Buscar

QUESTOES DISCURSIVAS PEGAGOGIA INTERDISCIPLINAR com resposta

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

QUESTOES DISCURSIVAS DE PEDAGOGIA INTERDISCIPLINAR
Questão 1 – O Filósofo Japiassu traz uma discussão sobre os termos disciplinaridade, multi, inter e transdisciplinaridade.
Entre eles há uma graduação de ação e atitude do professor em sala de aula estabelecendo uma relação de cooperação.
Diante do exposto diferencie os termos disciplinaridade, multi, inter, e transdisciplinaridade?
R: PAG.11, PG 14, PAG16
Interdisciplinaridade – Pode ser definido como a troca de reciprocidade entre as áreas do conhecimento.
Transdisciplinaridade – um saber que transcende a disciplinaridade. É a dinâmica gerada pela ação de vários níveis.
Multidisciplinaridade – refere-se a um conjunto de disciplinas dentro de um mesmo ramo do conhecimento.
Disciplinaridade – disciplinas de fragmentação do saber
Questão 2 – no livro texto vimos que:
“Podemos ensinar por meio de projetos todos os assuntos que tragam uma duvida inicial, e, a partir do pressuposto levantado, pesquisar e buscar evidencias sobre a questão, sem perder de vista a importância dos trabalhos individuais e em grupo, as aulas expositivas, os seminários, os debates etc. (...) A socialização dos resultados é parte fundamental de um projeto, é de suma importância para os membros que participaram da pesquisa a construção da integração entre os pesquisadores e a comunidade. Encerradas as atividades de desenvolvimento não se deve fugir da avaliação, pois ela possibilitará visualizar os acertos e os erros, que servirão de instrumento para realização dos projetos posteriores”.
Após a leitura do texto acima, apresente as etapas a serem seguidas na elaboração de um projeto. ( SE ALGUEM NÃO CONCORDAR COM ESSA RESPOSTA, FAVOR ME COMUNICAR, PARA QUE POSSAMOS ANALIZAR) ELIENAIR
R: 1 - Tema, 2 - Justificativa, 3 - situação problema, 4 - publico alvo, 5 - objetivos, 
6 - embasamento teórico, 7 - Recursos metodológicos, 8 - recursos, 9 - cronograma de atividades, 10- avaliação e 11 - referências
	
Questão 3 - Tendo como enfoque o desenvolvimento do projeto pedagógico e a construção de um trabalho coletivo voltado para o sucesso das crianças, um grupo de 11 professoras do Ensino Fundamental elaborou um trabalho de colaboração reflexiva, partindo da análise coletiva da prática de cada uma, com vistas à alteração da ação pedagógica.
Celina, professora que faz parte dessa equipe, “se dedica há alguns anos a um trabalho dirigido às crianças consideradas lentas e com dificuldades de aprendizagem” (Passo, 2002), apresentou, em uma reunião com todas as professoras e coordenadora, o relato da seguinte ação pedagógica:
( fala sobre um aluno que trouxe um recorte de uma mulher grávida e fez perguntas que foram respondidas pala prof. Ela diz que todos podem trazer recortes. Dia seguinte, inúmeros recortes - crianças em grupos procuram fases da vida: recem nascidos- lantentes)
Divididos em grupos os alunos desenvolveram vários cartazes a partir dos recortes. Segundo Celina (prof), a atividade proporcionou aprendizagem significativa para as crianças, pois envolveu outras professoras, que exploraram, a partir desse material, assuntos como: diferentes fases da vida, valorização da vida, amparo aos idosos, cidadania, aspectos alimentares, etc.
Toda a equipe se surpreendeu com os resultados do trabalho, com relação às crianças e ao vínculo estabelecido entre os professores.
A partir da análise do relato dessa professora, apresente um texto sobre a importância do projeto pedagógico na ação do professor.
(resposta nas páginas - 17/18/19 - apostila)
R: Porque ao se trabalhar com projetos, o professor envolve não so os alunos, mas também, todos os professores e a comunidade em geral. O projeto mobiliza o aluno a buscar conhecimentos que servirão de ajuda para o dia a dia e também para toda vida.
Questão – 4- Analise o texto (relato de uma pesquisadora sobre o Projeto pedagógico de uma escola pública):
“ … à medida que professores repartiam com o grupo suas experiências, elas se apropriavam de suas falas sobre aquele objeto que fora construído e também iam se apropriando do sentido de sua prática sobre ele. Quando as professoras conseguem expor para as colegas sua forma de trabalhar, elas tendem a assumir e refletir sobre o que falaram e comentaram”.
De acordo com Perrenoud (2000) quais competências estão sendo construídas pelas professoras nesse relato?
(resposta nas páginas - 27/28/29 - apostila)
 R: elas estão construindo a “Competência trabalho em equipes”, pois estão analizando junto as dificuldades e aprendendo também assim que for falando umas as outras as suas dificuldades.
Questão – 5 - A análise do texto procura todas as possíveis relações entre a escrita literária e o universo criado por ela (que é a obra em seu todo). Também busca as relações entre a obra e seu momento histórico, social, político, econômico e cultural. Com esse processo, tentamos descobrir: em que medida a obra difere ou não dos esquemas consagrados em seu tempo; e em que medida sua matéria pode ser diluidora (fórmulas de textos já desgastadas, sem nenhuma preocupação com a arte literária). Uma análise literária avança a partir de uma série de perguntas. Coelho(1982) está apenas sugerindo algumas questões para trabalhar com textos literários; e elas serão úteis no momento de se fazer a avaliação, pois indicam um caminho para o futuro professor poder realizar uma leitura reflexiva, pois isso o levará a perceber melhor o texto, suas ideias e intenções em relação ao seu discurso literário. Esses aspectos são fundamentais para uma leitura critica, e o docente poderá desvendar o “currículo oculto”, isto é, quais as intenções verdadeiras existentes por trás dos textos, que, aparentemente, são inocentes; também será possível levar o leitor a encontrar o “belo” na obra literária, o seu valor estético, um princípio básico da Arte.
Com base no texto apresentado, quais questões a autora destaca?
RESPOSTA NA PÁGINA 68 ( ENCONTREI NA 72. ELIENAIR)
R: O profº deverá analisar e avaliar a obra literária pois o aluno nessa fase ainda é imaturo intelectualmente.
Questão – 6 - Leia o texto a seguir:
A capacidade de abstração e o pensamento hipotético-dedutivo da criança estarão prontos para assimilar o mundo que a rodeia. Por esse motivo, aprofunda-se o conhecimento do mundo com as noções abstratas: de tempo, de espaço, de causalidade, de número e de semelhanças ou diferenças entre os elementos que compõem o seu universo concreto (COELHO, 1982). Período que compreende a adolescência, fase do pensamento reflexivo e idealista (faixa etária entre 11 e 16 anos).
Diante do texto apresentado, levante a importância da literatura e qual deve ser sua característica.
RESPOSTA NAS PÁGINAS: 62, 63 e 67 (ENCONTREI NA PAG. 70, Elienair)
R: a literatura é importante para desenvolver o gosto estético, o prazer pela leitura a valorização da cultura, costume e tradições. Influencia no processo de formação do ser humano e no processo educativo.
A característica deve ser aquela que realça a ação dos heróis ou heroínas, personagens que lutam por um ideal humanitário. Romances de aventuras, mitos lendas, novelas de ficçãocientífica, contos realistas.
Questão 7: qualquer educando, com dificuldade de aprendizagem ou não, traz toda uma gama de experiências favoráveis na solução de conflitos, nas brincadeiras etc. nesse sentido, o fazer literário pode ser muito bem explorado, desde os primeiros anos escolares que despertará a criança e o jovem para o caráter socializante da literatura. Cabe, então, ao professor motivar o aluno para que este tenha interesse pelas manifestações culturais e artísticas, pois tais atitudes desenvolvem a capacidade de observação e o pensamento reflexivo, é importante que todo trabalho seja socializado porque o aluno se sente importante, acaba lendo com prazer o seu trabalho e o do outro, faz comparações, assume a autoria de sua produção, favorecendo assim, sua auto estima.
Trace um caminho a ser seguido na leitura
de um livro e como o professor pode desenvolver a socialização literária.
R:PG 66
R: O Prof. Pode desenvolver a socialização literária usando o fazer literário com intencionalidade, propiciando à criança e ao jovem o seu desenvolvimento de forma harmoniosa, intervindo em seu aspecto físico, psíquico e espiritual. E ainda desenvolver sua capacidade de comunicação verbal e não verbal pois assim desenvolve a linguagem oral e escrita. Além de adquirir conhecimentos culturais e artísticos.
O caminho são os estágios do desenvolvimento psicológico das crianças.
Questão 8: as histórias possibilitam entrar em um mundo imaginário cheio de mistérios e fantasias. A criança na relação lúdica e prazerosa entra em contato com livros e possibilita ao professor um trabalho de formação de futuros leitores.
Alguns cuidados o professor deve ter em relação á escolha do livro, para que a criança se aproxime do mundo da leitura e desenvolva o desejo de ler.
Levante dois fatores importantes na escolha dos livros.
PG 67
R: o professor deverá obedecer aos estágios de desenvolvimento psicológico dos estudantes, e obedecer as diversas etapas do desenvolvimento infantil.
Questão 9: Na terceira infância o faz de conta aos poucos vai sendo substituído pelo pensamento racional. É o inicio da racionalidade, gradativamente ela toma consciência do ego, e, então, surge a capacidade de estabelecer novas relações entre si e com os outros (COELHO, 1982). O aparecimento do raciocínio lógico irá permitir o desenvolvimento das operações mentais, o que favorecerá o aprendizado da leitura e da escrita. A imaginação e a realidade se fundem.
Sendo assim, traga as características dos livros próprios para essa fase.
PAG 69
R: São os que realçam as situações de aventuras ou mistérios, a presença do heroico é essencial, histórias alegres, narrativas populares novelas policiais e narrativas do cotidiano
Questão 10: as empresas não buscam pessoas que dominam a parte técnica e informativa sobre as suas funções. Procuram indivíduos que saibam administrar problemas, superar possíveis obstáculos e relacionar conceitos. A importância está na competência pessoal. As tarefas são voltadas para a produção mental.
- teorias, estudos, organizações, e administrações de situações - , o que desmistifica a concepção de que uma pessoa preparada para o mercado de trabalho é aquela que detém o conhecimento técnico do fazer, ignorando as diferentes inteligências que o ser humano possui. Com isso, o emprego está ligado a idéia de multicompetencias individuais aplicadas a situações especificas, as quais exigirão do individuo a predisposição para aprender e para fazer.
Desenvolva uma analise de três competências na área de trabalho intelectual.
PAG 27 E 28
R:ADMINISTRAR A PROGRESSÃO DA APRENDIZAGEM - É saber resolver os problemas adequadamente, respeitando cada indivíduo com suas possibilidades.
CONCEBER E FAZER EVOLUIR OS DISPOSITIVOS DE DIFERENCIAÇÃO – saber administrar as diferenças existentes entre os grupos de trabalho. Tanto físicas, culturais, raciais etc.
TRABALHAR EM EQUIPE: Analisar e enfrentar em conjunto as situações complexas do dia a dia mesmo em momentos de crise.
Questão 11: para muitos professores a literatura infanto-juvenil não precisa ser trabalhada em sala de aula. Basta listar os livros que deverão ser lidos no semestre, e, posteriormente, cobra-los na avaliação. A magia dessa leitura, a viagem para dentro do livro e a compreensão dos símbolos contidos ficam para outro momento ou outro professor. O hábito da leitura é desenvolvido nos primeiros 12 anos de vida, e se faz necessário que professores e pais se conscientizem do importante papel que terão: incentivar esses jovens a se concentrar nessa jornada. Portanto, a leitura é uma ferramenta importante para a construção do conhecimento, do desenvolvimento intelectual, ético e estético do ser humano. 
Qual o papel da escola no caminho de formação de leitores? 
PAG 65
R: A escola tem que disponibilizar espaço e tempo para que os alunos tenham oportunidade de tocar, cheirar, ler e viajar nas histórias.
O professor deverá incentivar esses jovens a se concentrar nessa jornada e desenvolver um trabalho criativo e sedutor que desperte o interesse dos alunos.
Questão 12: A UNESCO compôs uma comissão internacional de educação, presidida por Jacques Delors (2001), que após profunda reflexão sobre a visão de pessoa e de mundo, elaborou um relatório, propondo uma educação para o século XXI baseada nos seguintes pilares: aprender a ser, aprender a conviver, aprender a conhecer, aprender fazer. 
Os objetivos educacionais ultrapassam o informar atingindo toda a formação humana, envolvendo conhecimento. Atitude, comportamento, valores, saberes, fazer e ser um cidadão consciente da sua atuação na sociedade.
Explique os pilares citados acima.
PAG 22, 23, 24
Aprender a conhecer – o aluno buscar respostas para suas dúvidas e curiosidades em varias fontes, adquirindo sabedoria para construir o próprio saber
Aprender a fazer – é colocar em pratica o conhecimento adquirido adaptando o a diferentes situações
Aprender a conviver – aprender conviver socialmente colocando se no lugar do outro nas diversas situações do cotidiano, apredendo a lidar com diversos problemas que existe.
Aprender a ser – é conhecer a si mesmo, suas opiniões, seus gostos e assim saber entender melhor e aceitar as dificuldades do cotidiano.
Questão 13: trabalhar com projetos na educação infantil traz benefícios para o aluno e professor. O professor com essa prática aproxima o aluno ao conhecimento e se realiza em propiciar aprendizagem e o aluno se beneficia porque absorve o conteúdo. Desta forma a informação é construída.
Elabore um texto dissertativo trazendo a importância de se trabalhar com projetos em sala de aula. 
PAG 17, 18, 19
R: Porque ao se trabalhar com projetos o professor envolve os alunos, professores e também a comunidade. O projeto mobiliza e motiva o aluno a buscar conhecimento que servirão de ajuda para o seu cotidiano e aprendizagens significativas para toda a vida.
Questão 14: A interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e multidisciplinaridade podem parecer muito semelhantes, mas se você interpreta-las com atenção perceberá que cada qual possui suas idiossincrasias. Multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, transdisciplinaridade, interdisciplinaridade, são formas de articulação das disciplinas. Estratégias para reunir as possibilidades de produção de conhecimento que trazem cada área.
 A interdisciplinaridade surgiu no final do século XIX pela necessidade de dar uma resposta à fragmentação causada pela concepção positivista pois as ciências foram subdivididas surgindo, varias disciplinas. Após longa décadas convivendo com um reducionismo cientifico, a idéia de interdisciplinaridade foi elaborada visando restabelecer um diálogo entre as diversas áreas dos conhecimentos científicos. 
A mudança histórica não recai apenas na educação e sim em todos os setores da sociedade: a política, a econômica, a tecnológica, a social e a educacional. Como vemos, a educação é um dos setores a ser mudado quanto à visão complexa da sociedade que, como tal, requer um olhar que entenda e atenda essa complexidade.
Diante do texto apresentado difere, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e multidisciplinaridade.
PAG 11, 14, 16
R: Interdisciplinaridade – Pode ser definido como a troca de reciprocidade entre as áreas do conhecimento.
Transdisciplinaridade – um saber que transcende a disciplinaridade. É a dinâmica gerada pela ação de vários níveis.
Multidisciplinaridade – refere-se a um conjunto de disciplinas dentro de um mesmo ramo do conhecimento.
Questão 15: falar sobre literatura, é, sem duvida, falar sobre a imaginação. Sosa (1982) assinala a importância da literatura infantil como etapa criadora dentro do problema geral da imaginação, uma vez que não se sabe bem em que
idade, nem em que forma e circunstancias ela aparece na criança. O mesmo autor afirma que a imaginação é a faculdade soberana e a forma mais elevada do desenvolvimento intelectual. Se em outros componentes curriculares atenta-se a conteúdos significativos para as crianças, na literatura infantil encontra-se o espaço privilegiado para estimular o sujeito como elemrnto gerador das hipóteses mágicas. A fantasia dos contos de fadas é fundamental para o desenvolvimento da criança. Há significados mais profundos nos contos de fadas que se contam na infância do que na verdade que a vida adulta ensina. É por meio dos contos infantis que a criança desenvolve seus sentimentos, emoções e aprende a lidar com essas sensações.
Após a leitura do texto apresentado, a leitura do livro texto e as aulas responda qual a importância do conto de fadas no desenvolvimento da criança?
R: é por meio dos contos infantis que a criança desenvolve seus sentimentos, emoções e aprende a lidar com essas sensações. Os contos de fadas ajudam as crianças no desenvolvimento da personalidade, na comunicação. E através da fantasia elas tem maior facilidade de compreensão do mundo, já que ainda são incapazes de compreender resposta realistas.
Questão 16: Analise o texto a seguir: ( o trecho trata-se de um relato de uma pesquisadora ao analisar a construção do projeto pedagógico em uma escola pública paulista na década de 1990)
A medida que as professoras repartiam com o grupo suas experiências, ela se apropriavam de suas falas sobre aquele objeto que fora construido e também iam se apropriando no sentido da sua pratica sobre ele. Quando as professoras conseguem expor para as colegas sua forma de trabalhar, elas tendem a assumir e refletir sobre o que falaram e experimentaram” (André 1999)
De acordo com Perrenoud (2000) quais competências estão sendo construídas pelas professoras neste relato? 
R PAG 27
Elas estão construindo a competência “trabalhar em equipe” pois elas estão analisando junto as dificuldades, e aprendendo também, assim que for falando umas às outras as suas dificuldades.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais