Buscar

Resenha Livro O que é ciencia afinal Cap 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Metodologia Científica
Nome: Jéssica Ingrid Faria de Souza
Curso: ABI - Ciências Biológicas 
INDUTIVISMO: CIÊNCIA COMO CONHECIMENTO DERIVADO DOS DADOS DA EXPERIÊNCIA
No início do texto o autor deixa claro sua intenção de explicar como a ciência está sendo interpretada no mundo atual. Ele questiona a forma popular como conceituamos o conhecimento científico, baseando-nos em uma visão ultrapassada do método cientifico, que foi concebida a partir de questionamentos sobre os escritos de Aristóteles.
Em continuidade ao texto, ele aponta que o método cientifico hoje é totalmente baseado em uma explicação indutivista, o que seria errado, pois como ele apresenta logo depois, o indutivismo é nada mais do que teorias e leis sendo criadas a partir de generalizações de um grande número de observações em diferentes condições, não contemplando todo o processo de experimentação. Ou seja, para se chegar a uma teoria, você deve observar, repetir as observações em diferentes condições e depois de vários resultados iguais se cria uma legitima lei geral. 
Porém atrelado a isso também está o raciocínio lógico e dedutivo. Depois de criadas as leis e teorias, pode-se a partir delas, criar previsões e explicações utilizando a lógica da dedução, se criado um argumento válido. A dedução é baseada em premissas verdadeiras, que irão gerar conclusões verdadeiras.
O autor tenta nos mostrar o erro de basear ciência em indução e dedução. Pois como na indução, não são observados todos os casos existentes, pode haver uma exceção. Este erro é reforçado ainda mais quando tenta se criar uma explicação a partir da dedução. No pensamento dedutivo, você pode criar premissas não verdadeiras e ainda sim ter um argumento válido, o que demonstra que a dedução nem sempre pode ser fonte de afirmações verdadeiras.
É interessante observar como a leitura do texto mostra um caminho diferente de pensamento em relação a ciência. Antes não haveria espaço para pensar em como a ciência é baseada em experimentos que na verdade não acontecem de uma forma geral. Ou seja, a partir da leitura do texto, pude conceber a ideia de que uma lei ou teoria pode mudar a qualquer momento, pois um fato não conhecido, uma exceção, pode acontecer. Nós devemos nos basear sempre no que experimentamos de fato e não criar conjecturas a partir disso.

Outros materiais