Buscar

APOL 2 Segurança em Sistemas da Informação Nota 80

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Segurança em Sistemas de Informação
A legislação brasileira aplicada à área de segurança da informação tem como base a Constituição de 1988. O Título II, Capítulo I, Artigo 5º (Casa Civil, 2016) trata do assunto em seus incisos, de maneira ampla e geral. Já a legislação específica tem sido objeto de constante evolução, tendo como maior destaque nos últimos tempos a aplicação de regulamentos legais ao uso da Internet.
Decorrente da violação do direito constitucional à privacidade e ao direito de imagem, foi aprovada em tempo recorde a seguinte legislação:
	
	A
	MP (medida provisória) 2.200-2/2001, que instituiu a ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas), iniciando o uso da certificação digital e assinatura eletrônica de documentos.
	
	B
	MP 2.026-7, que instituiu a modalidade de compras por meio de pregão eletrônico.
	
	C
	Lei 9.609/98, denominada “Lei do Software”, que dispõe sobre a proteção de propriedade intelectual de programa de computador, sua comercialização no país, etc.
	
	D
	Lei 12.737/12, conhecida como “Lei Carolina Dieckmann” devido ao vazamento de fotos íntimas da atriz de mesmo nome na internet.
	
	E
	Lei nº 12.965/14, o Marco Civil da Internet, que estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil.
Questão 2/5 - Segurança em Sistemas de Informação
A infraestrutura de segurança da informação está diretamente ligada à infraestrutura que suporta a informação em si, quer sejam os computadores e os componentes das redes de computadores, e determinadas funções destes dispositivos acabam mesclando-se. Entretanto alguns dispositivos desta infraestrutura têm funções claramente definidas, como os proxies, os firewalls e os detectores de intrusão.
Avalie as afirmativas a seguir, referentes a estes dispositivos.
I – Softwares antivírus podem incluir um conjunto de funcionalidades como personal firewall, combate ao spam, ao keylogging e ao pishing, entre outras.
II - A tradução de endereços, principal função de um Proxy, é uma medida de segurança que impede a identificação de endereços da rede interna aos elementos da rede externa.
III - Os tipos de firewalls mais empregados podem ser classificados em filtros de pacotes, stateful inspection e application proxy gateway.
IV – Proxies, Firewalls e IDSs são geralmente instalados em pontos críticos das redes – fronteiras ou bordas, e, dependendo da configuração, podem transformarem-se em gargalos para a comunicação.
Assinale a única alternativa que confere com o conteúdo que foi apresentado:
	
	A
	Somente as afirmações I, II e III são corretas.
	
	B
	Somente as afirmações I, II e IV são corretas.
	
	C
	Somente as afirmações I, III e IV são corretas.
	
	D
	Somente as afirmações II, III e IV são corretas.
	
	E
	Todas as afirmações são corretas.
Questão 3/5 - Segurança em Sistemas de Informação
A segurança na rede começa com o processo de identificação e autorização, que provê o controle de acesso à rede. Neste processo é necessário que o requisitante de acesso (AR) seja submetido à um serviço de aplicação de políticas de segurança, que determina o tipo de acesso a ser concedido. Uma vez estabelecido o conjunto de regras a ser aplicado ao acesso, um outro serviço irá prover o acesso e o controle aos recursos requisitados e devidamente concedidos.
Assinale a única afirmação abaixo que representa a correta relação entre os serviços utilizados com esse intuito.
	
	A
	O Radius - Remote Authentication Dial In User Service (RADIUS) é um protocolo de rede criado pelo MIT para a comunicação individual segura e devidamente identificada que utiliza criptografia simétrica.
	
	B
	O Kerberos é um protocolo de rede destinado a centralizar os serviços de autenticação, autorização e contabilização de acessos para controlar os computadores que se conectarão e usarão um determinado serviço de rede.
	
	C
	O HTTPS é uma combinação do HTTP com o SSL, utilizado para a navegação segura na internet que inclui a autenticação e identificação do requisitante e a criptografia do tráfego.
	
	D
	O SSH é um conjunto de serviços de comunicação criptográfica que opera sobre redes TCP, de forma especial para a comunicação na web, em conjunto com navegadores e servidores web.
	
	E
	O SSL é um protocolo de segurança simples e ágil que permite a conexão e logon remoto seguro. O HTTPS, por exemplo, é uma combinação do HTTP com o SSL.
Questão 4/5 - Segurança em Sistemas de Informação
Para as TICs – Tecnologias da Informação e da Comunicação existem dois frameworks ou conjuntos de práticas voltadas para a governança e o ompliance: o ITIL e o COBIT. E as normas do grupo ABNT ISO/IEC 27000, que, uma vez observadas e colocadas em prática, colaboraram para atingir as metas de segurança da informação e de sistemas.
Com relação a esses referenciais, pode-se afirmar que:
	
	A
	O COBIT é um padrão para o gerenciamento de serviços e infraestrutura de TI e, portanto, não auxilia na identificação de vulnerabilidades.
	
	B
	O ITIL tem por objetivo ajudar a conhecer e administrar os serviços e ativos de TI. Entretanto, por não incorporar qualquer atividade voltada para a análise e gestão de riscos, não serve para identificar e classificar os riscos.
	
	C
	O ITIL é fundamental para a gestão dos processos de TI, isto é, do conjunto de serviços que a área de TI fornece, porém não tem qualquer influência na segurança da informação.
	
	D
	Ambos, ITIL e COBIT, são geralmente utilizados apenas para a elaboração da Política de Segurança da Informação de grandes organizações.
	
	E
	As normas ISO são importantes referenciais para a segurança da informação e dos sistemas, e também são guias e modelos que possibilitam a avaliação e a certificação de empresa, processos e profissionais quanto à segurança da informação.
Questão 5/5 - Segurança em Sistemas de Informação
A informação é um bem, um ativo de valor muitas vezes intangível, mas geralmente de grande valor. Na era da informação na qual vivemos, o volume de informação que produzimos, manipulamos e armazenamos é muito elevado, dada a facilidade de fazê-lo através dos meios eletrônicos. Embora a informação possa manifestar-se em diversos meios – impressa ou eletrônica, analógica ou digital, etc., é no modelo digital e eletrônico que tem seu expoente em termos de volume, flexibilidade e facilidade de uso e acesso. Nesse contexto essa mesma informação está continuamente exposta a riscos de segurança, os quais atentam contra as suas características básicas: a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade da informação. Estes riscos, quando concretizados, resultam no que se denomina incidente de segurança.
Avalie as afirmações a seguir no contexto dos incidentes de segurança, assinalando cada uma como (F)alsa ou (V)erdadeira:
(  ) Os serviços providos aos usuários de sistemas computacionais ou software através de suas interfaces estão sujeitos a falhas, erros e faltas.
(  ) Entre as ameaças por causas intencionais estão incluídos os vírus, rootkits, exploits e spywares, geralmente referenciados genericamente como malwares.
(  ) As falhas físicas estão mais diretamente relacionadas a aspectos ambientais que interferem no hardware, tais como interferência eletromagnética, ruídos e problemas da alimentação elétrica ou de temperatura de operação, e portanto não podem ser consideradas como vulnerabilidades.
(  ) Algumas características de dispositivos e ambientes computacionais eliminam as vulnerabilidades, tais como a mobilidade, a flexibilidade, a capacidade de personalização, a conectividade, a convergência de tecnologias e capacidades reduzidas de armazenamento e processamento de informações.
Assinale a única alternativa que corresponde à classificação correta das afirmativas, de acordo com o conteúdo apresentado no material e em aula:
	
	A
	V-F-F-V
	
	B
	F-V-V-F
	
	C
	F-F-V-V
	
	D
	F-V-V-VE
	V-V-F-F

Outros materiais