Buscar

Aula 2 Mecanismos de defesa

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Aula 2 – Mecanismo de defesa.
Sandra Silva
*
Sigmund Freud
*
O fundador da Psicanálise foi um médico judeu, Sigmund Freud, nascido em 1856, nas proximidades de Viena, cidade onde estudou Medicina. 
*
Terminando este curso, Freud dirigiu-se a Paris, desejando especializar-se em Neurologia. Tornou-se, então, aluno do Dr. Charcot, que exerceu sobre ele influência decisiva, principalmente em dois pontos:
*
1- Charcot acreditava que as doenças mentais eram originadas de certos fatos passados na infância dos indivíduos doentes.
2- Para fazer com que seus pacientes narrassem fatos do seu tempo de criança, Charcot usava a hipnose. O conhecimento de certos episódios emocionais da infância dos indivíduos ajudaria o médico a descobrir as causas de suas doenças.
*
Voltando para Viena, Freud associou-se ao Dr. Breuer. Ambos usavam o método de Charcot, isto é, hipnotizavam seus doentes de modo que contassem fatos de sua infância.
*
Esse relato tinha dois efeitos: fornecia os dados que auxiliavam o médico no diagnóstico da doença e aliviavam o paciente, libertando-o de alguns sintomas, tais como angustia, agitação, ansiedade, etc.
*
Freud e Breuer chamavam essa libertação que se processava nos pacientes de catarse. Notaram, porém, que essa cura era transitória; logo apareciam outros sintomas de perturbação.
 Breuer e Freud trabalharam juntos em alguns casos, sem empregar a hipnose. Após terem captado totalmente a confiança do paciente, levavam-no a relatar seu passado em estado normal.
*
Notaram que ocorria, muitas vezes, o fenômeno chamado transferência. Quase sempre acontecia do paciente transferir ao médico suas emoções, ora afeiçoando-se a ele, ora aborrecendo-se com ele.
*
Durante algum tempo, os dois colegas trabalharam juntos, mas logo suas idéias começaram a divergir muito e precisaram se separar.
Freud começou a trabalhar sozinho, criando um método próprio, ao qual chamou de Psico-análise (ou análise da mente), hoje Psicanálise.
*
Esse método é composto por três técnicas: 
-Associação livre, 
-análise dos sonhos, 
-análise dos atos falhos.
Freud explicou que a nossa vida mental se dá em três níveis:
*
Nível pré-consciente: Há fenômenos mentais que não estão se passando agora em minha mente, mas que são do meu conhecimento. Por exemplo: lembrar o que eu comi segunda feira passada.
*
Nível consciente: Há fenômenos mentais que se estão processando e deles estamos tomando conhecimento imediato. Por exemplo: o meu nome.
*
Nível inconsciente: São fenômenos que se realizam em nossas mentes sem que saibamos. Eles nos passam despercebidos, nós os ignoramos.
*
Sandra Silva
Inconsciente
Pré-consciente
Consciente
*
Estrutura da Personalidade 
As observações de Freud revelaram uma série interminável de conflitos e acordos psíquicos. A um instinto opunha-se outro. Eram proibições sociais que bloqueavam pulsões biológicas e os modos de enfrentar situações freqüentemente chocavam-se uns com os outros.  
Ele tentou ordenar este caos aparente propondo três componentes básicos estruturais da psique: o Id, o Ego e o Superego. 
*
MECANISMOS DE DEFESA 
O que são mecanismos de defesa?
 	São estratégias, mecanismos, utilizados pelo EGO, para lidar com as demandas de pressões do ID e do SUPEREGO, isto é são instrumentos que protegem a pessoa contra impulsos ou afetos que possam ocasionar situações desconfortantes que são fontes de angústia. A utilização desses mecanismos alivia a tensão. 
*
Características comuns dos mecanismos de defesa.
Negam, falsificam ou distorcem a realidade;
Operam inconscientemente de maneira que a pessoa não tem consciência do que está acontecendo
*
MECANISMOS DE DEFESA 
Os principais Mecanismos de Defesa psicológicos descritos são: 
repressão,
 negação, 
racionalização,
 formação reativa, 
isolamento, 
projeção, 
regressão e
 sublimação (Anna Freud, 1936). 
*
MECANISMOS DE DEFESA 
A presença dos mecanismos de defesa é freqüente em indivíduos saudáveis, mas, em excesso é indicação de sintomas neuróticos ou, em alguns casos extremos, o excesso indicaria até sintomas psicóticos, como por exemplo e principalmente, o excesso dos mecanismos de projeção.
*
Repressão
 
 A essência da Repressão consiste em afastar uma determinada coisa do consciente, mantendo-a à distância (no inconsciente) 
 
Consciente
Inconsciente
*
Repressão
 A repressão afasta da consciência um evento, idéia ou percepção potencialmente provocadoras de ansiedade e impede, dessa forma, qualquer "manipulação" possível desse material. Entretanto, o material reprimido continua fazendo parte da mente, apesar de inconsciente, e que continua causando problemas. 
EX - Uma vítima de acidente não consegue se lembrar, não lembra de nada a respeito do 	acidente;
EX: Traumas vividos durante o nascimento;
Consciente
Inconsciente
*
Negação
Negação é a tentativa de não aceitar na consciência algum fato que perturba o Ego. Os adultos têm a tendência de fantasiar que certos acontecimentos não são, de fato, do jeito que são, ou que na verdade nunca aconteceram. 
 A seguinte estória é uma ilustração da negação:
 Uma mulher foi levada à Corte a pedido de seu vizinho. Esse vizinho acusava a mulher de ter pego e danificado um vaso valioso. Quando chegou a hora da mulher se defender, sua defesa foi tripla: "Em primeiro lugar, nunca tomei o vaso emprestado. Em segundo lugar, estava lascado quando eu o peguei. Finalmente, Sua Excelência, eu o devolvi em perfeito estado".
*
Racionalização
Racionalização é o processo de achar motivos lógicos e racionais aceitáveis para pensamentos e ações inaceitáveis. 
É o processo através do qual uma pessoa apresenta uma explicação que é logicamente consistente ou aceitável para uma atitude, ação, idéia ou sentimento que causa angústia. 
Usa-se a Racionalização para justificar comportamentos quando, na realidade, as razões para esses atos não são recomendáveis. 
 EX. “Levei para minha casa o computador da empresa, afinal não ajudam os funcionários a ter seu próprio instrumento de trabalho.”
*
Formação Reativa 
Esse mecanismo substitui comportamentos e sentimentos que são opostos ao desejo real. Trata-se de uma inversão clara e, em geral, inconsciente do verdadeiro desejo. Como outros mecanismos de defesa, as formações reativas são desenvolvidas, em primeiro lugar, na infância. Isto ocorre com as crianças, assim como com incontáveis adultos. 
EX – Mãe superprotetora
*
Através da Formação Reativa, alguns pais são incapazes de admitir um certo ressentimento em relação aos filhos, acabam interferindo exageradamente em suas vidas, sob o pretexto de estarem preocupados com seu bem-estar e segurança. Nesses casos a superproteção é, na verdade, uma forma de punição. 
O esposo pleno de raiva contra sua esposa pode manifestar sua Formação Reativa tratando-a com formalidade exagerada: "não é querida..." A Formação Reativa oculta partes da personalidade e restringe a capacidade de uma pessoa responder a eventos e, dessa forma, a personalidade pode tornar-se relativamente inflexível.
*
Projeção
O ato de atribuir a uma outra pessoa, animal ou objeto as qualidades, sentimentos ou intenções que se originam em si próprio, é denominado projeção. 
É um mecanismo de defesa através do qual os aspectos da personalidade de um indivíduo são deslocados de dentro deste para o meio externo.
EX- Uma pessoa critica a outra, muitas vezes daquilo que nega reconhecer para si mesma, e projetando em outrém, o mesmo foge da responsabilidade de seus fracassos; 
*
Regressão 
Regressão é um retorno a um nível de desenvolvimento anterior ou a um modo de expressão mais simples ou mais infantil. 
É um modo de aliviar a ansiedade escapando do pensamento realístico para comportamentos que, em anos anteriores,
reduziram a ansiedade. 
EX – Só se sente seguro quando agarra seu cobertor, tal como faria ou fazia quando bebê.
A regressão é um modo de defesa bastante primitivo e, embora reduza a tensão, freqüentemente deixa sem solução a fonte de ansiedade original.
*
Sublimação
A energia associada a impulsos e instintos socialmente e pessoalmente constrangedores é, na impossibilidade de realização destes, canalizada para atividades socialmente meritosas e reconhecidas. 
 Ex: A frustração de um relacionamento afetivo e sexual mal resolvido, por exemplo, é sublimado na paixão pela leitura ou pela arte.
 Ex: Indivíduos com grandes impulsos agressivos se tornam médicos cirurgiões.
*
Deslocamento
É o mecanismo psicológico de defesa onde a pessoa substitui a finalidade inicial de uma pulsão por outra diferente e socialmente mais aceita. 
EX - Durante uma discussão, por exemplo, a pessoa tem um forte impulso em socar o outro, entretanto, acaba deslocando tal impulso para um copo, o qual atira ao chão.
*
Deslocamento
EX - Um menino é ridicularizado e espancado pelo valentão da sua classe, no 	recreio, então chega em casa e dá um 	chute no cachorro;
	
EX - Em uma discussão entre o casal, um dos conjugues agride os filhos; 
*
Obrigado

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais