Buscar

2ª Revisão - Histologia 2014.1 (Biomedicina)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

2ª REVISÃO PRÁTICA DE HISTOLOGIA
BIOMEDICINA
OSSIFICAÇÃO
O tecido ósseo é formado ou por um processo chamado de ossificação intramembranosa, que ocorre no interior de uma membrana conjuntiva, ou pelo processo de ossificação endocondral.
Identifique as zonas que se encontram nas setas.
Na cartilagem de conjugação, começando ao lado da epífise, distinguem-se as cinco zonas:
1) Zona de cartilagem em repouso
2) Zona de cartilagem seriada ou de proliferação
3) Zona de cartilagem hipertrófica
4) Zona de cartilagem calcificada
5) Zona de ossificação ou zona de erosão
TECIDO ÓSSEO
É um tipo especializado de tecido conjuntivo, formado por células e material extracelular calcificado.
FUNÇÕES: serve de suporte para os tecidos moles e protege órgãos vitais, como os contidos nas caixas craniana e torácica e no canal raquidiano. Aloja e protege a medula óssea, formadora das células do sangue. Proporciona apoio aos músculos esqueléticos, transformando suas contrações em movimentos úteis, e constitui um sistema de alavancas que amplia as forças geradas na contração muscular.
Fêmur por descalcificação
Identifique as células que se encontram nas setas branca e laranja.
Osteoblastos
São as células que sintetizam a parte orgânica da matriz óssea.
Osteócitos
São células essenciais para a manutenção da matriz óssea. Sua morte é seguida por reabsorção da matriz.
Osteoclastos
São células móveis, gingantes, multinucleadas e extensamente ramificadas. São responsáveis pela reabsorção óssea.
Fêmur por desgaste
Identifique o que está presente nas setas.
Identifique.
Os canais de Havers comunicam-se entre si, com a cavidade medular e com a superfície externa de osso por meio de canais transversais denominados canais de Volkmann.
SANGUE
SANGUE
Tipo especializado de tecido conjuntivo
Funções: transporte de nutrientes, oxigênio, produtos de desgaste, dióxido de carbono, hormônios, células e outras substâncias, além de participar da manutenção da temperatura corporal.
Elementos figurados: hemácias, leucócitos e plaquetas.
Leucócitos: granulócitos e agranulócitos.
HEMÁCIAS
As hemácias são os elementos figurados mais populosos, são anucleados e têm função inteiramente dentro do sistema circulatório, no transporte de oxigênio para os tecidos e de dióxido de carbono a partir dos tecidos do corpo.
PLAQUETAS
As plaquetas são fragmentos citoplasmáticos. São derivadas dos megacariócitos da medula óssea e têm função na hemostasia (mecanismo de coagulação do sangue).
NEUTRÓFILOS
Os neutrófilos fazem parte da série dos “granulócitos”. Seus grânulos possuem uma afinidade muito fraca pelos corantes, corando-se em uma tonalidade rosa-salmão. Possuem de 2 a 5 lóbulos. Têm como função FAGOCITAR BACTÉRIAS.
EOSINÓFILOS
Os eosinófilos também fazem parte da série dos “granulócitos”. Seus grânulos coram-se numa tonalidade vermelho-alaranjada. Possuem 2 lóbulos. Participam das atividades ANTIPARASITÁRIAS e FAGOCITAM COMPLEXOS ANTÍGENO-ANTICORPO. Estão envolvidos com a resposta ALÉRGICA. Possuem receptores para IgE e IgG e algumas proteínas do sistema complemento.
BASÓFILOS
Os grânulos dos basófilos coram-se em uma tonalidade azul-escura com corantes utilizados em preparações próprias para o estudo do sangue à microscopia. Sua função é desconhecida, mas o conteúdo de seus grânulos é similar ao dos mastócitos; liberam esses agentes farmacológicos através da degranulação. Produzem e liberam outros agentes farmacológicos a partir do ácido aracdônico, formado em suas membranas. Acredita-se que estão envolvidos com resposta à alergia, devido a liberação de histamina e heparina.
LINFÓCITOS
Os 3 tipos de linfócitos são: B, T e células nulas. São morfologicamente indistinguíveis. As células T são responsáveis pela RESPOSTA IMUNE DE BASE CELULAR, e as células B, pela RESPOSTA IMUNE DE BASE HUMORAL. As células nulas podem ser de dois tipos: células-fonte pluripotenciais hematopoieticas ou CÉLULAS “NATURAL KILLER”.
MONÓCITOS
Possuem núcleo ovoide, em forma de rim ou de ferradura. Devido ao arranjo pouco denso de sua cromatina, seu núcleo aparece mais claro do que o dos linfócitos. São os PRECURSORES DOS MACRÓFAGOS. O monócito faz parte do sistema mononuclear fagocitário ou sistema histiocitário.
TECIDO MUSCULAR
O tecido muscular é constituído por células alongadas, que contêm grande quantidade de filamentos citoplasmáticos de proteínas contráteis, geradoras das forças necessárias para a contração desse tecido, utilizando a energia contida nas moléculas de ATP.
As células musculares têm origem mesodérmica , e sua diferenciação ocorre pela síntese de proteínas filamentosas, concomitante com o alongamento das células.
De acordo com suas características morfológicas e funcionais, distinguem-se 3 tipos de tecido muscular: tecido muscular liso, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular estriado cardíaco.
TECIDO MUSCULAR LISO
O tecido muscular liso é de contração INVOLUNTÁRIA. Suas células apresentam formato fusiforme, com núcleo centralmente localizado.
TECIDO MUSCULAR ESTRIADO ESQUELÉTICO
O tecido muscular estriado esquelético é revestido pelo epimísio, que separa a massa muscular em fascículos. Estes são circundados pelo perimísio. As fibras musculares, contidas no interior do fascículo, são envolvidas pelo endomísio. É um tecido dotado de estriações, com núcleos periféricos. Tecido de contração VOLUNTÁRIA.
TECIDO MUSCULAR ESTRIADO CARDÍACO
As células desse tecido muscular contêm apenas um núcleo, localizado de forma central. Essas células formam junções especializadas, conhecidas como JUNÇÕES INTERCALARES. A contração desse tipo de tecido muscular é INVOLUNTÁRIA.
TECIDO NERVOSO
TECIDO NERVOSO
Tecido especializado no recebimento de informações a partir dos meios externo e interno.
A recepção da informação é função do sistema nervoso periférico (SNP).
Os processos de integração, análise e resposta são realizados pelo encéfalo e pela medula espinhal, os quais constituem o sistema nervoso central (SNC).
A transmissão da resposta ao órgão efetor é relegada ao componente motor do SNP.
O sistema nervoso somático exerce o controle consciente sobre as funções voluntárias.
O sistema nervoso autônomo controla funções involuntárias.
O sistema nervoso simpático prepara o corpo para a ação.
O sistema nervoso parassimpático funciona para acalmar o corpo e fornece inervação motora para a secreção da maioria das glândulas exócrinas.
CEREBELO
CÉLULA DE PURKINJE
MEDULA
CORPOS DE NEURÔNIO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais