Buscar

APOL 1 Marketing Aplicado a Logística Negócios Eletrônicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Marketing Aplicado a Logística
O macro ambiente de uma empresa é o termo que se utiliza para englobar todas aquelas variáveis externas que afetam a atividade empresarial. Estas variáveis geralmente não só afetam a empresa, mas o conjunto da sociedade e de suas atividades, e englobam matérias relativas á população, questões legais ou tecnológicas. É essencial realizar uma análise do macro ambiente de uma empresa, já que conhecendo em que situação a empresa irá desenvolver sua atividade é possível que a mesma se proteja daquelas questões que possam se tornar nocivas, e aproveitar aquelas situações que permitam aumentar suas vendas. Ao analisar os aspectos do macro ambiente é muito importante ressaltar que:
De acordo com os conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e na sequência assinale V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsas, considerando quais aspectos são importantes ao analisar o macro ambiente.
 
(  ) É importante que cada empresa personalize os aspectos de acordo com suas necessidades.
 
(  ) É importante que não só a empresa adapte os aspectos do macro ambiente mas também seus fornecedores.
 
(  ) É importante ressaltar que os aspectos do macro ambiente não podem ser alterados pelas ações da empresa.
 
(  ) A empresa não deve adaptar os aspectos sem antes conhecer os aspectos trabalhados pelos seus concorrentes.
 
(  ) A empresa deve se adaptar a esses aspectos para que consiga ter bons resultados em suas atividades e decisões.
 
Assinale a alternativa correta:
	E
	F – F – V – F – V
Justificativa: Resposta Correta letra E. Rota de Aprendizagem II. Tema:  Análise do Macro ambiente. P. 6.
Questão 2/5 - Marketing Aplicado a Logística
Philip Kotler é uma das maiores autoridades mundiais em marketing, faz palestras em todas as partes do mundo e estão inseridas em seu currículo consultorias a inúmeras empresas. Em 2008, foi listado como a 6° pessoa mais influente no mundo dos negócios pelo Wall Street Journal, publicado em Nova Iorque, sendo autor de diversos livros e artigos sobre o tema, bem como o recebimento de prêmios por sua atuação prática e como professor de marketing. Em 2008, Kotler realizou uma palestra no Fórum de Marketing na cidade de Curitiba – Paraná, intitulada As Novas Tendências do Marketing, com dois questionamentos básicos.
A partir dos materiais disponibilizados para estudo, analise as afirmativas abaixo, e em seguida assinale a sequência correta com relação aos dois questionamentos feitos por Kotler no Fórum realizado em Curitiba.
 I) Suas empresas conseguirão defender o mercado que detém diante da invasão cada vez maior de marcas globais estrangeiras? 
 II) Suas empresas investem parte do faturamento em campanhas de marketing?
 III) Suas empresas avaliam o retorno das campanhas de marketing?
 IV) Suas empresas conseguirão desenvolver fortes marcas regionais ou mundiais? 
 V) Suas empresas estabelecem estratégias de marketing conforme os seus concorrentes?
 
Assinale a alternativa correta:
	C
	Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
Você acertou!
Justificativa: Resposta Correta letra C. Livro Marketing. O que é? Quem faz? Quais as tendências? Autor: Carlos Frederico de Andrade, Capítulo I, O que é Marketing? P. 21.
Questão 3/5 - Marketing Aplicado a Logística
Um aspecto extremamente importante para o desenvolvimento de qualquer empresa é a forma como ela se relaciona com seus clientes, e principalmente como ela atende suas necessidades e expectativas. Identificar e trabalhar sobre essas necessidades e expectativas está entre os maiores desafios das empresas, pois não podemos deixar de considerar que vivemos uma época de globalização e competição intensa, não só entre as empresas, mas também entre países e pessoas. Pensando nesse sentido, é grande o número de empresas que reportam ao uso das estratégias de marketing para atingirem seus objetivos, porém é válido ressaltar que muitas empresas ainda vinculam o marketing de uma maneira errada, ou seja, faz uso de algumas ferramentas para processos errados, o que consequentemente não traz o objetivo esperado.
A partir dos materiais disponibilizados para estudo, analise as afirmativas abaixo, e assinale a sequência correta com relação a definição do que é marketing.
 I) Marketing é a aplicação e junção das áreas de vendas e propagandas, visto que é comum as empresas utilizarem o marketing para aumentar suas vendas.
 II) Marketing é o sistema total de todas as atividades de negócios desenvolvidos para planejar, precificar, promover e distribuir produtos que satisfaçam os clientes. 
 III) Marketing é uma disciplina estática, ou seja, não sofre alterações ao longo do processo e não apresenta constante evolução, pois suas teorias não permitem adaptações.
 IV) O Marketing direciona as atividades que envolvem a criação e distribuição de produtos em mercados identificados. 
 V) Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para o cliente, também é de responsabilidade do marketing o relacionamento com o cliente, antes, durante e depois do processo de compra. 
 
Assinale a alternativa correta
	D
	Somente as afirmativas II, IV e V estão corretas.
Você acertou!
Justificativa: Resposta Correta letra D. Rota de Aprendizagem I, Tema 01: O escopo do Marketing e sua importância, p. 5.
Questão 4/5 - Negócios Eletrônicos
Os números comprovam aquilo que muitas pessoas, inclusive, os empreendedores digitais já sabem, as vendas pela internet crescem a cada ano. Isso se deve a inúmeros fatores, como o crescimento de brasileiros que possuem acesso à internet, o que se deu, em grande parte, pelo aumento nas vendas de smartphones nos últimos anos. Isso não quer dizer apenas que mais pessoas estão se conectando como também comprando mais e, muitas delas, pelos seus dispositivos móveis. Essa nova realidade mostra que os empresários com lojas virtuais mais do que nunca devem se preocupar em investir em um e-commerce responsivo ou mesmo em uma loja móbile. Dados apontam ainda que metade da população já possui acesso à internet e que o número de pessoas com smartphone já ultrapassa os 35% da população. Além disso, o percentual de consumidores virtuais ativos na internet já chegou a 20% da população. O site e-bit, famoso por ajudar os consumidores a conhecerem a reputação do comércio eletrônico, todos os anos publica os seus levantamentos sobre o e-commerce do país. Turban, Rainer Junior e Potter (2003) apontam alguns benefícios decorrentes da utilização da modalidade de comércio eletrônico, tanto para as organizações, os clientes e a sociedade.
De acordo com os conteúdos disponibilizados, analise as afirmativas abaixo, e em seguida assinale a sequência correta no que se referem aos benefícios para a SOCIEDADE.
 I) Aumenta a variedade de produtos e serviços aos consumidores, o que seria difícil no comércio tradicional.
 II)Reduz os custos de telecomunicações porque as transações realizadas pela internet tem um custo bem menor se comparado ao das rede de valor agregado.
 III) Permite as pequenas empresas concorrer com as grandes.
 IV) Possibilita aos indivíduos trabalhar em casa e deslocar-se menos, reduzindo, assim, o transito rodoviário e a poluição atmosférica.
 V) Permite que as pessoas usufruam de produtos e serviços não disponíveis no comercio tradicional, incluindo oportunidades de aprender profissões e obter diplomas universitários.
 
Assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	E
	Somente as afirmativas IV e V estão corretas. 
Justificativa: Resposta Correta letra E. Livro Negócios Eletrônicos. Comércio Eletrônico. PP. 115/116.
Questão 5/5 - Marketing Aplicado a Logística
Você possivelmente já observou as inúmeras denominações que acompanham a palavra marketing. Isso se deve ao fato de que essa área de atuação ganha cada vez mais especialidades: marketing direto, religioso, agrícola, pessoal, industrial, de serviços, de relacionamento,social, ambiental, societal, esportivo, de guerrilha, de emboscada, eletrônico, de varejo, político, promocional, dentre tantas outras, porém seja qual for o direcionamento e a forma, é preciso sempre considerar:
De acordo com os conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e na sequencia assinale V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsas, considerando quais fatores devem ser sempre considerados.
 
(  ) O objetivo geral.
 
(  ) O objetivo dominante.
 
(  ) O foco.
 
(  ) A ação.
 
(  ) Quem o utiliza.
 
Assinale a alternativa correta:
	C
	V – V – V – V – V
Você acertou!
Justificativa: Resposta Correta letra C. Livro Marketing. O que é? Quem faz? Quais as tendências? Autor: Carlos Frederico de Andrade, Capítulo II. Áreas e tipos de marketing. PP. 41/42.

Outros materiais