social exerce o papel de reintegrar o cidadão à sociedade, impedindo que milhões de pessoas permaneçam excluídos socialmente. 
 
8 - Qual é a medida excepcional de supressão temporária da autonomia de determinado ente federativo? 
A – Intervenção 
Comentário: A intervenção consiste em medida excepcional de supressão temporária da autonomia de determinado ente federativo, fundada em hipóteses taxativamente previstas no texto constitucional. Ela visa à unidade e à preservação da soberania do Estado Federal e das autonomias da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. A União poderá intervir nos estados federativos e no Distrito Federal, e os estados poderão intervir nos municípios. 
 
9 - Qual é o órgão colegiado, composto por membros da sociedade, magistrados e representantes do Ministério Público, cuja função precípua é o exercício do chamado controleexterno da atuação administrativa e financeira e dos deveres funcionais dos membros do Poder Judiciário? 
C - Conselho Nacional de Justiça. 
Comentário: O Conselho Nacional de Justiça está tratado na Constituição Federal, no artigo 103-B. É um órgão do Poder Judiciário que aprecia atos administrativos e financeiros do próprio Judiciário. Ele não interfere na atividade jurisdicional dos magistrados, apenas nos aspectos administrativos e financeiros, visando sempre à melhoria da qualidade do serviço prestado pelos magistrados e tribunais em todo o país, sobretudo em relação à celeridade das decisões. 
 
10 - Sobre a desapropriação, é correto afirmar: 
B - Desapropriação é uma forma de aquisição de bens pelo Poder Público. É um instrumento de que se vale o Estado para retirar a propriedade de um particular e incorporá-la ao patrimônio público, indenizando previam ente o ex-proprietário. 
Comentário: Des apropriação é uma forma de aquisição de bens pelo Poder Público. A Constituição estabelece t rês tipos de desapropriação
Por necessidade pública, quando é indispensável que determinado bem particular seja usado para uma finalidade pública. 
 Por utilidade pública, quando não é i dispensável, mas é conveniente que determinado bem seja usado em atividade pública. 
 Por interesse social, que é um argumento vasto, dentro do qual cabem argumentos que sustentam que a propriedade, por qualquer motivo, será mais bem aproveitada se transferida ao patrimônio público do que se mantida sob o poder do particular.
 A indenização deve de ser justa, o que implica dizer que o preço a ser recebido pelo particular desapropriado dele corresponder ao que ele receberia se vendesse a propriedade pela sua vontade. Além de justa, deve que ser prévia, o que equivale a dizer que antes de o Estado passar a propriedade do particular para o seu patrimônio, este já deve ter sido indenizado. As indenizações devem ser pagas em dinheiro. “Artigo 5, inciso XXIV – A lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituição.”

Outros materiais

Perguntas Recentes