Buscar

TUTELA PROVISÓRIA DE URGÊNCIA NAS AÇÕES DE REDUÇÃO DE ALIMENTOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TUTELA PROVISÓRIA DE URGÊNCIA NAS AÇÕES DE REDUÇÃO DE ALIMENTOS
Acadêmico Laone Loucival de Souza Filho
Professora Solange Guinteiro
ULBRA - Universidade Luterana do Brasil
Curso de Direito – SAJULBRA
25/03/2017
INTRODUÇÃO
A fim de discorrer acerca da aplicação da tutela provisória de urgência nas ações de redução de alimentos, o presente trabalho utilizar-se-á de pesquisa jurisprudencial como base para as idéias aqui esboçadas.
Abordar a possibilidade, ou não, de redução do quantum destinado a sobrevivência do alimentando em sede liminar é de relevância ímpar por tratar-se de verba destinada a garantir a subsistência de outrem guardando um direito sine qua non, que é o direito a vida.
DO PEDIDO DE TUTELA PROVISÓRIA DE URGÊNCIA DE REDUÇÃO DO QUANTUM DESTINADO A ALIMENTOS
A tutela provisória de urgência está regulamentada no artigo 300 do Código de Processo Civil de 2015 e garante que havendo perigo de dano ou risco ao resultado do processo, aliado a elementos que evidenciem a probabilidade do direito, poderá o magistrado, a requerimento da parte, proferir decisão provisória, que poderá ou não se confirmar na sentença.
O deferimento do pedido de tutela provisória de urgência poderá ser proferido antes mesmo da oitiva da parte adversa, como previsto no art. 9º, § único, I do CPC/2015, in litteris:
Art. 9o Não se proferirá decisão contra uma das partes sem que ela seja previamente ouvida.
Parágrafo único. O disposto no caput não se aplica:
I - à tutela provisória de urgência;
	Em regra, a ação de revisão de alimentos vem acompanhada de um pedido de tutela provisória de urgência, isso porque, se entende que a urgência inerente ao pedido estaria vinculada diretamente à consequência do inadimplemento da obrigação de prestar os alimentos. Sobre o assunto, o Desembargador Rui Portanova manifestou o seguinte entendimento:
A saber: em ações revisionais que buscam a redução do valor do devido, a presença de um pedido liminar sempre terá o condão de ensejar a prolatação de uma decisão em caráter de tutela de urgência. E em se tratando de pedido de concessão de tutela de urgência, o juízo está autorizado a decidir, mesmo antes da prévia oitiva da parte adversa (CPC/15, art. 9º, parágrafo único, inciso I).[2: Ementa: AGRAVO DE INSTRUMENTO. REVISIONAL DE ALIMENTOS. PEDIDO DE REDUÇÃO LIMINAR DO "QUANTUM". TUTELA DE URGÊNCIA. Quando o alimentante ingressa com ação revisional, postulando a redução liminar do "quantum", mediante alegação de brusca redução em suas possibilidades, o que se tem é um verdadeiro pedido de concessão de tutela de urgência, na medida em que, como se trata de alimentos, eventual inadimplemento da quantia originária pode levar até ao cerceamento da liberdade pessoal do alimentante. Em se tratando de pedido de concessão de tutela de urgência, o juízo está autorizado a decidir, mesmo antes da prévia oitiva da parte adversa (CPC/15, art. 9º, parágrafo único, inciso I). Hipótese de desconstituição da decisão agravada, para que, em face do reconhecimento de que o caso trata de tutela de urgência, o juízo de origem decida de imediato sobre o mérito do pedido liminar de redução do "quantum". AGRAVO PARCIALMENTE PROVIDO. EM MONOCRÁTICA. (Agravo de Instrumento Nº 70070393350, Oitava Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Rui Portanova, Julgado em 21/07/2016)]
Daí a importância da apresentação de elementos capazes de evidenciarem a probabilidade de direito, visando não gerar dano irreparável ao processo. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
	
Visível é que nesses casos temos o choque de alguns direitos individuais, já que de um lado temos o direito à vida e a dignidade do alimentando e do outro o direito à liberdade do alimentante que entra em risco com a inadimplência.
Destarte, compreende-se que o pedido de tutela provisória de urgência buscando redução de alimentos poderá ser realizado, desde que bem embasado e com forte conjunto probatório para que forme o convencimento sumário do magistrado, apresentando-lhe o risco de dano em caso de não concessão do pedido liminar.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais