Buscar

sociologia 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ATIVIDADES ESTRUTURADAS 
	NOME DA DISCIPLINA:
	ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO.
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	CÓDIGO: 
	 CEL0466
	
TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA: 
	  
“ENTRANDO NO CLIMA”, UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DAS RELAÇÕES 
ENTRE A SOCIEDADE E O MEIO AMBIENTE.
	
OBJETIVOS:
	Demonstrar como a utilização de novos paradigmas em educação, com o auxílio da abordagem sociológica pode restabelecer relações adequadas e de equilíbrio entre a sociedade e o meio ambiente.
Refletir sobre as relações estreitas existentes entre as sociedades humanas e o seu entorno físico, já abordadas por autores discutidos no curso como Max Weber e Karl Marx.
 
Demonstrar que a cultura ocidental construiu, ao longo do século XX, uma falsa e imensa distância entre a sociedade humana e o meio ambiente.
Compreender o princípio de que o crescimento econômico, sem sustentabilidade ambiental e distribuição de renda é algo que pode receber qualquer nome, menos desenvolvimento.
 
	
	
	
	
	
COMPETÊNCIAS/HABILIDADES: 
	Aplicação de paradigmas das Ciências Sociais para a construção de práticas de educação, que tornem mais equilibradas as relações entre a sociedade e o meio ambiente. 
Habilidade para observar e interpretar as diferentes interações estabelecidas pelas comunidades com os recursos naturais do seu entorno.
Capacidade de elaborar uma análise critica das relações entre a sociedade e seus recursos naturais, em diversas regiões da sociedade brasileira.
Desenvolvimento da capacidade de aplicar na prática conceitos da Sociologia e da Antropologia relacionados às práticas de educação e desenvolvidos ao nível da disciplina Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação. 
	
	
	
DESENVOLVIMENTO:
	
A atividade estruturada da disciplina ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO será desenvolvida em 4 (quatro) etapas, conforme especificação apresentada a seguir:
1ª ETAPA: ELABORAÇÃO TEÓRICA (5 créditos) 
Assistir aos vídeos e fazer a leitura dos artigos, a partir dos links disponibilizados, com o objetivo de construir a base teórica necessária para o desenvolvimento do trabalho de pesquisa.
Vídeos:
A história das coisas
https://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw
O Vale 
(de Marcos Sá Corrêa e João Moreira Salles)
https://www.youtube.com/watch?v=g5m7F-kwR9g
Lixo Extraordinário Documentário / Filme Completo
https://www.youtube.com/watch?v=61eudaWpWb8
Artigos:
Caminhos para a inserção da dimensão socioambiental na formação inicial de educadores. 
Autora: Edileuza Dias de Queiroz
(Trabalho apresentado na 35ª Reunião Anual da ANPED em outubro de 2012)
http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/GT22%20Trabalhos/GT22-1397_int.pdf
O dualismo homem natureza e suas implicações à educação ambiental.
Autora: Ana Tereza Reis da Silva 
(Trabalho apresentado na 35ª Reunião Anual da ANPED em outubro de 2012)
http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/GT22%20Trabalhos/GT22-2024_int.pdf 
2ª ETAPA: DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA (5 créditos).
Identificar na prática como se dá a relação ambiente e sociedade na sua vida e na vida da sua comunidade. Para isto devem ser utilizadas as ferramentas teóricas apresentadas nos vídeos e artigos e também aquelas desenvolvidas durante o curso. Elas devem servir como “lupas”, ou lentes de aumento que irão mostrar a realidade de um modo diferente, permitindo a elaboração de um novo olhar sobre situações que fazem parte da vida cotidiana. Cabe ressaltar que este não é o espaço para apresentação de soluções técnicas, geralmente relacionadas a outras áreas do conhecimento. A meta é construir uma maior sensibilidade sobre a existência de problemas, que muitas vezes passam despercebidos pela grande maioria da população, a partir de uma perspectiva sociológica. Este é o caso, por exemplo, dos moradores da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, que convivem com praias extremamente poluídas na baía de Guanabara e ficam surpresos, em ouvir relatos de seus avós sobre agradáveis experiências de banho de mar naquelas mesmas praias. Outro exemplo é a presença de um centro gastronômico na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, no bairro da Tijuca, que fica bem próximo ao rio Maracanã, que se transformou num valão a céu aberto. A presença do esgoto e do mau cheiro parecem não incomodar os frequentadores dos bares e restaurantes do local. Seria como se a cultura desta sociedade, neste caso tivesse assimilado a situação de degradação dos seus recursos naturais. Neste sentido, o objetivo da pesquisa que será implementada será chamar a atenção para problemas socioambientais relacionados à falta de saneamento básico, destruição de recursos naturais não renováveis, desmatamento, tráfico de animais, ausência de água encanada e tratada, construções em áreas irregulares e de risco, bem como diversos outros que muitas vezes fazem parte da vida cotidiana de muitas populações e passam desapercebidos. Esta pesquisa de campo deve ser feita por meio de entrevistas, apreciação de relatos, análise de documentos obtidos na própria web etc.
3ª etapa: (10 créditos) Participar do FÓRUM C ou D para compartilhar ideias ou esclarecer dúvidas sobre o delineamento de sua de pesquisa, de acordo com a proposta apresentada e que será analisada pelo professor tutor. Ressalto que o objetivo destes fóruns não é abordar as questões socioambientais de forma generalizada e sim apresentar os resultados da pesquisa, que será desenvolvida por cada um de vocês, com vistas à elaboração da atividade.
4ª etapa: (24 créditos) Revisar o material teórico, ou acrescentar outros retirados somente de sites confiáveis como o SCIELO e o site da ANPED, para elaborar a sua pequena dissertação com o devido delineamento temático a ser trabalhado. 
 ATENÇÃO! Observe que a proposta de delineamento do tema requer a prática de uma pequena pesquisa de campo, com o objetivo de apresentar a sua experiência pessoal, em relação ao assunto tratado.
 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
PRODUTO/RESULTADO:
	1ª etapa – Assistir os vídeos e ler os artigos sobre o tema.
2ª etapa - Desenvolver a prática da pesquisa. 
3ª etapa – Acompanhar e compartilhar dúvidas e/ou contribuições no FÓRUM C ou D.
4ª etapa - Redigir uma pequena dissertação sobre um tema a ser escolhido por cada um, utilizando como base no ROTEIRO apresentado abaixo. Após concluído e discutido no fórum, ele deve ser postado por meio da ferramenta “CONTRIBUA” disponível na web aula.
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho é pôr em prática a ideia da pesquisa de campo em Ciências Sociais, o que será feito a partir de um tema bastante familiar e às vezes pouco percebido pelo senso comum, que é a relação entre a sociedade e o meio ambiente. Neste sentido, construa uma pequena dissertação sobre um tema, que possua uma ligação com a sua própria experiência de vida e que esteja relacionado a este debate, que envolve as relações entre ambiente e sociedade.
Lembrando que por se tratar de um texto acadêmico ele deve conter uma introdução, um espaço destinado ao desenvolvimento do tema, uma conclusão e as referências bibliográficas utilizadas.
Neste sentido, damos início a uma importante jornada de construção de conhecimento que nos permitirá aplicar, na prática, os princípios teóricos desenvolvidos no curso, o que contribuirá para uma melhor assimilação dos mesmos.
Desejo a todos ótimos estudos.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
OBS:
Ressalto que serão tratados com o devido rigor situações que possam caracterizar plágio, ou outra condição ilícita.
MODELO DE CAPA PARA IDENTIFICAÇÃO DA ATIVIDADE 
	
 
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
PROFESSOR (A) TUTOR
(A): __________________________ 
TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA: 
 
 ALUNO (A) AUTOR (A) DA ATIVIDADE: _____________________ 
 DATA:
Estácio	Relatório de Atividades Estruturadas 	Página 1

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais