Buscar

ADAPTAÇÕES DESTES ORGANISMOS À VIDA PELÁGICA

Prévia do material em texto

ADAPTAÇÕES DESTES ORGANISMOS À VIDA PELÁGICA
-FLUTUABILIDADE
A-Prolongamentos do corpo
B-Muscilagem
C-Gotas –de-óleo
D-Vesículas-de-ar
E-Produção-de-bolhas de ar 
F-Tamanho reduzido
G-Achatamento do corpo
H-Movimento de natação
1 b 1- Flutuabilidade:
Os organismos planctônicos desenvolvem mecanismos para manter sua flutuabilidade: como prolongamentos do corpo e produção de muscilagem, para aumento da superfície corporal e conseqüentemente aumentar o atrito com a coluna de água; acúmulo de ar em vesículas ou produção de bolhas de ar, que atuam como flutuadores; alguns organismos produzem gotas de óleo, que são menos densas do que a água, através do tamanho reduzido do corpo, que implica em organismos mais leves; assim como através do próprio movimento de natação. Seguem abaixo exemplos de organismos com estas adaptações (Figuras 3, 4, 6, 7 e 8):
- Espinhos, cerdas, membranas, achatamento do corpo ou apêncices;
- Produção de muscilagem;
- Acúmulo de ar em vesículas- No caso do fitoplâncton em vacúolos, no caso do zooplâncton há a produção de bolhas de ar (Cnidaria- interior do corpo Ex. Siphonophora).
- Tamanho reduzido do corpo;
- Pneumatóforos - Sub-Classe Siphonophora; Ex: Physalia sp. (Caravela) – formação de pneumatóforo para aumentar a flutuabilidade.
- Próprio movimento de natação - Prasinofícea e copépodo- movimentação de flagelos e apêndices para natação.
-MECANISMOS PARA DIMINUIÇÃO DA PREDAÇÃO/ HERBIVORIA
A-Bioluminescencia
B-Toxicidade
C- Diminuição da palatabilidade
Bioluminescência- forma de afugentar predadores; (Figura 9)
Toxicidade – forma de diminuir e evitar a predação via secreção e liberação de toxinas.
Diminuição da palatabilidade- espinhos, cerdas, setas e cornos.
Figura 9- Exemplos de organismos planctônicos bioluminescentes: Noctiluca e Cyclosalpa
-DISTRIBUIÇÃO EM AGREGADOS (MANCHAS)
A- Os organismos planctônicos se distribuem em patches (agregados, manchas), tanto horizontalmente quanto verticalmente. São forçantes físicas que atuam nesta agregação- correntes geostróficas, correntes de maré, frentes de densidade
Distribuição do fitoplâncton em agregados (Figura 8) é dependente de condições ótimas para o seu desenvolvimento: Movimento de correntes; Correntes de maré.
Aumento da população de fitoplâncton nestes agregados: Condições ótimas de nutrientes e luminosidade(principalmente); Salinidade.
O zooplâncton acompanha os agregados de fitoplâncton e tem seu aumento populacional logo após ao aumento da população de fitoplâncton.
-PRODUÇÃO DE ESTÁGIOS DE DORMÊNCIA
A- Cistos- ex: dinoflagelados
B-Hibernação- Ex: Krill
C-Ovos de diapausa- Ex: Cladocera
Formação de esporos e ovos de dormência quando as condições não são favoráveis (Figura 11). Ex: Em regiões temperadas e fiordes alguns organismos do zooplâncton (como o copépodo: Acartia tonsa- Zillioux & Gonzáles, 1972) formam ovos de dormência durante o inverno.

Outros materiais