Buscar

Língua Portuguesa Fundamentos e Metodologias na Educação Básica

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Língua Portuguesa: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Atente para a seguinte citação:
“Língua escrita e língua falada são metodologicamente comparáveis, insistindo em que isso não implica propor uma dicotomia rígida – fato que, aliás, é de fácil consenso – do mesmo modo que não implica considerar que a simples comparação seja suficiente para caracterizar cada uma das duas modalidades”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.scielo.edu.uy/pdf/ling/v27n1/v27n1a05.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2016.
Sobre a linguagem escrita e a linguagem oral, de acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(    ) A linguagem escrita existe em todas as sociedades humanas.
(    ) A linguagem oral é adquirida naturalmente pela criança nos primeiros anos de vida.
(    ) A aquisição da escrita envolve uma série de variáveis, dentre elas, as metas do professor.
(    ) A linguagem oral requer uma interação.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – V – F – V
	
	B
	F – V – V – F
	
	C
	V – V – V – V
	
	D
	V – F – V – V
	
	E
	F – V – V – V
Você acertou!
a linguagem escrita é uma criação do homem e existe apenas em parte das sociedades humanas. Diferente da linguagem oral, que é adquirida naturalmente pela criança nos primeiros anos de vida, para aprender a ler e escrever, é necessário um esforço social, geralmente, através de escolarização formal alguns anos após o nascimento. A aquisição da fala, segundo a posição inatista, requer apenas o contato da criança com a língua falada pelas pessoas ao seu redor. A escrita, por sua vez, envolve uma série de variáveis que são determinantes para o sucesso da aquisição, variáveis essas relacionadas com as experiências de linguagem trazidas pelo aprendiz, as expectativas e as metas do professo e ainda com a natureza da escrita em si. A linguagem falada requer interação. (livro-base, p. 122-123).
Questão 2/5 - Língua Portuguesa: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Considere o seguinte extrato de texto:
“Vários autores definem duas posições opostas na leitura, que correspondem aos dois tipos básicos de processamento de informação: a hipótese top-down, ou descendente, e a hipótese bottom-up, ou ascendente [...]. Esses dois tipos de processamento podem servir para descrever tipos de leitores”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/4743/4743_3.PDF>. Acesso em: 28 nov. 2016.
De acordo com o livro-base Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa, pesquisadores têm criado modelos para explicar como acontece a decodificação da linguagem escrita. Sobre o modelo interativo, analise as proposições a seguir.
I. Nesse modelo, os modelos ascendente e descendente, ocorrem de forma alternada ou ao mesmo tempo.
II. Nesse modelo, a escolha do processo é direcionada pelo autor do texto no momento da escrita.
III. A escolha de um modelo ou outro é consciente e funciona como estratégia metacognitiva.
IV. O conhecimento prévio do leitor é um dos itens que influenciam na escolha do processo de leitura.
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativas I, II e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
Você acertou!
no modelo interativo, utilizado pelo leitor maduro e eficiente, os dois processos, ascendente e descendente, ocorre complementarmente, seja de forma alternada ou ao mesmo tempo. Dependendo do tipo de texto, do conhecimento prévio do leitor a respeito do assunto ou, ainda, da motivação e das crenças a respeito do tema, o leitor vai utilizar um ou outro processo. Para esse leitor, a escolha de um ou de outro é consciente e funciona como estratégia metacognitiva (Kato, 1999, p. 126).
	
	D
	Afirmativas I e II, apenas.
	
	E
	Afirmativas II e IV, apenas.
Questão 3/5 - Língua Portuguesa: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia a seguinte situação:
José, professor de Língua Portuguesa do 6º ano do ensino fundamental, levou vários jornais para a sala de aula e deu cinco minutos aos alunos para que escolhessem notícias/textos que julgassem importantes. A partir da escolha do aluno, o professor José trabalhou as características estruturais de cada texto.
Fonte: texto elaborado pelo autor da questão.
Considerando a questão de interação entre o leitor e o texto, de acordo com o livro-base Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa, o que é correto afirmar sobre a ação do professor? Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(   ) O professor cometeu um erro ao fazer tal solicitação, pois não é possível ler o jornal em cinco minutos.
(   ) Cada coisa que lemos, lemos por uma razão, sendo assim, se a ideia era trabalhar diferentes textos, o professor agiu corretamente.
(    ) O tempo de cinco minutos dado pelo professor é suficiente para que os alunos tenham uma ideia geral das notícias do dia, escolhendo as que lhe agradassem.
(  ) Com técnicas de leitura seria possível ler um romance em cinco minutos de forma detalhada, essa poderia ser uma nova proposta para o professor José.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – V – F – V 
	
	B
	F – V – V – F
Você acertou!
cada coisa que lemos, lemos por uma razão, e isso determinará como faremos a leitura. Podemos dar uma rápida olhada nas manchetes do jornal, de manhã quando tomamos café, para saber se há alguma notícia importante (p. 131). Essa explicação justifica a ação do professor João, pois, ao solicitar que olhassem o jornal por cinco minutos, a ideia não era de uma leitura detalhada do conteúdo e sim, uma busca rápida de conteúdos que interessassem os alunos.
	
	C
	V – V – V – V
	
	D
	V – F – V – V
	
	E
	F – V – V – V
Questão 4/5 - Língua Portuguesa: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Atente para a seguinte citação:
“Tudo flui e nada permanece. O mesmo homem não pode mergulhar duas vezes no mesmo rio, porque muda o rio e muda o homem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: REZENDE, J. A família maldita: memória – fantasia – delírio. Rio de Janeiro: Mauad, 2001. p. 170.
Com base no trecho de Heráclito, se considerarmos o texto como prática social e que há uma interação entre autor e leitor, podemos afirmar que uma pessoa que lê o mesmo texto duas vezes terá o mesmo entendimento? Selecione a alternativa correta de acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa.
Nota: 20.0
	
	A
	Sim, pois não houve mudança no texto, sendo assim, o entendimento será o mesmo.
	
	B
	Não, a pessoa entenderá o texto de maneira diferente, pois adquire uma nova bagagem cultural com o passar do tempo, é um novo leitor.
Você acertou!
o texto é tido como uma prática social e, como tal, vai sempre provocar uma mudança nos atores envolvidos nessa prática. Escritor e leitor, ao se apropriarem do ato de escrever e ler, estabelecem uma interação entre si e com o texto, que vai resultar na modificação de ambos, conforme a doutrina de Heráclito em que tudo é movimento, e nada pode permanecer estático. Em seu famoso exemplo, diz que não podemos entrar duas vezes no mesmo rio porque, ao entrarmos pela segunda vez, não serão as mesmas águas que lá estarão e a pessoa também será diferente. O mesmo acontece com um texto lido duas vezes, as opiniões são outras por haver um amadurecimento do leitor e também da pessoa. (livro-base, p. 133-134).
	
	C
	Sim, pois o entendimento só seria diferente caso houvesse a mudança do autor, como acontece em reedições de obras ou traduções.
	
	D
	Não, o entendimento não será o mesmo, pois a língua está em constante mudança, e possivelmente o leitor sequer conseguiria fazer a leitura em um curtoprazo após a primeira leitura.
	
	E
	Sim, se o texto é o mesmo e também a pessoa, não há elementos que justifiquem a mudança.
Questão 5/5 - Língua Portuguesa: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia o excerto de texto a seguir:
“Compreensão do oral é a competência responsável pela atribuição de significado a cadeias fónicas produzidas de acordo com a gramática de uma língua. Envolve a recepção e a decifração da mensagem e implica o acesso à informação linguística registrada permanentemente na memória. Sem tal registo não há compreensão, na medida em que não pode haver reconhecimento do significado das unidades ouvidas, sejam elas palavras, expressões ou frases”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Basico/Metas/Portugues/linguamaterna_simsim.pdf>. Acesso em: 14 abr. 2016.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, vários fatores interferem na compreensão oral, analise as sentenças a seguir identificando V, para as afirmativas que correspondem a tais fatores e F para as afirmativas falsas, que não correspondem.
(  ) A compreensão morfológica – compreendendo as regras de combinação entre os morfemas é essencial para a compreensão oral.
(  ) A rapidez do pensamento – nosso pensamento trabalha numa velocidade mais rápida que a da transmissão das palavras
(  ) Influência do ambiente – os ruídos, as imagens, as atividades no ambiente podem provocar distrações e interferir na compreensão do que ouvimos.
(  ) A audição é seletiva – ouvimos o que é relevante para nós. E, quanto mais experiência nós temos, mais seletivos ficamos.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – V – F – V
	
	B
	F – V – V – F
	
	C
	V – V – V – V
	
	D
	V – F – V – V
	
	E
	F – V – V – V
Você acertou!
os fatores citados pela autora que interferem na compreensão oral são: a rapidez do pensamento – nosso pensamento trabalha numa velocidade mais rápida que a da transmissão das palavras. Influência do ambiente – os ruídos, as imagens, as atividades no ambiente podem provocar distrações e interferir na compreensão do que ouvimos. A audição é seletiva – ouvimos o que é relevante para nós. E, quanto mais experiência nós temos, mais seletivos ficamos. Os prejulgamentos – costumamos interpretar o que ouvimos de acordo com a nossa visão de mundo, e, muitas vezes, isso nos leva a uma interpretação distorcida do que ouvimos. (livro-base, p. 118)

Continue navegando