Buscar

Fibroedema gelóide e Acne

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fibroedema gelóide (FEG)
Conceito
Erroneamente conhecida como celulite, é uma das patologias mais comuns, caracterizada por
edema no tecido conjuntivo.
Causas
Causado principalmente pelo acúmulo de proteoglicanas no meio extracelular, que levam consigo grande quantidade de água. Pode ocorrer também um aumento do tamanho e número de adipócitos, o que causa uma compressão no sistema venoso e linfático, não afetando o arterial.
Observa-se ainda rompimento das fibras elásticas e o aumento e proliferação das fibras colágenas, o que gera crescente espessamento do tecido, até se tornar fibrótico.
Fatores do FEG
Predisponentes
Hereditariedade, 
Sexo, 
Desequilíbrio hormonal,
Condicionantes
Perturbações circulatórias.
Determinantes
Estresse, 
Fumo, 
Sedentarismo, 
Desequilíbrios glandulares e metabólicos, 
Maus hábitos alimentares, 
Disfunções hepáticas,
Clinicamente o FEG pode ser classificado em três graus:
1º grau: não é visível a inspeção, só com a compressão do tecido entre os dedos ou a contração muscular voluntária, tem ausência de fibrose.
2 º grau: visível a inspeção, mesmo sem a compressão do tecido ou a contração muscular voluntária, presença de fibrose e alteração de sensibilidade.
3º grau: predominância de fibrose e macronódulos, sensibilidade dolorosa aumentada, podendo apresenatr déficit funcional.
 Sintomas de parestesias,
 Câimbras, sensação de peso, 
 Dor à palpação local, 
 Micro hemorragias, 
 Diminuição da temperatura tecidual nos locais afetados.
O fibro edema gelóide tem uma associação com: 
Insuficiência venosa de membros inferiores pela presença de telangectasias
Epidemiologia
A celulite ou lipodistrofia ginoide (LDG) em seus vários graus é extremamente frequente na população feminina, com incidência entre 15 e 45 anos, ou seja, na fase reprodutiva da mulher. Cerca de 95% das mulheres apresentarão algum grau de celulite em algum momento da vida. principalmente nas fases sujeitas a alterações hormonais como a puberdade, gravidez e uso de pílulas anticoncepcionais, sendo uma das queixas mais frequentes em relação à estética. A ocorrência da celulite é maior entre as mulheres do que entre os homens. Oito em cada 10 mulheres têm algum grau de celulite. enquanto nos homens os 5 a 10% dos restantes;
Etiologia(lipodistrofia ginoide)
 O excesso de peso é um fator determinante, mas muitas mulheres que tem o peso normal, ou mesmo abaixo do normal, podem apresentar uma alteração no equilíbrio entre a quantidade de gordura do corpo e a massa muscular. Então, uma mulher magra pode ter uma proporção maior de gordura e menor de musculatura, mantendo normal ou baixo o seu peso final. Este excesso de gordura, associado à ação dos hormônios femininos e alterações na microcirculação e nos linfáticos acabará formando celulite. 
Drenagem linfática
A Drenagem Línfática manual é uma técnica de massagem com movimentos finos, suaves, superficias, realizados de maneira centrípeta de proximal para distal em todo o corpo. Sua principal função é drenar os líquidos excedentes que banham as células, permitindo a livre evacuação de toxinas e dejetos metabólicos presentes em várias partes do corpo. 
Cosmético substâncias 
e 
composição 
Hight definition body lift
Composição: extrato vegetal da scabiosa estimula a desestocagem do excesso de gordura,
Extrato de unha–de-gato, que limita a produção de gorduras, impedindo o seu acúmulo.
Extrato de folhas de gerânio aliadas às raízes do canghzu da China impede a formação da gordura localizada.
Extrato de carqueja contribui na preservação das fibras de colágeno.
Fosfolipídio do girassol com ação de preservar a hidratação e o conforto da pele Castanha da Índia que estimula a circulação sanguínea e descongestiona os tecidos, impedindo o acúmulo de líquidos.
Efeitos terapêuticos do cosmético
O creme High Definition Body Lift (Clarins) promete reduzir o armazenamento de gordura e contribuir para a queima dos estoques já existentes. Além disso, contribui para limitar a retenção de água.
Contra indicações 
Indivíduo com sensibilidade aos componentes da
fórmula - Dermatite de contato - Peles lesionadas - Problemas respiratórios crônicos - Cistite – Gestante.
Outras Indicações
Trata rompimento de vasos capilares.
Auxilia no tratamento para eliminar edemas, que são acúmulos anormais de líquido em partes específicas do corpo.
Trata casos de tromboflebites e prostatite.
Ótima para mulheres em fase de menstruação, pois melhora as cólicas menstruais, a famosa TPM e a dor nas pernas.
Trata inchaços em geral, causados por má circulação.
Lipodistrofia (gordura localizada)
É o acúmulo regional de tecido adiposo. Sua localização varia de acordo com o sexo: homens têm o predomínio de células adiposas na região do abdome e mulheres apre sentam maior depósito em regiões femoroglúteas13. Na mulher, a localização pode ser influenciada por seu biótipo, classificada como ginóide, acúmulo em metade inferior do corpo, ou andróide, metade superior13. Ainda como parte de sua constituição, a mulher ginóide pode apresentar variações de acúmulo de tecido adiposo, podendo ser classificada como calça de montaria, calça de soldado e garrafa de champanhe.
Epidemiologia
A tendência natural no caso dos Homens é ter menor incidência do acumulo de gorduras. Mas quando acontece é normalmente na região abdominal e também pode ter um relacionamento com outras doenças, como as cardiovasculares. Com o tempo, naturalmente a mulher tem a tendência de acumular gordura e isso acontece porque aumenta o peso corporal no geral. Toda essa gordura “extra” acumula em regiões de depósitos mais comuns, como barriga e quadril.
Etiologia
Alimentos com gorduras são os principais vilões. A gordura não utilizada em forma de energia será armazenada em certas regiões do corpo, como energia de reserva, originando a gordura localizada. O excesso de açúcar, também se transforma em energia de reserva e aumenta nossa quantidade de gordura. Característica genéticas também tem um papel importante na gordura localizada. As causas da gordura localizada são muitas inclusive a hereditariedade já que algumas pessoas tem tendência a desenvolver mais barriga ou culote que outras. Nesta questão podem ainda estar outros fatores envolvidos como descompensação hormonal, além de sedentarismo e alimentação inadequada, claro!
Massagem modeladora
A massagem modeladora é um dos procedimentos existentes para tratar essa disfunção. É uma técnica que possui o objetivo de promover a mobilização da gordura, aumento da circulação vascular periférica e eliminação de toxinas.
Reduxcel Plus SML Abdomen, Adcos (150 g).
Composição: Cafeína pura 3% substância amplamente reconhecida por suas propriedades de estímulo à quebra de gorduras.
L-Carnitina: age favorecendo a beta-oxidação dos ácidos graxos gerados pela lipólise.
Neurocafein®: ativo de tecnologia ultramoderna que possui um sistema de cafeína vetorizada associada a um peptídeo de última geração, que estimula a queima de gordura por neuroindução (melhora a inervação do tecido adiposo).
Scopariane®: evita a formação de novas células adiposas e, consequentemente, reduz o acúmulo de gordura. Induz a produção de fibroblastos, incrementando a firmeza da pele e combatendo a flacidez.
Creatina: aminoácido que possui papel importante na produção de energia. Aumenta a síntese de colágeno e elastina.
Xantalgosil®: favorece a quebra de gorduras, atua na permeabilidade dos tecidos e, consequentemente, na reabsorção dos edemas.
Efeitos terapêuticos 
Extratos vegetais: combinação de extratos com potente ação redutora e drenante.
Estimulam a microcirculação periférica e agem de forma sinérgica, sendo indicados para a diminuição da celulite e eliminação da gordura localizada.
CONTRA INDICAÇÕES
Sensibilidade aos componentes da fórmula.
Outras Indicações
Melhora a firmeza da pele e combate a flacidez.
Acne
A acne é uma doença da unidade pilo-sebácea (composta pelo folículo piloso
e pela glândula sebácea) afetando normalmente áreas onde estas são maiores e mais numerosas (face, tórax e dorso).
Epidemiologia 
Estima-se que 80% dos casos tenham origem genética.
O tabagismo aumenta o risco de vir a desenvolver acne e a sua gravidade.
Durante a puberdade, em ambos os sexos, o aparecimento do acne deve-se muitas vezes ao aumento da quantidade de andrógenos como a testosterona, estando também envolvida a bactéria Propionibacterium acnes.
A acne ocorre de forma comum durante a adolescência, estimando-se que afete entre 80 a 90% dos adolescentes no mundo ocidental.
Em 2010, estima-se que o acne tenha afetado 650 milhões de pessoas à escala global, o que o torna a 8a doença mais comum em todo o mundo. A acne pode também surgir antes e após a puberdade. Embora a doença seja muito menos comum em adultos do que na adolescência, cerca de metade das pessoas na casa dos 20 e 30 anos continuam a ter acne, e cerca de 4% continuam a ter a partir dos 40 anos.
Etiologia
Existem diferentes tipos de acne. A acne mais comum é o tipo que se desenvolve durante a adolescência. A puberdade faz com que os níveis hormonais fiquem elevados, especialmente a testosterona. Esses hormônios estimulam as glândulas da pele, que começam a produzir mais óleo (sebo).
Superprodução de sebo na pele e concentração de células mortas nos folículos pilosos da
pele estão entre as causas de acne. Esses fatores resultam em obstrução, com acúmulo de
bactérias e inflamação.
Esse cenário pode fazer com que o folículo se torne inchado e inflamado, acumulando pus, formando a espinha. Também pode acontecer de o folículo se abrir e escurecer, gerando um cravo, ou comedão.
A LIMPEZA DE PELE FACIAL PROFUNDA
É um procedimento estético-dematológico, dependendo de cada caso, é utilizado tanto para fins de embelezamento, como também para tratamento da Acne Vulgaris, que varia de nível de intensidade, sendo assim, a avaliação é o ponto chave que determina a indicação do procedimento e qual a técnica será mais indicada. O procedimento é não invasivo e pode ser realizado por Esteticistas que estejam devidamente qualificados. As indicações para a limpeza de pele variam de caso a caso, sendo mais procurada por pacientes que possuem a pele de mista a oleosa, porém as peles secas podem desenvolver manifestações infecciosas tanto quanto às oleosas e deve ser tratada com a mesma atenção, principalmente pela baixa hidratação e ressecamento.
Acne: poro refining solutions instant perfect clinique
Composição:
 Proteína de Soja Hidrolisada e Ácido do Coco para minimizar a produção de sebo apenas nas zonas onde é mais necessário.
Polímeros de silicone entrecruzados especiais envolvem a pele numa película respirável invisível que preenche e atenua a aparência dos poros, absorvendo a oleosidade em excesso e deixando a pele, com efeito, mate.
Paralelamente, difusores ópticos esféricos e materiais soft focus ajudam a difundir a luz para minimizar a aparência das imperfeições, ao mesmo tempo em que Vitamina E juntamente com Stearyl Glycyrrhetinate proporcionam a proteção antioxidante e anti-inflamatória.
Sabonete em barra actine Darrow
Composição: 
Nanocápsualas de Melaleuca que possui propriedades antissépticas e ação bacteriana comprovada que evitam o acúmulo de sujeira e o surgimento da acne. Ácido Salicílico: com ação anti-inflamatória e queratolítica, que promove uma esfoliação suave, prevenindo o surgimento da acne.
 PCA de Zinco: limpa e purifica a pele, elimina a oleosidade excessiva e reduz o brilho.
Extrato de Aloe Vera: hidrata e acelera o processo de regeneração celular da pele.
Vitamina E: antioxidante que protege e regenera as camadas da pele e promove efeito
umectante.
Efeitos terapêuticos
Pore Refining Solutions Instant Perfector, Clinique: 
A combinação de proteína de soja hidrogenada e do ácido de coco normalizam a produção de sebo, enquanto polímeros de silicone preenchem os poros dilatados, conferindo uma textura mate ao rosto.
Sabonete em Barra Actine, Darrow: 
Com enxofre, zinco e ácido salicílico, controla a atividade das glândulas sebáceas. Também contém extrato de muru-muru, que age como anti-inflamatório, acelerando a cicatrização das lesões.
Contra indicações 
Indivíduo com sensibilidade aos componentes da
fórmula.
Outras Indicações
As duas formulações contém Vitamina E. Ela age como lubrificante, hidratante e regenerador da pele que sofreu ação do tempo, do sol, da poluição e estresse oxidativo, principalmente por proteger membranas contra a lipoperoxidação. Como é estimulante do colágeno, também aumenta a firmeza e elasticidade da pele.
Envelhecimento cutâneo/ Rugas
O envelhecimento é um processo lento, progressivo e irreversível, influenciado por diversos fatores intrínsecos e extrínsecos. 
O envelhecimento intrínseco pode também ser chamado de verdadeiro ou cronológico, sendo aquele já esperado e inevitável.
 Já o extrínseco pode ser denominado também de fotoenvelhecimento, no qual as alterações surgem em longo prazo e se sobrepõe ao envelhecimento intrínseco.
Epidemilogia 
A pele masculina, tanto do rosto como do corpo, tem uma composição distinta da pele feminina e deve ser tratada de forma diferente.
• A pele masculina, em média, é aproximadamente 20% mais espessa que a
pele feminina. Contem mais colágeno e tem um aspecto mais compacto e
firme.
• Na pele masculina, o colágeno se reduz numa velocidade constante. Na pele feminina ele é afetado mais tarde, especialmente após a menopausa. Nesta fase, a pele perde elasticidade e os efeitos são mais pronunciados que na pele masculina
• Os sinais de envelhecimento aparecem mais tarde na pele masculina, mas as mudanças ocorrem rapidamente assim que tenham começado.
Linhas de expressão e as temidas rugas já podem ser notadas no rosto feminino a partir dos 25 anos. Elas aparecem, principalmente, na região dos olhos e da testa e, mais tarde, começam a se formar ao redor da boca. As rugas ganham força a partir dos 30 anos.
A pele negra contém maior quantidade de melanina, o que confere uma maior proteção natural contra a radiação solar.
Pele branca: sem dúvida alguma, é mais susceptível aos efeitos nocivos da radiação solar.
A pele negra possui maior quantidade de melanina do que a pele branca. Isso resulta em uma maior proteção natural ao sol e, conseqüente, menor grau de fotoenvelhecimento (envelhecimento precoce causado pelo sol). Na pele negra, devemos evitar peelings profundos e lasers, devido ao risco de manchar a pele. 
 A pele branca tende a desenvolver rugas mais precocemente do que a pele negra por ter menor quantidade de melanina. A pele clara pode ser submetida a todos os tratamentos anti-idade, inclusive lasers e peelings profundos.
Etiologia
O aparecimento das rugas, na maioria dos casos, se deve ao processo natural de envelhecimento da pele. Porém, existem alguns fatores externos, como a exposição exagerada ao sol sem o uso correto do protetor solar, alterações hormonais, fumo e consumo de bebidas alcoólicas em excesso, que potencializam a chegada das rugas. Nunca é tarde para rever nossos hábitos.
Massagem facial
Os movimentos de massagem devem ser aplicados associando movimentos suaves (ativa o sistema circulatório, atuando na nutrição e estimulação celular) e vigorosos (ação nos músculos para tônus e definição, redefinindo a arquitetura facial), com deslizamentos longos, por toda a área de colo, pescoço e face com a finalidade de revitalização e rejuvenescimento, pois irá proporcionar prevenção e redução de rugas, melhora no tônus muscular e na hidratação, atuando assim no rejuvenescimento.
Creme Regenerador Antirrugas: Roc Pro-Correct
Composição: 
Retinol e Ácido Hialurônico, que apresenta duplo mecanismo de ação para reverter às rugas profundas por meio da renovação celular e da produção de colágeno e elastina.
Manteiga de Karité, responsável por formar uma barreira de proteção sobre a pele que recupera a hidratação e a nutrição.
Antioxidantes como o Tocoferol Acetato (Vitamina E) e
a Vitamina C, que previnem o envelhecimento cutâneo, protege e regeneram as camadas da pele, além de promover
 um efeito umectante.
 Glicerina e Propilenoglicol que são agentes emolientes que promovem maciez e sedosidade a pele.
Efeitos terapêuticos 
Roc Pro-Correct 
Este creme nutre a pele e visivelmente corrige linhas finas e rugas, mesmo as mais profundas! Ele combina duas das mais reconhecidas tecnologias antienvelhecimento por dermatologistas: Retinol e Ácido Hialurônico. Um coquetel de ingredientes cuja eficácia tem sido comprovada para ajudar a reduzir os sinais visíveis da perda de colágeno e elastina e combater o aparecimento de rugas. Sua textura rica é rapidamente absorvida, nutrindo a pele em pouco tempo.
Contra indicações 
Evitar contato com os olhos. Para uso durante a
gravidez consulte um médico.
Outras indicações 
PREENCHIMENTOS: 
 Rugas finas no rosto 
 Sulcos faciais, como o famoso “bigode chinês“ 
• Reposição e aumento de volume do rosto: causadas pelo envelhecimento ou doenças 
• Rugas periorais: são as “rugas em código de barras”, rugas na boca, rugas nos lábios.
 Sulcos do canto da boca e infralabiais. 
Correção de cicatrizes 
 Preenchimento labial: usado para aumento do volume dos lábios. 
Preenchimento malar: é a correção e remodelação da maça do rosto 
 Preenchimento para olheiras e “olhos fundos”. 
Referências 
http://www.patriciafroes.com.br/gestao/app/webroot/img/publicacoes/Artigo%2009.pdf
http://rpmgf.pt/ojs/index.php/rpmgf/article/view/9989/9727
http://www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/revistafafibeonline/sumario/11/190420
10103832.pdf Acesso 23/09/2017
https://www.farmaciaeficacia.com.br/reduxcel-plus- sml-abdomen- adcos-combate- a-gordura-abdominal acesso em 28 de setembro
https://www.sephora.com.br/clarins/tratamento/corpo/anticelulite-high- definition-body-lift-7775 acesso em 28 de setembro
https://www.kutiz.com.br/roc-pro- correct-fluido- antirrugas/p acesso em 28 de setembro
http://www.clinique.com.br/product/11265/16258/makeup/primers/pore-refining-
solutions-instant- perfector/primer-para- poros-dilatados acesso em 28 de setembro
https://www.kutiz.com.br/darrow-actine- sabonete-barra/p acesso em 28 de setembro
http://www.shopfisio.com.br
https://www.onofre.com.br/estatico/Bula/113760.pdf
https://www.lojaadcos.com.br/reduxcel-abdomen/p?gclid=Cj0KCQjw95vPBRDVARIsAKvPd3JR-MdFqimD6eAVHtfc-bJRAdLTHjelAbMw_x4HBRhIZ80da7uJbo0aAjtoEALw_wcB
http://www.unilago.edu.br/revista/edicaoatual/Sumario/2016/downloads/33.pdf

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais