Buscar

Questões de Civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questões de Civil.
Questão 1 (turma “D”):
Julio com seus 69 anos resolveu dar um passeio pelas redondezas de seu bairro alegando a sua esposa que desejava descontrair seus pensamentos. Após a sua saída nunca mais retornou. Passado um ano a família deseja tomar providencias.
O que deverá a família fazer para proteger o patrimônio de Julio? Explique.
Se ele desaparecer com a idade de 80 anos os procedimentos seriam os mesmos? Explique.
Caso ele morasse nas redondezas da favela do Alemão os procedimentos seriam os mesmos? Explique.
Questão 2:
O nascimento com a vida é o único quesito constitutivo de personalidade? Explique.
O natimorto pode ser constituído de personalidade? Explique.
Questão 3:
A artista cinematográfica Jet Jane foi encontrada morta. Semi-nua com sérios indícios de estupro.
Um jornalista de um periódico de grande circulação conseguiu as fotos periciais que são anexo do processo, que foram publicadas no referido jornal. A mãe da atriz Susis Clay deseja tomar providencias em nome da filha. Isto e possível? Explique.
Questão 4:
Sócrates possui um amor platônico pela bela Diana, mulher casada. Em segredo o admirador escreveu vários poemas românticos e eróticos cuja musa era Diana. Passado algum tempo o sobrinho de Sócrates Equimeteu encontrou as obras, e devido á beleza, conseguiu publica-las.
Diana e Sócrates possuem legitimidade para impedir a publicação?
Explique.
Questão 5(***):
Josélia está grávida de 9 meses e nos últimos exames pré-natais foram descobertos inúmeros tumores. Diagnosticou-se que o parto só será viável por meio de uma cesariana e ainda assim haverá necessidade de inúmeras intervenções terapêuticas inclusive transfusão sangüínea. No momento em que Josélia foi sedada os médicos cientes que a paciente é testemunha de Jeová convenceram seu marido a autorizar a transfusão, salvando todas as vidas.
Com base nesses dados analise-os com base na autonomia da vontade na liberdade religiosa e no principio da tutela da vida.
Questão 6:
Com base no enunciado anterior responda
A transfusão tem qual finalidade. Explique.
Supondo que a paciente era portadora dos tumores malignos em metástase e que não existe tratamento específico e eficaz para tal, podemos argumentar que a paciente possuiria direito de se recusar a receber tratamento? Quais seriam as conseqüências?
Questão 7:
Diferencie o suicídio da eutanásia.
�
Respostas:
Questão 1:
a) Após um ano podem os interessados requerer a abertura da sucessão provisória. Caso o ausente tenha deixado um representante ou procurador responsável por seus bens o requerimento terá q ser feito 3 anos após o desaparecimento. E assim declarando a ausência da pessoa.
b) De acordo com o Artigo 38 do Código Civil, decorrido cinco anos sem notícia de ausente octogenário, tem início a fase da sucessão definitiva.
c) Por ser área de risco poderiam ser feitas buscas, caso encerradas as buscas sem sucesso, ou seja, sem encontrar a pessoa, deverá ser, através de uma sentença, declarada a morte presumida.
Questão 1 (turma “C”):
a) O desaparecimento aconteceu quando Julio possuía 79 anos de idade entretanto o ajuizamento da ausência só aconteceu um ano depois portanto contaremos o primeiro ano declaratório da ausência, mais quatro anos da sucessão provisória o que somará os 5 anos, apartir da cientificação publica do desaparecimento como manda o artigo 38 do Código Civil. 
b) Neste caso identificamos a alta periculosidade do local incidindo em alto risco de morte e, portanto poderemos requerer a presunção de morte com base no Artigo 7º inciso I, no Código Civil. 
Questão 2:
(Artigo 2º Código Civil.)
Não. A personalidade civil possui dois requerimentos fundamentais um material e outro formal. O material é o nascimento com vida e o formal é registro do nascimento em cartório.
O natimorto terá todos os direitos de personalidade salvaguardados enquanto for considerado nascituro, quando comprovado sua morte antes de seu nascimento ou durante o parto todos os direito serão cancelados.
Questão 3:
Artigo 12, “caput”, e Artigo 20 §único.
Sim. A mãe com base no § único, do Artigo 20, poderá exigir a cessação da publicação e a reparação por danos morais em nome da falecida filha.
Questão 4:
Artigo 20 “caput” e Artigo 17.
Sim, ambos. Pois Sócrates é o autor e, portanto, a obra é uma produção intelectual, ou seja, uma extensão da personalidade dele. E se Diana provar que a musa da obra era ela, então ela possui a legitimidade para impedir a publicação e indenização por danos morais.
Sócrates o direito autoral foi violado enquanto no caso de Diana o nome e a imagem foram afrontados.
Questão 5(***):
O marido de Josélia deve fundamentar as suas ações com base no argumento que a esposa estava incapacitada pela anestesia e nada deixou expresso sobre auto expressão de sua vida em nome da liberdade religiosa, logo em nome da tutela da vida e na condição de seu representante ele optou pela manutenção da vida de sua esposa.
Questão 6:
Transfusão de sangue por prolongar a vida é uma modalidade distanasica.
(* Turma “C” *) Como o tratamento só prolongara a agonia da paciente não aplicaremos o Artigo 15 do Código Civil e suas conseqüências serão ortotanasicas.
Questão 7:
Suicídio é qualquer forma de cessação da vida pelo próprio titular do direito. A eutanásia é apenas uma modalidade de natureza misericordiosa utilizada em pacientes terminais agonizantes ou em estado degenerativo.

Outros materiais