Buscar

Empreendedorismo Questões do livro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Atividade Empreendedora
O sucesso do empreendedor não depende de sorte, mas de aplicações de técnicas sistemáticas gerenciais com propósito de desenvolver novos empreendimentos. Não é sorte, é prática!
Segundo Joseph o que é um empreendedor? 
É o agente do processo de destruição criativa, o impulso fundamental que aciona e mantém em marcha o moto capitalista criando novos produtos, novos métodos de produção, mercados e sobrepondo-se a métodos menos eficientes. Responsável pelo crescimento econômico e pelo desenvolvimento social, por meio da inovação dinamiza a economia.
Porque o desenvolvimento de novos empreendimentos é fundamental? 
Para a criação de novas oportunidades, rotatividade no mercado financeiro ou até mesmo na diversificação de produtos e criação de concorrência( o que gera melhor qualidade no serviço ou produto)
É fundamental não só para aqueles que buscam viver diretamente de seu próprio trabalho com empreendedores, mas também para os executivos que atuam em empresas. Isso porque as empresas precisam desenvolver novos negócios a fim de continuarem a crescer.
Quais os estágios de crescimento de uma empresa?
Acumulando recursos 
Explorando oportunidades 
Explorando nicho de mercado 
Explorando mercado 
Explorando negócios com sinergia 
Explorando negócios sem sinergia 
Cada estágio de crescimento possui duas fases, quais essas fases e o que reza cada uma?
Fase administrativa de baixo risco: Tem o enfoque de otimizar a orientação estratégica básica procurando aumentar a eficiência da empresa.
Fase empreendedora de alto risco: o enfoque é mudar a orientação estratégica básica procurando aumentar a eficiência da empresa.
Quais são as estratégias de crescimento dominante?
Identificar oportunidades 
Atender a uma necessidade 
Desenvolver negócio dominante 
Diversificar 
Quais são as duas correntes que inibem o processo de destruição criativa? Por quê?
Estatização ou o excessivo controle sobre a atividade empreendedora: criar privilégios em benefícios de minorias, como no caso da informática. 
Capitalismo selvagem ou oligopolista: comercialização e abastecimento das nossas grandes cidades com produtos agrícolas. 
Tanto a estatização como o capitalismo selvagem forçam a população a pagar mais caro por produtos menos eficiente. 
Quais os principais fatores inibidores do potencial empreendedor? E por que inibem o potencial empreendedor?
Imagem social: aqueles que não estão dispostos a darem um passo, na sua opinião para trás, que significa abandonar sua carreira bem sucedida, para sujar as mãos com atividades necessárias para iniciar um empreendimento próprio.
Disposição para assumir riscos: capacidade de assumir ou mudar radicalmente o negócio em prol de um bem maior, seja ele um risco financeiro ou profissional.
Capital social: valores ou ideias que subliminarmente nos foram incutidos por nossos pais, professores, amigos e outros que influenciam na nossa formação intelectual e que, inconscientemente orientam nossa vida. 
6 fases do desenvolvimento de novos empreendimentos?
Identificação de oportunidades; Transformação num conceito viável; Avaliação do potencial de lucro e crescimento; Estratégias competitivas; Plano de negócio e Recursos para realizá-lo.
Quais os motivos mais comuns para iniciar um negócio?
Vontade de ganhar dinheiro 
Desejo de sair da rotina
Vontade se ser seu próprio patrão
Provar a si e outros que é capaz 
Desejo de desenvolver algo que traga benefícios 
Quais as três etapas a que depende o sucesso na criação de um negócio?
Identificar a oportunidade de negócio: Coletar informações sobre elas
Desenvolver o conceito de negócio: Com bases nas informações coletadas analisar os risco, procurar experiências similares para avaliar esses risco, adotar medidas para reduzir esses riscos, avaliar o lucro e crescimento, e definir estratégias competitivas.
Implementar o empreendimento: Implementar o empreendimento é a elaboração de negócio, definição das necessidades de recursos e suas fontes. 
Potencial do empreendedor? Duas condições?
Percepção sobre seu preparo: Aumento da sua autoconfiança em iniciar um negócio próprio.
Visão: De outros interesses e agregações que minam esta autoconfiança
Qual a importância do empreendedorismo?
Os economistas percebem que o empreendedor é essencial ao processo de desenvolvimento econômico, e em seus modelos estão levando em conta os sistemas de valores da sociedade, em que são fundamentais os comportamentos individuas dos seus integrantes. Em outras palavras, não haverá desenvolvimento econômicos em que sua base exista líderes empreendedores. 
É diretamente responsável por produzir riquezas de um país. O empreendedorismo é a maior arma contra o desemprego. Trata de pessoas, cidades, comunidades, regiões e países. Implica idéia de sustentabilidade.
Conceito de empreendedorismo, mostrando sua importância para o estudante de Engenharia Civil.
Arte de fazer acontecer com criatividade e motivação. Responsável por produzir riquezas de um país ou pessoas. Uma ciência que buscam empreendedores natos ou que se qualificam com o a pratica, para desenvolver novos produtos ou negócios afins de lucros.
No ramo da engenharia tende ao profissional abrir seu próprio negócio, como por ex: uma casa de materiais de construções, ou implementar métodos construtivos mais eficaz e barato, sem diminuir sua qualidade final. 
Para se tornar um profissional competitivo precisa de três habilidades. Quais são elas?
Habilidades Técnicas: Conhecimento adquiridos no dia a dia, por meio de educação formal ou experiências profissionais.
Habilidades Humanas: Capacidade de trabalhar em equipe de forma democrática. Ter uma boa relação, comunicação, liderança e gerenciar conflitos. Têm função de auxiliar e incentivar os colaboradores.
Habilidades Conceituais: Habilidades de idéias e conceitos abstratos, tomar decisões complexas e realizar diagnósticos do ambiente. Olhar para dentro e para fora da empresa visando organizar e solucionar problemas de diversas naturezas. Habilidade de realizar uma tarefa de forma correta.
Quais fatores ameaçam a sobrevivência de uma empresa?
Incompetência gerencial; Inexperiência no ramo; Inexperiência no gerenciamento; Fraudes; Desastres e Habilidade desbalanceada.
Quais os principais itens para análise numa gestão financeira?
Custos; Fluxo de Caixa; Margem de contribuição; DRE; Indicadores e Capital de giro 
O que é um empreendedor?
Indivíduo capaz de gerar riquezas e prosperidade, aquele que entra em ação quando todos só reclamam.
Quais as teorias da administração?
Abordagem clássica: enfatiza tarefa e o teórico é Taylor.
Teoria clássica: enfatiza a estrutura e o teórico é Fayol .
O que é administração científica?
Estudo do tempo em movimento, fadiga humana, divisão do trabalho, especialização, incentivo salariais, desenho de cargos e tarefas, padronização de métodos e por fim supervisão.

Outros materiais