Buscar

[Pirenne] resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo Henri Pirenne
Em 1933, Henri Pirenne publicou seu livro chamado “História econômica e social da idade média”, o qual esta resenha abordará. Este traz uma possível interpretação do debate sobre a transição do feudalismo ao capitalismo. Pirenne acredita que o surgimento do capitalismo se deve a abertura econômica feudal, ou seja, o comercio causou o rompimento do regime feudal e fez com que surgisse o capitalismo.
O feudalismo é um sistema que surgiu devido as condições de bloqueio das áreas navegáveis pelos muçulmanos, este causou o desaparecimento do comércio com regiões estratégicas para os europeus. Com a secagem dessa fonte de renda, cidades desapareceram e consequentemente foram necessárias mudanças nas estruturas sociais, tornando a sociedade bucólica. Lugares quais não conseguiam ter autossuficiência de recursos para sobrevivência, como aqueles cujos alimentos não eram cultiváveis, como o caso de Veneza, cidade de destaque comercial da idade média, empreendedores locais achavam soluções viáveis para que cada vez mais gerasse excedente. Mas que fique claro que o fator para que o comercio ressurgisse foi abertura marítima com outras localidades para ocasionar as trocas.
Não só Veneza, como também outras cidades começaram a desempenhar esse papel empreendedor durante o feudalismo, como é o caso de Flandres e seu comercio com o mar do Norte, além disso negociavam excedentes de industrias de tecelagem produzidas na região. Genova e pisa, também são cidades que negociavam mercadorias de indústrias locais. 
Pode-se perceber que nessas cidades que viam uma forma de progresso o comercio uma nova camada social, que são os comerciantes e não tão distante os burgueses, na realidade são os grandes atores para o fortalecimento do capitalismo. Pois favorecem um mercado de circulação monetária entre diversas localidades promovendo a integração de diversos territórios.

Outros materiais