Buscar

AD1 GEOGRAFIA 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 1– 2017.1 
Disciplina: Geografia na Educação 2 Coordenador (a): Lincoln Tavares Silva 
Aluno (a): Vanessa Rodrigues dos Santos.
Matr.: 15112080355. 
Polo: Magé. 
Caro/a Estudante, Objetivamos com a AD que você responda as questões a partir de pesquisas e leituras que venha a fazer, além do livro da disciplina e dos textos complementares que se encontram postados na plataforma. Como você terá um tempo para fazê-la, sugerimos que possa entendê-la como um trabalho de pesquisa. Assim, a AD1 será mais uma forma de estudo para a avaliação presencial. Aplique-se e bom trabalho! 
1ª questão: (3 pontos) 
Nosso país foi ocupado segundo um padrão que ficou conhecido como “economia de arquipélago”. Tal situação durou muito tempo e ainda hoje influencia a organização territorial das nossas atividades sociais e econômicas e da população. Apresente duas características decorrentes deste modelo de ocupação e uma consequência social do mesmo, que ainda se pode evidenciar nos tempos atuais. 
2ª questão: (4 pontos) 
Leia atentamente o texto que transcrevemos do artigo de Hermínia Maricato (2000, p. 23) 
As décadas perdidas não são as únicas a registrar as origens do que podemos chamar de tragédia urbana brasileira. Enchentes, desmoronamentos, poluição dos recursos hídricos, poluição do ar, impermeabilização da superfície do solo, desmatamento, congestionamento habitacional, retorno de epidemias, violência, etc. O crescimento urbano sempre se deu com exclusão social, desde a emergência do trabalhador livre na sociedade brasileira, quando as cidades passam a ganhar nova dimensão e tem início o problema da habitação. 
Aponte dois impactos ambientais causados por atividades extrativas no Brasil e busque exemplificar, por meio de uma reportagem encontrada na internet, os prejuízos causados ao meio ambiente e à população impactados por tais atividades extrativas.
3ª questão: (3 pontos) 
Nosso planeta possui uma dinâmica de formação e de evolução que é complexa e que apresenta aspectos diferenciados. Levando em consideração a dinâmica das Placas Tectônicas, apresente e explique três (03) aspectos que caracterizem estas diferenças gerais existentes na condição geológica/geomorfológica do território brasileiro.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes