Buscar

Estratégia de Negócio1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Módulo 01- Administração – breve históricoEstratégia de Negócios
Apresentação
	Vamos destacar os principais pontos que o auxiliarão a entender a importância da estratégia para seu negócio, tais como:
Conceitos sobre administração e estratégia.
Como gerar vantagem competitiva.
Noções sobre o conceito de estratégia do Oceano azul.
Estrutura:
	Módulo 01
	Administração – breve histórico
	Módulo 02
	Estratégia – conceitos e definições
	Módulo 03
	Vantagem competitiva
	Módulo 04
	Estratégia do Oceano azul
Introdução
	As primeiras teorias modernas de administração de empresas foram desenvolvidas no final do século XIX.
	Neste módulo, você terá uma breve visão das principais teorias da Administração, que o auxiliarão a entender o surgimento da estratégia de negócios, tão importante para as organizações que querem se manter à frente em seu ramo de atuação.
Teorias modernas de administração
	As primeiras teorias de administração surgiram em resposta ao surgimento das grandes empresas. Estas começaram a se desenvolver rapidamente, a partir da chamada Revolução Científico-Tecnológica, ocorrida entre 1850 e 1870 nos EUA e na Europa, que resultou em um enorme salto de produtividade.
Taylor			Fayol			Ford			Drucker
Taylor
	O primeiro grande teórico da época foi Winslow Taylor. No final do século XIX, Taylor desenvolveu estudos sobre a organização do trabalho industrial que levaram à sua racionalização e criaram as bases para as funções de planejamento de produção.
	Taylor foi o pai da gestão científica do trabalho e o precursor do estudo do tempo e do movimento. Fanático da medição dos tempos, acreditava que desse modo poderia melhorar a eficiência produtiva. A máxima de Taylor era de que só havia uma melhor de desempenhar uma tarefa, cabendo aos gestores fazerem a supervisão do trabalho, recompensando ou punindo as pessoas de acordo com o seu desempenho. Logo, as duas funções básicas do gestor são planejar e controlar.
Fayol
	Um contemporâneo de Taylor, o francês Henri Fayol, definiu poucos anos depois, princípios gerais semelhantes, baseado em sua experiência administrativa pessoal. As funções e os princípios propostos por ele para o desenho das organizações e a administração eficiente são relevantes até hoje. Antes de Taylor e Fayol, a estrutura administrativa das empresas era constituída pelas atividades de produção, logística e vendas.
	Henri Fayol foi dos primeiros a analisar a natureza da atividade empresarial e a definir as principais atividades do gestor: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. Fez a ligação entre a estratégia e a teoria empresarial e sublinhou a necessidade de aprofundar a gestão e cultivar qualidades de liderança.
Ford
	Henri Ford utilizou as ideias de Taylor, Fayol e seus contemporâneos, de forma prática e integrada, na primeira operação de produção em massa.
	Mundialmente conhecido como o fundador da Ford Motor Company, foi o idealizador das modernas linhas de montagem utilizadas na produção em massa. Com o desenvolvimento e produção do Modelo T, revolucionou o transporte por automóvel e, com isso, a indústria americana.
	Seu sistema de produção ficou conhecido como fordismo, isto é, a produção em massa de um grande número de automóveis baratos utilizando a linha de montagem, associada a elevados salários de seus trabalhadores. Seu intenso compromisso em reduzir os custos, resultou em muitas inovações técnicas e de negócios, incluindo um sistema de franquia que punha uma concessionária em cada cidade da América do Norte e nas principais cidades dos demais continentes.
Drucker
	A partir de 1939 começaram a surgir as contribuições de Peter Drucker (1909-2005), que estabeleceu as bases para a administração moderna. Inovou nas formas de organizar as operações e processos decisórios, criou a administração por objetivos, expandiu as fronteiras da gestão de recursos humanos entre outras.
	Drucker foi o grande responsável pelo formato das empresas modernas, nas quais as funções de apoio ao gerenciamento começaram a ganhar importância e diversidade crescentes.
	Em diversidade se ampliou nas últimas décadas com inovações em todos os campos da administração e uma profusão de ferramentas novas para a sua aplicação.
	Ele está por trás das principais teorias de gestão dos últimos 50 anos tais como: gestão por objetivos, privatização, cliente em primeiro lugar, papel do líder, descentralização e era da informação.
Tempos modernos
	O filme Tempos Modernos, de 1936, retrata o auge da retomada industrial mundial e das grandes greves e manifestações contra a exploração da mão de obra. E, acredite, Chaplin faz isso de forma tocante, série e, ao mesmo tempo, desaforadamente engraçada. 
Reengenharia
	Em 1993, quando a globalização dos mercados dava seus primeiros passos, surgiu a reengenharia de processos, proposta por Michael Hammer.
	Apesar de excessos e equívocos em sua aplicação, a reengenharia foi um passo importante no sentido de criar condições para a atuação eficiente em mercados globalizados e preparar as empresas para o aumento do nível de competição que ocorreria nos anos seguintes.
A evolução do pensamento estratégico
	A expressão planejamento estratégico começou a ser usada pelas empresas no final da Segunda Guerra Mundial. Com as indústrias europeias e asiáticas destruídas, as empresas norte-americanas organizaram-se para atender à enorme demanda reprimida do pós-guerra e explorar o potencial de ganho com novas tecnologias e novos produtos de consumo.
	A grande inovação foi a introdução dos planos de longo prazo, geralmente cinco ou dez anos à frente, para alinhar com antecedência as ações de várias áreas envolvidas nos planos de expansão.
	O foco estava na oferta: a preocupação maior era com a produção/distribuição e menos com a competição entre empresas.
	Enquanto isso, Juran (1951) e Deming ensinavam empresas japonesas e desenvolverem sistemas de qualidade que viriam a ser usados como ferramenta competitiva a partir da década de 1970.
	Com o tempo, as ferramentas de análise estratégica foram aperfeiçoadas e valorizadas, principalmente depois da disseminação do conceito de unidade de negócios.
	Em meados dos anos 1970 o mundo voltava a ficar cheio de incertezas.
	Embora a súbita disparada dos preços do petróleo tenha resultado em lucros astronômicos para as empresas do ramo petrolífero, algumas delas passaram por grandes sustos: de uma hora para outra, tiveram de abastecer suas refinarias com petróleo muito mais caro e perderam os contratos de longo prazo que garantiam a estabilidade do suprimento.
	Uma dessas empresas, a Shell, reagiu com eficiência a essas ameaças com o uso de cenários que haviam ajudado a prepara-la para viver em um mundo incerto, com riscos inimagináveis até então.
+
	Cenários são futuros com probabilidade razoável de ocorrer. Cuidadosamente construídos, levam em conta variáveis sociodemográficas, econômicas, políticas e do mercado em que a empresa opera. São responsáveis por nos preparar para conviver com incertezas.
Surgimento das unidades estratégicas de negócios
	Aproveitando a prosperidade prolongada do pós-guerra, grandes grupos econômicos cresciam e se diversificavam rapidamente. O aumento da competição fez com que alguns se tornassem uma mistura de negócios rentáveis com negócios que geravam custos execessivos e perdas.
	Para lidar com esses problemas, surgiu, em 1970, o conceito de Unidade Estratégica de Negócios (UEN) ou, em inglês, Strategic Business Unit (SBU).
	Esse conceito foi introduzido pela Consultoria McKinsey na General Eletric (GE), um conglomerado industrial que produzia de lâmpadas a locomotivas. Cada unidade de negócios simulava uma empresa autônoma, com os recursos necessários para definir e executar uma estratégica para o mercado em que atuava.
	A inovação permitiu à GE atuar de forma mais eficiente em cada mercado e, é usada até hoje, por empresas com mais de um negócio. Na época, essa forma de organização deu grande impulso à prática de planejamentoestratégico.
+
	O Governo de São Paulo contou com os trabalhos de Consultoria McKinsey na elaboração de seu plano de longo prazo para a educação.
Ciclo de planejamento anual da GE
		 	 Revisão	 Plano de	 Rascunho do Plano empresarial
Desenvolvimento econômica de 	 integração		 plano aprovados e 
 do plano	 longo prazo	 internacional empresaria desafios do
 empresarial		 		 				 planejamento
			 Jan 30	 Out 18	 Nov 14	 Dez 14
		 
 Reunião

Outros materiais