Buscar

INTRODUÇÃO DNA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
O DNA, ácido desoxirribonucleico, é o que forma os cromossomos e durante algum tempo se achava que ele era simplesmente uma molécula estrutural. Porém, ao longo dos anos e com os avanços tecnológicos na área biomolecular pode-se descobrir que era nada mais do que ele que continha a informação genética que era passada hereditariamente.
A molécula de DNA é formada por duas cadeias polipeptídicas compostas por quatro subunidades nucleotídicas, os nucleotídeos, e o que mantem essas cadeias unidas são ligações de hidrogênio. Os nucleotídeos são açucares de cinco carbonos – pentoses – em que um ou mais grupos fosfato podem estar ligados e além disso há a presença de uma base nitrogenada. 
Como o DNA está em questão, essas bases nitrogenadas podem ser de 4 tipos: adenina, citosina, guanina ou timina. Há uma polaridade na cadeia de DNA, ou seja, as subunidades estarão alinhadas sempre em uma mesma orientação: da extremidade 5’ – em que o fosfato está livre - à extremidade 3’ – em que a hidroxila está livre.
Além disso, há também uma complementaridade das bases nitrogenadas da molécula de DNA, em que uma base purina (dois anéis aromáticos) estará sempre ligada a uma pirimidina (somente um anel aromático) e no caso adenina se complemente com timina e citosina se complementa a guanina. 
Tridimensionalmente, a molécula de DNA se encontra num formato de dupla-hélice e como as cadeias estão unidas por ligações de hidrogênio entre as bases de cada fita, todas as bases estarão voltadas para dentro da dupla-hélice e o açúcar-fosfato estará voltado externamente a dupla-hélice. 
O DNA tem uma importância vital para todo o funcionamento biológico dos seres vivos pois a informação contida no DNA – o genoma – será responsável pela síntese de todas as proteínas e moléculas de RNA que um organismo irá produzir ao longo de sua vida e que são essenciais para a manutenção da mesma. Exatamente por isso que é necessário ocorrer a replicação do DNA, para que os genes possam ser passados aos descendentes.

Outros materiais