Buscar

Resenha Livro O que é ciencia afinal Cap 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Metodologia Científica
Nome: Jéssica Ingrid Faria de Souza
Curso: ABI - Ciências Biológicas 
AS LIMITAÇÕES DO FALCIFICACIONISMO
Teorias podem ser falsificadas com provas disponíveis, enquanto não podem ser ditas como verdade, a aceitação da teoria é uma tentativa e sua rejeição, decisiva. Porém, segundo o autor se as proposições de observação são verdadeiras, então é possível deduzir logicamente a falsidade das mesmas, enquanto não é possível deduzir a verdade. Ou seja, o autor tenta nos passar a ideia de que o falcificacionismo é falho e isso provém da lógica. 
O autor se apoia na teoria de Karl Popper para elucidar esse problema. Popper afirma que as proposições de observação só serão aceitar mediante a sobrevivência dos seus testes, logo pode-se concluir que as que falham aos testes serão descartadas, enquanto as que sobrevivem a todos os testes serão matidas.
A conclusão que tiramos deste capitulo é que nem os falcificacionistas e nem os indutivistas são compatíveis na hora de esboçar o que a ciência realmente é e isso tudo é apresentado pelo autor através das teorias históricas que ele cita, como por exemplo Newton e a lei da gravidade ou então a Teoria Cinética dos Gases de Nicolau Copérnico.

Outros materiais