Buscar

FICHAMENTO CONTROLADORIA I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�
 
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA
Fichamento de Estudo de Caso
Wgleison Damasceno Uchôa
Trabalho da disciplina Controladoria I
 Tutor: Prof. André da Costa Ramos
Fortaleza - Ceará
2017
ESTUDO DE CASO: 
CONTROLADORIA I
Destin Brass Products Co. 
Referência: BRUNS, W J JR. Destin Brass Products Co. Harvard Business School, 107 
- P02, 1997.
A Destin Brass Products Co. foi fundada por Abbott, Guidry e Scott em 1984, fundada a partir de uma fábrica de maquinas falida, Steve Abbot viu uma oportunidade de negócio no ramo de equipamentos de purificação de aguas durante uma conversa com o presidente de uma grande fábrica de purificação, onde não ficou contente com a qualidade de válvulas de latão disponíveis no mercado.
 Roland Guidry, pressident da Destin Brass Products, não contente com a rentabilidade dos produtos do último mês discutia com Peggy Alford, controller, e John Scott, gerente de produção, afim de analisar e entender a redução dos preços das bombas dos concorrentes, a linha de mais importante de produtos da Destin, responsável por 55% da receita, considerando que a Destin não possuía nenhuma vantagem competitiva de design, os gerentes não enxergaram outra alternativa senão reduzir também os preços e assim continuar mantendo o volume de produtos. 
Roland convocou uma reunião com Peggy Alford e Jonh scott, após divulgação dos resultados consolidados do último mês, John queria analisar a situação e possíveis alternativas de alavancagem da rentabilidade.
A controller Peggy, explica que a Destin possui um sistema de contabilidade de custos bem tradicional, e que será necessária aderir a uma visão mais moderna de apropriação de custos. Peggy esclarece que a forma de alocação dos custos indiretos pode alterar o preço final dos produtos, apesar do método de custeio atual anteder a demanda de relatórios financeiros e aspectos fiscais, não é tão favorável para a empresa. Sua orientação que a Destin adote o método de custeio ABC, passando a mapear onde o custo é mais propicio a ser alocado na atividade produtiva. 
Pegg ainda explica, que uma vez implantado o método custeio ABC, a empresa poderá ter uma visão completa da composição dos custos produzidos, já que para apurar o custo pelo método ABC é necessário um mapeamento de todo os processos que envolva o produto final. Com a base de dados em mãos será possível analisar toda a cadeia de produção e eliminar atividades desnecessárias ou melhorar o processo de atividade do produto.
�

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais