Buscar

Discursiva EJA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Discursivas EJA
1- Mariana é uma professora que se mudou recentemente para uma cidade no interior da Bahia e conseguiu aulas 
R=Aplicar atividades relacionadas as suas experiencias de vida,  suas dificuldades do dia a dia e valorizar seus conhecimentos prévios e aplicar atividades  relacionadas a situações da vida cotidiana dos alunos.  Por exemplo no caso de Dona de casa;  atividade de relacionar a figura as palavras,  trazer para sala rótulos de  produtos de supermercado,  como Arroz, Feijão, Sal e óleo etc...Aplicar leituras textos que façam sentido e que tenham significado para o educando, priorizando a memorização. Uma carta, um jornal, lista de supermercado, a partir dai trabalhar, com o reconhecimento das palavras. 
2- Segundo Lima (1993) as pesquisas sobre escolaridade e desenvolvimento, nas duas últimas décadas têm seguido rumos diferentes.
R- Nos estudos de Lúria, apontaram que os indivíduos que tinham passado por algum processo de instrução e trabalhado nas fazendas coletivas utilizavam categorias abstratas na resolução das tarefas, independente do experienciado seu contexto concreto. Ao contrario indivíduos não escolarizados que continuaram trabalhando na agricultura tradicional tendiam a resolver as tarefas segundo seus contextos de experiência de vida e   relações concretas usadas no cotidiano. Conclui-se então que não foi o processo de escolarização/alfabetização que determinou, exclusivamente, mudanças nos conteúdos e formas de pensamento desses adultos envolvidos na pesquisa.
3- Enunciado: Que a educação seja o processo através do qual o indivíduo toma a história em suas próprias mãos...indique que tipo de educação deve ser desenvolvido para atender as necessidades de pessoas que não tiveram acesso à escola em idade escolar.
R- Os cursos são organizados de acordo com as diretrizes curriculares nacionais. Deve ser analisado as características e necessidades dos alunos levando em conta os conhecimentos e habilidades que já possuem, pesquisar onde moram, vocabulário, porque querem aprender e assim partindo do que já sabem, cada aluno irá pensar na sua realidade e construir conhecimentos necessários a partir da intervenção sistemática e intencional do professor. Desenvolver atividades para motivar o aluno e que sejam funcionais, trabalhos em grupo, avaliações formativas para saber o que já sabem, sempre ouvindo cada um individualmente. Poderão ser realizados exames para progressão de estudoso reconhecendo conhecimentos adquiridos por meios informais. No mais os cursos seguem a estrutura dos cursos regulares com normas específicas quanto ao atendimento individualizado, presença flexível, e duração mínima de 1.600 horas no E. Fundamental e 1.200 horas no E. Médio.
4- Leia a epígrafe: “As características do leitor: cultura, conhecimento prévio e linguístico, esquemas conceituais e o seu propósito na leitura é que irão 
R- Os alunos já sabem que escrever não é desenhar e que usamos letras, eles já possuem a hipótese inicial de escrita (pré-silábica) e após as outras fases quando já iniciarem a leitura é importante que a aprendizagem seja significativa assim ler corresponde a compreender o texto e escrever é conseguir produzir esse texto, então deve-se pensar na finalidade real de ler e escrever e partindo desse princípio o trabalho com a lingua portuguesa deverá levar a solução de problemas cotidianos usando bons textos e buscando seu significado, ler em voz alta, motivar o aluno elevando sua auto-estima, mostrando que é capaz. A narração também é fundamental, contar fatos cotidianos, dramatizar situações, contos etc. Argumentação e debates levam a aprendizagens e descobertas, identificar e defender posições, fazer intervenções, avaliar coerência, etc.
5 - Lourenço Filho defendeu a necessidade da elevação dos níveis de instrução de toda a população como condição para o desenvolvimento... como Lourenço Filho via a questão do analfabetismo ?
R- Ele traz o conceito de alfabetização funcional onde os saberes vão além da leitura e da escrita, leva em conta os conhecimentos  de higiene e saúde, cálculo, história, geografia, ciências e civismo, para crianças e adultos analfabetos.  Não basta o domínio do código escrito, é necessário o entendimento que vai levar a autonomia no universo letrado. A pessoa precisa saber usar esse conhecimento para lidar com os acontecimentos diários, nas experiências profissionais e nas relações pessoais e expandir as possibilidades de atuação no mundo.
6 - Leia o texto:    Que a educação seja o processo através do qual o indivíduo
toma a história em suas próprias mãos...Tendo por referência passagem textual, elabore um texto argumentativo-dissertativo sobre o atendimento da educação de jovens e adultos no Brasil.  
R- A EJA ocupa um lugar secundário no sistema de educação brasileiro existe a necessidade de tomada de decisões dos governantes para estruturar ou reorientar com qualidade políticas e programas de alfabetização. É importante dar ênfase a gestão democrática, investir na formação de professores, respeitar a diversidade pois o grupo é muito diversificado, mudar a concepção de alfabetização para um horizonte que leve a um novo modo de ver o mundo. Respeitar o modo de vida e os conhecimentos, cultura e vivência dos alunos atendidos nesta modalidade. O Brasil esta muito aquém das reais necessidades, para chegar lá precisa ampliar a oferta da EJA e que cheguem em lugares certos nas regiões mais carentes e encontrar maneiras de ensinar respeitando as experiências de vida.
7- Referência: PIERRO, M.C.Di.  Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação. Educação de Jovens e Adultos. Brasília - DF, 16/04/2008...Esses dados são referentes à formação do educador para atuar na educação de jovens e adultos. Analise a situação de formação docente para atuação na educação de jovens e adultos. 
R- O ensino supletivo já foi implantado sem adequada formação de professores, mas as exigências da formação do professor para o ensino básico estão no art. 13 da nova LDB  e os artigos 61 e 62 retomam sem especificar essa modalidade. As demandas sociais e educacionais são frutos da nossa evolução e a velocidade dos meios de comunicação pelas novas tecnologias levam a extremos pelos quais devemos estar preparados portanto há uma grande necessidade de uma formação específica para os professores que atual nessa área. O professor deve ampliar suas estratégias em sala tendo como norte o grupo social ao qual se dirige, pesquisar, ouvir e compartilhar preocupações e expectativas que desperte a motivação e a criatividade. O grande desafio é trabalhar com as diferenças, idades diferentes, posições sociais e econômicas, crianças com necessidades especiais e outros. É preciso acreditar que todos podem aprender.   O aluno da EJA precisa ter mais autoestima, senso crítico e consciência de cidadania, precisa ter respeitadas suas dúvidas, frustrações, desejos para poder ampliar sua visão do mundo, construir suas ações e mudar sua história.
8 - Na educação de jovens e adultos , o ensino de língua portuguesa deve ter como finalidade o desenvolvimento da capacidade de representação e comunicação...Como Paulo Freire pensou o processo de alfabetização para as pessoas analfabetas ?
R- Freire propunha uma educação com capacidade de transformar. Ele pensou numa educação que pudesse despertar uma consciência de classe e a politização entre os jovens e adultos. Queria alfabetizados mais reflexivos e críticos sobre a situação de vida das classes dominadas, mais atuantes pois o problema do analfabetismo era mais social do que educacional, uma vez que a miséria da população era a causadora. O professor deveria pesquisar e analisar a realidade do aluno, linguagem, cultura e vivências depois selecionar esse vocabulário em um conjunto de padrões silábicos que seriam base para o estudo da escrita e leitura. Então era um processo de conscientização pois a educação não é neutra, o alfabetizado é levado a refletir sobre seu papel na realidade social e agir mudando sua história.
9- Em nossosestudos destacam -se a importância do processo de interação entre o professor e o aluno da EJA...Quais são as características do projeto pedagógico da EJA para que garanta a conclusão da escolaridade..
R- O projeto pedagógico é uma forma de trabalhar o conhecimento da realidade que os alunos vivenciam, leva a todos os tipos de informações e conhecimentos, integram perspectivas, intenções, permite a participação de todos os alunos na elaboração, decisão e gestão. Estimula a reflexão, pesquisa, e integração, trabalhando através dos erros e dos obstáculos o aluno vai estabelecendo seu sistema de compreensão do mundo. sos alunos em pesquisas vai garantir a progressão das aprendizagens. Assim através dos projetos o aluno terá oportunidade de desenvolvimento cultural, dominará instrumentos básicos da cultura letrada, terá atitudes participativas como cidadão valorizando a democracia. Conseguirá valorizar a diversidade, respeitar as diferenças, aumentar a auto-estima enfim terá ricas oportunidades de aprendizagens.
10- Quadro de evolução das matriculas por modalidade de ensino no Brasil de 2007 a 2012 na educação de jovens e adultos...Como podemos avaliar o atendimento do EJA de 2007 a 2012?  
R- Essa queda nas matrículas contraria tudo o que se tem feito pela Educação de jovens e adultos nos últimos anos. É papel do poder público garantir o atendimento no direito a educação mas as iniciativas são insuficientes se for analisar as necessidades da população, os recursos são escassos. É preciso avaliar esse atendimento examinando as razões do retrocesso, renovar a EJA com mais recursos para a ampliação. Flexibilizar horários, melhorar as condições de vida da população de baixa renda para que voltem para a escola. Investir na carreira e formação específica de professores para essa modalidade. Abrir novas salas porque em 2009 várias foram fechadas. As ações para a transformação também devem ser contruidas pelos  Alunos e professores da EJA.
11- Na lei nº 9394/96, a seção V trata da educação de jovens e adultos, e encontramos no: Art.37 A educação de que o art 37 da lei nº 9394/96 assegura aos jovens e adultos que nao estudaram na idade propria?
R:Ele esclarece para quem se destina: aos que não puderam, por diferentes razões, ser matriculados na escola, aos que não puderam continuar seus estudos, seja por exclusão, abandonos ou outros motivos, tanto o Ensino Fundamental como o Médio. Devem ser garantidas aos educadores jovens e adultos oportunidades educacionais apropriadas, o ensino noturno, o respeito as suas características com o atendimento aos seus interesses, necessidades, condições de vida e de trabalho.
12- Na declaração de Hamburgo de 1997, há o reconhecimento do direito do adulto que não concluiu a educação básica na idade própria...Quais são os aspectos na declaração de Hamburgo que foram discutidos e que destacam a importância da educação de jovens e adultos?
R= Na declaração consta 27 indicadores e 10 metas para a EJA e um plano para acompanhar esses trabalhos. Entre os 10 temas estão: a melhoria das condições e da qualidade da EJA; garantia do direito universal à alfabetização e a Educação básica; igualdade nas relações entre homens e mulheres e maior autonomia da mulher; fortalecimento da capacidade de lidar com as transformações no mundo do trabalho e nos aspectos econômicos; educação em relação ao meio ambiente, à saúde, cultura, meios de comunicação e técnicas de informações; promover a cooperação e a solidariedade internacional; a educação dos adultos pode moldar a identidade do cidadão e dar significado a sua vida. 
13- Na lei nº 9394/96 o art. 38 que trata da educação de jovens e adultos, estabelece que:...Quais são as atribuições dos sistemas de ensino no atendimento a educação de jovens e adultos?
R:Compete aos sistemas de ensino assegurar  gratuitamente aos jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade regular, oportunidades educacionais considerando as características de cada um, condições de vida, interesses mediante cursos e exames. Deverão manter cursos supletivos que compreendam a base nacional comum do currículo habilitando para o aluno prosseguir os estudos. Prover cursos presenciais e a distância aos que tiverem escolarização insuficiente (poderão ser oferecidos por instituições de EF e E Médio com autorização do sistema de ensino. O poder público deverá viabilizar e estimular o acesso e a permanência do trabalhador na escola através do ensino noturno.
14- Maria Clara di Pierro sobre a LDB 9394 para elevar idades minimas de ingresso no EJA, que segundo a lei 9394/96, é 15 anos para ensino fundamental e 18 o ensino médio.... A partir das colocações de Maria Clara di Pierro, discuta as questões relativas à função social da educação de jovens e adultos e a idade para o ingresso na educação de jovens e adultos no ensino fundamental e no ensino médio.     
R: É função social preparar jovens e adultos oferecendo oportunidades educacionais apropriadas considerando as características, interesses, condições de vida e trabalho. Possibilitar a aquisição de conhecimentos e habilidades necessárias para o mundo do trabalho e participação crítica na vida política, formar cidadão responsável e consciente de direitos e deveres. A lei de diretrizes e bases nº 5692\71 estabelecia a idade mínima para os exames de suplência (como era entendida a EJA) 18 anos para o E. fundamental e 21 anos para o E.Médio e isso permaneceu até 1996 quando a lei 9394 fixou a idade em 14 anos para E.Fundamental e 18 para E.Médio. Isso fez com que diversos adolescentes excluídos da escolarização na idade regular buscassem na EJA uma forma de ascensão social o que para a escola era como uma solução mágica nos casos considerados problemáticos evitando a prática da indisciplina e baixo rendimento uma vez que tirava da vista dos turnos o problema de insucesso escolar. Isso gerou o fenômeno da juvenização da EJA. Outro fato que contribuiu para esse aumento foi a ampliação da escolaridade para oito anos de estudo refletindo nas exigências de certificações do mercado de trabalho. Diante da possibilidade de mudança na idade mínima do ingresso para a EJA a autora aponta que qualquer mudança que venha a ser feita deve atentar  para os adolescentes muito atrasados nas séries e os jovens com baixa renda que ingressam no mundo do trabalho precocemente.
15- “A educação de adultos toma-se mais que um direito: é a chave para o seculo XXI...Conforme o texto acima e os trabalhos realizados, disserte sobre os princípios da educação de jovens e adultos e sobre as finalidades da organização do currículo na educação de jovens e adultos.
R: A constituição tem como princípio de qualquer educação o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo par o exercício da cidadania  e sua qualificação para o trabalho. A promoção da igualdade de acesso à educação gratuíta e apropriada considerando as características do aluno, seus interesses, condições de vida e trabalho mediante cursos e exames. A organização do currículo é composta por todas as disciplinas que integram a base nacional comum.(língua portuguesa, matemática, história, geografia, arte e  ciências no ensino fundamental) mais física, química e biologia no ensino médio e ainda uma língua estrangeira moderna nos últimos 4 anos do ensino fundamental e em todo o ensino médio. e  educação física.
16- Referência: PIERRO, M.C.Di.  Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação. Educação de Jovens e Adultos. Brasília - DF, 16/04/2008...A partir do que vc estudou, analise cada aspecto considerado pela educadora Maria Clara, na tentativa de dar ao segmento da educação de jovens e adultos o real atendimento ao jovem e adulto que não completou a educação básica.
R: Analisando cada item: A-  A educação de jovens e adultos deve ser ampliada nos lugares que mais necessitam, como para a população que cumpre medidas sócioeducativas em meio fechado, da população carcerária, a população rural, a indígena, a população que vive na periferia em piores condições. B- O ensino temque ser significativo, o educador com formação específica ciente dos desafios e das diversidades desse público terá comprometimento e envolvimento incentivando e elevando a autoestima levará o aluno a querer dar continuidade nos estudos. C- falta políticas públicas para a promoção da leitura, programas para cursos e equipamentos  para a inclusão digital e a valorização e conservação do patrimônio público. D-  Quanto as universidades cabem incentivos do MEC na criação de cursos específicos para professores que atendem o ensino de jovens e adultos. 
17-  Referência: PIERRO, M.C.Di.  Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação. Educação de Jovens e Adultos. Brasília - DF, 16/04/2008...Explique os dados apontados por Maria Clara di Pierro sobre o atendimento da EJA no Brasil em 2005 e o motivo pelo qual ela diz ser 10% abaixo da demanda potencial.
R- Peguei no documento pela internet Marta = O atendimento da EJA no Brasil está muito aquém da real necessidade. De acordo com o Censo escolar de 2005 a EJA contava com 248 mil docentes porém a ampla maioria desses não recebeu formação inicial específica pois e acordo com o INEP dos 1698 cursos de pedagogia existentes no Brasil apenas 15 ofereciam 27 cursos com habilitação específica para EJA. É necessário ampliar a cobertura da EJA,vejam o número de pessoas não atendidas no nordeste, também é necessária a adoção de uma visão ampla que inclua a formação para a cidadania participativa, educação e cultura (promoção de leitura, inclusão digital, conservação do patrimônio culturas) e a educação para o trabalho. A valorização dos educadores através da formação continuada.
18- Paula, que assumiu uma classe de educação de jovens e adultos recentemente, leu sobre a importância do ensino da matemática para esses alunos...Escreva os pontos de mudanças na prática educativa nas aulas de matemática da prof. Paula, influenciadas pela leitura sobre aprendizagem da matemática pelos alunos da EJA. 
R- O ponto de partida para ensinar matemática são os conhecimentos que os alunos já possuem, partindo daí o professor faz um levantamento dos dados pessoais, atividades de compra e venda, leitura e interpretação de situações envolvendo operações, etc. Como o adulto já possui conhecimentos matemáticos desenvolvidos nas necessidades do cotidiano o professor pode partir da explicação oral para as questões e problemas e depois orientar na formalização escrita. As situações sugeridas pelos alunos quando transformadas em problemas ajudam na troca de informações pelos diferentes modos de olhar de cada um. Assim o aluno da EJA valoriza, aprecia e vivencia processos de solução de problemas reconhecendo a importância para nossa cultura e aperfeiçoando a capacidade de resolver problemas individual e coletivamente.
19- O governo brasileiro lança pela primeira vez em 1947 uma campanha visando alfabetizar a população...Faça um comentário das justificativas que levaram Lourenço Filho a dizer que alfabetizar adultos é mais rápido e simples.    
R- Porque na época do lançamento da campanha de alfabetização (1947) não existia experiencias e estudos sobre alfabetização de adultos. A proposta pedagógica existente  tinham como ênfase a educação das crianças. Acreditava-se, quantos aos adultos, que qualquer um que soubesse ler também poderia ensinar. todavia requer um melhor preparo do professor, uma vês que encontrará uma sala com pessoas de idades e vivências diferenciadas uma das outras. 
R- Depois de ler muitos artigos acadêmicos eu achei isso: Lourenço Filho produziu ensaios e duas cartilhas para representar o seu pensamento em relação ao ensino do ler e escrever e os testes ABC com a finalidade de diagnósticos e prognósticos dos níveis de maturação exigidos à aprendizagem da leitura e escrita, esses testes foram muito utilizados. Em 1938 foi criado o INEP e Lourenço Filho foi o primeiro diretor, em 1944 foi lançada a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos que estabelecia programas mínimos para o ensino elementar onde deveriam levar em conta as necessidades sociais e as capacidades individuais do educando, assim, o adulto em meio a sua vivência, tem uma idéia do sistema de escrita com mais semelhanças do que diferenças em relação à criança. As pessoas constroem hipóteses acerca da leitura pelos próprios portadores de textos, como o adulto já tem contato com muitos portadores para ele se torna mais fácil ler e escrever. 
20-  A resolução de nº 4 de 13 de julho de 2010 (*) do ministério da educação, 
...complementares entre si estruturados em um projeto pedagógico próprio.
R: O art. 28 da resolução determina que os sistemas de ensino proporcionem oportunidades educacionais apropriadas e gratuitas para os jovens e adultos considerando as características, interesses e condições de vida e trabalho de cada um. Determina ainda que a educação profissional seja articulada com a educação básica pautando-se pela flexibilidade do currículo, do tempo e espaço dando suporte e atenção individual de modo a atender as diferentes necessidades com atividades diversificadas. Valorizar a realização de atividades e vivências socializadoras, culturais, recreativas e esportivas que enriqueçam a formação. Desenvolver a competência para o trabalho. Promover a motivação e participação nas aulas para o melhor desempenho. Realizar a formação continuada dos educadores da EJA.
21-  Nos anos de 1950, o clima de entusiasmo em relação a educação de jovens e adultos diminui, as iniciativas ...explique a postura do educador Paulo Freire frente ao trabalho educativo na educação de jovens e adultos.
R: Paulo Freire considerava a educação um ato politico, uma construção contínua considerando a ação sobre a realidade do aluno. Para aprender a ler e escrever o aluno tem que perceber seu papel na sociedade e querer mudar, ter uma consciência crítica, perceber o mundo e suas constantes mudanças,observar, refletir e agir. Ele destaca o envolvimento que o Professor deve ter com o aluno, conhecer sua história e sua capacidade de aprender para fazer a diferença na vida desse aluno. Também fala da importância do diálogo para ampliar a visão de mundo que o aluno tem. Para ele o aluno deve se libertar através da educação, se ver como cidadão de direitos e deveres e mudar sua história.
22- A partir das demandas dos sistemas de ensino, da SECAD/MEC dos movimentos sociais e de entidades ...Como o documento considera a EJA?
R: O documento deixa claro que os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas respeitando suas diferenças. As diretrizes buscam dar a EJA uma fundamentação conceitual de modo a possibilitar aos sistemas de ensino o exercício de sua autonomia legal sob diretrizes nacionais com as devidas garantias e imposições legais. A  EJA representa uma nova possibilidade de acesso ao direito à educação escolar sob uma nova concepção e um modelo pedagógico próprio. Considera a EJA como política pública de Estado e não apenas de Governo, assumindo a gestão democrática, contemplando a diversidade de sujeitos aprendizes, fortalecendo sua vocação como instrumento para a educação ao longo da vida. Determina a idade mínima, a frequência em cursos e garante a certificação com validade nacional com garantia no padrão de qualidade.

Outros materiais