Buscar

Conceitos de Economia

Prévia do material em texto

universidade paulista
	
RODRIGO CESAR AREM
RA: C16659-6
ECONOMIA E MERCADO
são paulo
2018
1 - Ana e Beto decidiram abrir uma academia em um dos seus imóveis em vez de alugá-lo para uma empresa. Essa escolha significou renunciar às outras opções, para a realização desse propósito. O sacrifício do que se deixou de produzir, ou seja, o custo ou perda do que não foi escolhido chama-se:
Resposta: E - Custo de oportunidade ou custo alternativo
Justificativa:
Quando decidem gastar ou produzir, empresas, governos ou famílias estarão renunciando a outras possibilidades. A opção de abandonar para poder produzir ou obter outra se associa ao conceito de custo de oportunidade. O custo de oportunidade de um bem ou serviço é a quantidade de outros bens ou serviços a que se deve renunciar para obtê-lo. Assim, o custo de oportunidade é o sacrifício do que se deixou de produzir, o custo ou a perda do que não foi escolhido, e não o ganho do que foi escolhido. O custo de oportunidade também é chamado custo alternativo, por representar o custo da produção alternativa sacrificada.
2 - É uma inverdade afirmar que:
I - A disciplina Economia objetiva apresentar as relações econômicas que norteiam as decisões dos agentes econômicos (pessoas, residentes ou não no país, empresas e governo).
II - O “problema econômico” é representado pelo confronto entre as necessidades dos agentes e a capacidade da economia de atendê-las.
III - Há recursos escassez em qualquer que seja o nível de riqueza da sociedade.
IV - A economia se organiza para resolver as questões básicas de produção, circulação e designação de quem terá direito aos diferentes bens e serviços.
V - Somente as atividades comerciais determinam o crescimento econômico.
Resposta: E - V
Justificativa:
É uma inverdade afirmar que somente as atividades comerciais estão relacionadas com os lucros das operações e a concessão de maior liberdade às atividades comerciais e, posteriormente, industriais, determinaram o crescimento econômico de várias nações.
3- Analise o texto e assinale a alternativa correta:
I - A sociedade de mercado é ineficiente no tratamento dos bens públicos e das questões sociais, como as relacionadas com a repartição da renda e deterioração do meio ambiente.
II - A função da economia é unicamente enfrentar crises financeiras e de outra ordem com muita frequência.
III - A propriedade privada dos fatores de produção, a livre alocação de recursos e a possibilidade de geração de rendas constituem o cerne de uma economia de mercado.
IV - O desempenho da economia de mercado é imune aos comportamentos exacerbados e, como tal, não requer vigilância e controle pelos órgãos responsáveis.
Resposta: B - As afirmações I e III são verdadeiras
Justificativa:
A sociedade de mercado é ineficiente no tratamento dos bens públicos e das questões sociais, como as relacionadas com a repartição da renda e a deterioração do meio ambiente. A propriedade privada dos fatores de produção, a livre alocação de recursos e a possibilidade de geração de rendas constituem o cerne de uma economia de mercado. Seu desempenho, porém, não é imune a comportamentos exacerbados e, como tal, requer vigilância e controle pelos órgãos responsáveis.
4- Esses bens permitem o uso por um tempo maior, não sendo destruídos de imediato, como é o caso dos eletrodomésticos, automóveis etc. São muito importantes para o desenvolvimento da economia, já que se valem dos produtos intermediários, máquinas, fornecimentos de terceiros e um grande número de pessoas, ocupadas direta ou indiretamente, cujas rendas serão utilizadas no consumo de outros bens econômicos. O texto se refere a que tipo de bem?
Resposta: B - Bens de consumo duráveis
Justificativa:
Bens de consumo duráveis permitem o uso por um tempo maior, não sendo destruídos de imediato, como é o caso dos eletrodomésticos, automóveis etc. São muito importantes para o desenvolvimento da economia, já que se valem de produtos intermediários, máquinas, fornecimentos de terceiros e um grande número de pessoas, ocupadas direta ou indiretamente, cujas rendas serão utilizadas no consumo de outros bens econômicos.
5-Estuda os aspectos e influências sobre a atuação das unidades econômicas individuais, como as pessoas (famílias), as empresas, o governo e mesmo os agentes não residentes. Qual é o foco fundamental do presente texto?
Resposta: C - Microeconomia
Justificativa:
Microeconomia estuda os aspectos e as influências sobre a atuação das unidades econômicas individuais, como as pessoas (famílias), as empresas, o governo e mesmo os agentes não residentes.
6 - Expressam a posição do homem em relação às coisas e às forças da natureza utilizadas para a criação dos bens materiais:
Resposta: E - Forças produtivas
Justificativa:
Forças produtivas expressam a posição do homem em relação às coisas e às forças da natureza utilizadas para a criação dos bens materiais.
7- É verossímil afirmar que:
I. Economia e política são fortemente inter-relacionadas.
II. Aspectos religiosos determinam a conduta do indivíduo, mas isso não afeta a economia.
III. Decisões e fatos econômicos não conduzem a mudanças na estrutura política das nações.
IV. A matemática e a estatística não têm aplicação nos modelos de trabalho e na análise dos fenômenos.
V. Conceitos econômicos não se relacionam com os estudos em física e biologia.
Resposta: A - I
Justificativa:
Essa resposta é que relata uma verdade sobre a economia e política.
8 - Esses bens são consumidos num curto período de tempo, como por exemplo, produtos alimentícios, de higiene, combustível entre outros. Assinale a alternativa correta:
Resposta: B - Bens tangíveis não duráveis.
Justificativa:
Bens de consumo duráveis permitem o uso por um tempo maior, não sendo destruídos de imediato, como é o caso dos eletrodomésticos, automóveis etc. São muito importantes para o desenvolvimento da economia, já que se valem de produtos intermediários, máquinas, fornecimentos de terceiros e um grande número de pessoas, ocupadas direta ou indiretamente, cujas rendas serão utilizadas no consumo de outros bens econômicos.
9 -Vasconcellos e Garcia (2003, p. 31) comentam a propósito da hipótese: “tudo o mais constante”. (...) torna-se possível o estudo de um determinado mercado selecionando-se apenas as variáveis que influenciam os agentes econômicos (...). Essa hipótese também é conhecida como:
Resposta: C - Coeteris paribus.
Justificativa:
Vasconcellos e Garcia (2003, p. 31) comentam o propósito da hipótese Coeteris Paribus, o que significa “tudo o mais constante”: “[...] torna-se possível o estudo de um determinado mercado, selecionando-se apenas as variáveis que influenciam os agentes econômicos [...] neste particular mercado, independentemente de outros fatores, que estão em outros mercados, poderem influenciá-los.” Os ensinamentos econômicos são modelos que tentam explicitar a realidade de forma simplificada. A economia, como ciência social passa a ser mais bem compreendida; como lei, ao utilizar-se do Coeteris Paribus. Ex.: a afirmação: “Se os preços aumentarem, a demanda será reduzida”, apenas tem validade universal quando utilizamos a expressão Coeteris Paribus. Se nada alterar, se tudo permanecer constante, todas as vezes que os preços forem majorados, os agentes econômicos reduzirão a quantidade demandada de um determinado bem ou serviço. Os economistas utilizam a expressão Coeteris Paribus justamente para demonstrar que a economia não é uma ciência exata, cartesiana, imutável.
10 – É verdade afirmar que:
Resposta: A - A disciplina Economia objetiva apresentar as relações econômicas que balizam as decisões dos agentes econômicos (pessoas, residentes ou não no país, empresas e governo).
Justificativa:
Porque um dos principais motivos da disciplina Economia é expor o que leva as decisões dos agentes econômicos
11 -Vasconcellos e Garcia (2003, p. 31) comentam a propósito da hipótese: “tudo o mais constante”. (...) torna-se possível o estudo de um determinadomercado selecionando-se apenas as variáveis que influenciam os agentes econômicos (...). Essa hipótese também é conhecida como:
Resposta: C - Coeteris paribus.
Justificativa:
Vasconcellos e Garcia (2003, p. 31) comentam o propósito da hipótese Coeteris Paribus, o que significa “tudo o mais constante”: “[...] torna-se possível o estudo de um determinado mercado, selecionando-se apenas as variáveis que influenciam os agentes econômicos [...] neste particular mercado, independentemente de outros fatores, que estão em outros mercados, poderem influenciá-los.” Os ensinamentos econômicos são modelos que tentam explicitar a realidade de forma simplificada. A economia, como ciência social passa a ser mais bem compreendida; como lei, ao utilizar-se do Coeteris Paribus. Ex.: a afirmação: “Se os preços aumentarem, a demanda será reduzida”, apenas tem validade universal quando utilizamos a expressão Coeteris
12 - Empresa única e muito grande, alguns pequenos concorrentes ou poucas empresas grandes e muitas empresas pequenas.
Resposta: B - Oligopólio ou monopólio
Justificativa:
Empresas única e muito grande, com alguns pequenos concorrentes ou poucas empresas grandes e muitas empresas pequenas. As grandes empresas dominam e as pequenas as seguem. O resultado é efetivamente o monopólio ou o oligopólio. A maior parte dos oligopólios (indústria do aço, por exemplo) tem um grande número de pequenas empresas em suas margens.
13- No caso de oferta de produtos como o cimento e o alumínio, que são considerados substitutos perfeitos entre si e, portanto, homogêneos, a pequena quantidade de ofertantes caracteriza um:
Resposta: D - Oligopólio puro
Justificativa:
No caso de oferta de produtos como o cimento e o alumínio, que são considerados substitutos perfeitos entre si e, portanto, homogêneos; a pequena quantidade de ofertantes caracteriza um oligopólio puro ou oligopólio perfeito.
O oligopólio é uma situação de mercados concentrados, na qual a produção se concentra em um pequeno número de firmas. No oligopólio também existem barreiras à entrada de potenciais concorrentes, mas as ações entre as empresas não são necessariamente coordenadas. Quando há algum tipo de acerto referente aos preços que serão praticados, o oligopólio caracterizasse como um cartel.
Monopólio puro ou natural: ocorre quando o mercado, por suas próprias características, exige a instalação de grandes plantas industriais, que operam normalmente com economias de escala e custos unitários bastante baixos, possibilitando à empresa cobrar preços baixos por seu produto, o que acaba praticamente inviabilizando a entrada de novos concorrentes.
Monopólio legal: quando uma lei assegura ao vendedor a primazia no mercado. Exemplo: até 1995, a Petrobrás possuía, por lei, o monopólio das atividades de extração e refino do petróleo. 
Monopólio técnico: quando a produção através de uma única empresa é a forma mais barata de fabricação do produto. Exemplo: geração e distribuição de energia elétrica. Monopólio bilateral: quando um monopsonista (veremos a seguir), na compra de um fator de produção, defrontasse com um monopolista na venda desse fator. Exemplo: a Bombril compra um tipo de aço que apenas a BelgoMineira produz. O preço dependerá do poder de barganha de cada um.
14- O funcionamento básico dos mercados e da interação entre os agentes, por meio da conhecida lei da oferta e da procura. É aí que tratamos de mostrar como o sistema se mantém em equilíbrio, direcionado não de forma central, mas pelos preços que assumem os vários bens e serviços. E mostra-se como o mercado, por sua livre atuação, atinge o grau de eficiência econômica. O texto acima se refere a(o):
Resposta: D - Função: oferta, demanda e preço
Justificativa:
A lei da oferta e da procura baseia-se na interação mercadológica entre os agentes, assim, para que o mercado obtenha eficiência econômica será necessário que se estabeleça um equilíbrio, conforme se demonstra no exemplo a seguir: As funções de oferta e demanda de um produto são dadas por oferta p=20+0,5x e demanda p=1603x, qual o preço de mercado? 
Resposta: O preço de mercado se dá quando os preços são iguais. Quando a demanda é maior que a oferta, o preço fica acima do preço de mercado e viceversa.
p=20+0,5x <==> p=1603x
20+0,5x = 1603x
3,5x=140
x=40,00
15- Há muitas empresas vendendo produtos diferenciados, que não são substitutos próximos entre si, identificados por marcas diferentes, fazendo com que os produtores possam comercializar o seu produto a um preço mais conveniente, maximizando seus lucros. Esse texto define:
Resposta: C - Concorrência monopolística
Justificativa:
Em economia, a concorrência ou competição monopolística é uma estrutura de mercado em que são produzidos bens diferentes, entretanto, com substitutos próximos passíveis de concorrência. Tratase de uma estrutura de mercado intermediária entre a concorrência perfeita e o monopólio, mas que não se confunde com o oligopólio pelas seguintes características:
Número relativamente grande de empresas com certo poder concorrencial, porém com segmentos de mercados e produtos diferenciados, seja por características físicas, embalagem ou prestação de serviços complementares, como pós-venda. Margem de manobra para fixação dos preços não é muito ampla, uma vez que existem produtos substitutos no mercado.
Muitos compradores e muitos vendedores. Consumidores têm as suas preferências definidas e vendedores tentam diferenciar os seus produtos daqueles produzidos pelos seus concorrentes diretos, ou seja, os bens e os serviços são heterogêneos. Existem barreiras de entrada, como diferenciação do produto, canais de distribuição (quanto mais controlada a distribuição no atacado e no varejo mais difícil é a entrada de novos concorrentes), tecnologias etc. Essas características acabam atribuindo certo poder sobre o preço de seu produto, apesar do mercado ser competitivo (daí o nome concorrência monopolística). Os produtos podem ser iguais, mas cada empresa vai tentar diferenciar seus artigos. Exemplo: batata frita (sabor queijo, natural; tipos de embalagem, com brindes, com tatuagens; formato ondulado, liso, entre outros). Esse poder é definido, em termos econômicos, como poder de mercado.
16 Ocorre quando a produção ou o consumo de um bem afeta, negativa ou positivamente, outros indivíduos, sem que isso seja apontado pelos preços de mercado. Este evento é chamado de:
Resposta: E - Externalidades
Justificativa:
Entre as imperfeições de mercado, podem ser mencionadas as externalidades: quando a produção ou o consumo de um bem afeta, negativa ou positivamente, outros indivíduos, sem que isso seja apontado pelos preços de mercado. Outro aspecto relaciona se às falhas de informação, que impedem a adequada tomada de decisões. O poder de monopólio, normalmente, também conduz a preços maiores do que os que seriam praticados caso os produtores pudessem competir mais acentuadamente nos mercados.
17- É verossímil afirmar que: 
I. A teoria dos custos e da produção não tem inter-relação.
II. Aspectos culturais não determinam a demanda.
III. Decisões e fatos econômicos não conduzem a mudanças na relação oferta, demanda e preço.
IV. A matemática e a estatística tem ampla aplicação nos modelos de análise dos fenômenos microeconômicos.
V. Conceitos econômicos não se relacionam com a teoria da firma.
Resposta: D - IV
Justificativa:
Apenas a “IV” relata uma verdade
18 -> Considerando a concorrência pura, essa estrutura mercadológica, os produtores não fazem nenhum tipo de diferenciação entre produtos nem tentam adotar outras formas de concorrência extra preço. Este conceito refere-se a seguinte hipótese:
Resposta: D - Tomadores de preço
Justificativa:
Concorrência perfeita. Muitos compradores e muitos vendedores, sem capacidade de diferenciar o preço
19 - É verdade afirmar que:
Resposta: A - Em uma concorrência monopolista os produtos são homogêneos.
Justificativa:
Possui muitos vendedores e compradores, de modo que nem comprador ou vendedor, individualmenteconsiga um impacto significativo sobre os preços
20 - “Quanto maior o emprego de alguns fatores de produção em um setor, deixando os demais constantes, menores serão os acréscimos no produto total.” Esta afirmação é verdadeira em relação à:
Resposta: C - Lei da produtividade marginal decrescente
Justificativa:
Essa afirmativa está correta.

Outros materiais

Perguntas Recentes