Buscar

Exercícios resolvidos Saneamento Básico

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201409400253)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	É correto afirmar que a região brasileira com menor índice de atendimento ao sistema de abastecimento de água é a região:
		
	
	Centro-oeste
	 
	Norte
	
	Sudeste
	
	Sul
	
	Nordeste
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201409277017)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as segiuintes afirmações
		
	 
	Oxigênio Dissolvido ¿ OD é um parâmetro químico muito importante por indicar a quantidade de oxigênio necessária à degradação da matéria orgânica.
	 
	Sulfato de alúminio e cloro são os principais produtos químicos utilizados no tratamento das águas de abastecimento no Brasil.
	 
	As características físicas, químicas e biológicas da água, em seu conjunto, permitem a avaliação da sua qualidade. São parâmetros físicos: Cor; Odor; Teor de Fósforo e Turbidez.
	 
	O tratamento mais utilizado para eliminação de Coliformes é a desinfecção, embora, na etapa de filtração muitos microorganismos sejam eliminados.
	 
	Dentre todos os parâmetros químicos, um dos mais difíceis de corrigir é o teor de metais pesados.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408590817)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre o controle de afluentes líquidos no meio ambiente, analise: I. A medida mais eficaz de controle da poluição da água é a implantação de sistemas de coleta e tratamento de esgotos domésticos e industriais. II. A adoção de práticas corretas de coleta e tratamento e/ou disposição final do lixo constitui medida de controle da poluição da água. III. As medidas de controle da erosão do solo não influenciam para proteção da água. 
 É correto o que consta em
		
	
	b) II, apenas.
	
	c) III, apenas.
	
	a) I, apenas.
	 
	e) I e II, apenas.
	
	d) I, II e III.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408590830)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Metais presentes nas águas como o chumbo, podem causar que tipo de problemas ao corpo hídrico? Marque a resposta correta.
		
	
	Salinidade excessiva.
	
	Problemas estéticos.
	
	Espumas.
	
	Consumo de oxigênio.
	 
	Toxicidade.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201409400255)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O tratamento de esgoto objetiva a remoção de impurezas físicas, químicas e biológicas, a fim de garantir à população o acesso aos recursos hídricos e evitar a transmissão de doenças. Em um contexto mundial de escassez e estresse hídrico, a preservação das águas e a manutenção de sua qualidade não são apenas fundamentais, mas vitais. Nesse cenário, o tratamento de esgotos sanitários domésticos e industriais é indispensável. De acordo com este texto analise as proposições abaixo: I. A composição dos esgotos domésticos varia de acordo com os hábitos alimentares, culturais e sociais, podendo apresentar compostos orgânicos e uma elevada carga de compostos inorgânicos, como metais pesados. II. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saneamento é o controle de todos os fatores do meio físico que exercem ou podem exercer efeitos nocivos sobre o bem-estar físico, mental e social. III. No Brasil o saneamento básico e o tratamento de esgoto sanitário estão presentes em 75% dos lares brasileiros. IV. O atraso no Brasil em políticas de saneamento básico deve-se ao fato de não termos uma legislação que trate especificamente desse assunto. É correto o que se afirma em:
		
	
	II, III e IV, apenas
	
	I e II, apenas
	 
	II, apenas
	
	I e III, apenas
	
	I, apenas
	
	 1a Questão (Ref.: 201409349163)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Faz parte do conjunto de critérios a ser avaliado quando da escolha de um manancial para captação de água para abastecimento:
		
	
	Cota do local de captação; qualidade da água e profundidade do lençol freático.
	
	Cota do local de captação; qualidade da água; pressão da rede e profundidade do lençol freático.
	
	Cota do local de captação; qualidade da água e pressão da rede.
	
	Cota do local de captação; qualidade da água; pressão da rede; profundidade do lençol freático; vazão e lançamentos de efluentes no corpo hídrico.
	 
	Cota do local de captação; qualidade da água; vazão e lançamentos de efluentes no corpo hídrico.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201409316417)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Calhas tipo Parshall são utilizadas em estações de tratamento de água e de esgoto. É função dessas calhas I. medir vazão. II. reter sólidos suspensos. III. misturar coagulantes. IV. decantar material sólido. É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	IV e II.
	 
	I e III.
	
	II e III.
	
	I e IV.
	
	III e IV.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201409400261)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação às variações de consumo analise as proposições abaixo: I. A quantidade de água consumida varia em função do tempo, das condições climáticas, hábitos de vida da população, etc. II. As variações de consumo que devem ser consideradas em um sistema de abastecimento de água são: variações anuais, diárias, horárias e instantâneas de consumo. III. As variações anuais de consumo tendem a crescer de acordo com o aumento populacional e, às vezes, o aumento do consumo per capita e devido a melhorias dos hábitos higiênicos da população e do desenvolvimento industrial. IV. Devido a existência de consideráveis demandas pontuais, como no caso de indústrias, neste caso as variações podem ser ditas variação horária de consumo. É correto o que se afirma em:
		
	
	I e II, apenas;
	
	II e IV, apenas.
	 
	I, II e III, apenas;
	
	I, apenas;
	
	II, apenas;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409108644)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale verdadeiro (V) ou falso (F):
		
	 
	Os microrganismos patogênicos são introduzidos na água junto com a matéria fecal de esgotos sanitários.
	 
	Os defensivos agrícolas são exemplos de poluentes orgânicos biodegradáveis.
	 
	Os metais não são solubilizados pela água, podendo gerar danos à saúde em função de seus potenciais carcinogênicos, mutagênicos ou teratogênicos.
	 
	Os poluentes orgânicos não biodegradáveis são compostos basicamente por proteínas, carboidratos e gorduras.
	 
	Os principais poluentes das águas são: poluentes orgânicos biodegradáveis, poluentes orgânicos não biodegradáveis, metais, nutrientes e organismos patogênicos.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408590929)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual é o processo de degradação que sofrem o lagos e outros corpos de água quando estão muito enriquecidos de nutrientes limitando a sua atividade biológica? Marque a resposta correta.
		
	 
	Eutrofização.
	
	Salinização.
	
	Poluição.
	
	Erosão.
	
	Lixiviação.
		
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201408590989)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um reservatório de água, com base retangular, possui as seguintes medidas internas: Altura = 650 cm; Comprimento = 800 cm; Largura = 10 m. Considerando-se que o reservatório apresenta um problema e não pode receber água nos 3 metros superiores, assinale a alternativa que indica a capacidade disponível para o armazenamento de água neste reservatório.
		
	 
	280 m3.
	
	2800 litros.
	
	520.000 cm3.
	
	520.600 dm3.
	
	280 litros.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408596318)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No dimensionamento hidráulico de coletores de esgoto, deve-se atender às condições estabelecidas: I. Diâmetro mínimo de 100mm. II. Declividade maior ou igual a 0,02m/m. III. Tensão trativa igual ou superior a 1,0Pa. IV. Lâmina de água máxima de 75% do diâmetro da tubulação. Verifica-se que está(ão) correta(s)
		
	
	I, II, III e IV.
	
	I, II e III, apenas.
	
	I, apenas.
	 
	I, III e IV, apenas.
	
	II e III, apenas.3a Questão (Ref.: 201409185609)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Uma das etapas do abastecimento da água é a captação no manancial. Em relação ao manancial, as formas de captação da água são:
		
	
	Superficial, meteórica e poço tubular
	
	Subterrânea, poço tubular e poço artesiano
	
	Meteórica, superficial e poço artesiano
	 
	Superficial, subterrânea e poço escavado
	 
	Subterrânea, superficial e meteórica
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408596383)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na elaboração de um projeto hidráulico-sanitário de rede coletora de esgoto sanitário, funcionando em lâmina livre, são requisitos: o relatório do estudo de concepção; o levantamento de obstáculos superficiais e subterrâneos onde deve ser traçada a rede coletora; o levantamento cadastral da rede existente; as sondagens de reconhecimento; o levantamento planialtimétrico da área de projeto e de suas zonas de expansão com curvas de nível de metro em metro e a planta onde estejam representadas as áreas das bacias de esgotamento de interesse para o projeto. As escalas mínimas do levantamento planialtimétrico e da planta são, respectivamente,
		
	
	1:500 e 1:1 000.
	
	1:2 000 e 1:5 000.
	 
	1:2 000 e 1:10 000.
	
	1:1 000 e 1:5 000.
	
	1:100 e 1:200.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408590967)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os aeradores tipo cascata das ETAS são usados para:
		
	 
	Remoção de gás carbônico e substâncias voláteis.
	
	Adição de oxigênio e oxidação de compostos ferrosos.
	
	Dispersão do coagulante na água.
	
	Intercâmbio de gases e substâncias voláteis.
	
	Agregação da matéria orgânica coloidal.
		
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201408596469)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para o estudo da construção de uma estação de tratamento de esgotos num sítio aeroportuário, o engenheiro responsável considerou a necessidade de projetar um desarenador para remoção das partículas com diâmetro igual ou superior a 0,2 mm (densidade de 2,65). Tal especificação deve atender a um percentual de remoção mínima, em massa, igual a
		
	
	80%
	
	85%
	
	75%
	 
	95%
	
	90%
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201409349370)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Julgue as alternativas abaixo:
I - A captação, segunda unidade, em sequência, do sistema de abastecimento de água, consiste em um conjunto de equipamentos e instalações utilizado para a tomada de água do manancial.
II - A adução consiste no conjunto de tubulações utilizadas para a condução da água do ponto de captação até a ETA e da ETA até os reservatórios de distribuição.
III - Quando o local da captação estiver em um nível superior, que possibilite a adução por gravidade, não há necessidade do emprego de equipamento de recalque (conjunto moto-bomba e acessórios).
IV - A estação de tratamento de água (ETA) tem como principal objetivo adequar a qualidade da água bruta afluente à estação ao padrão de potabilidade vigente.
Estão corretas:
		
	 
	II, III e IV
	
	I e II
	 
	I, III e IV
	
	II e III
	
	I, II, III e IV
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408700267)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Nas Estações de Tratamento de Esgotos (ETE´s), todos os componentes poluidores são separados da água antes de retornarem ao meio ambiente. O Esgoto Bruto que chega às Estações passa por diversas etapas de tratamento, que acontece em duas fases, a sólida e a líquida. O pré-tratamento de uma ETE tem como objetivo a remoção:
		
	
	d) de DBO;
	
	e) de sólidos em suspenção não grosseiros.
	 
	a) do material grosseiro;
	
	c) de areia;
	
	b) de matéria orgânica;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409331793)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na construção de poços rasos deve-se tomar algumas medidas para evitar a retirada de água contaminada. Qual é uma delas? Marque a resposta correta.
		
	
	A distância mínima entre o poço e a fossa (do tipo seca) deve ser de 30 metros.
	
	A distância máxima entre o poço e a fossa (do tipo seca) deve ser de 45 metros.
	 
	A distância mínima entre o poço e a fossa (do tipo seca) deve ser de 15 metros.
	
	A distância mínima entre o poço e a fossa (do tipo seca) deve ser de 45 metros.
	
	A distância máxima entre o poço e a fossa (do tipo seca) deve ser de 15 metros.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408596389)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere as figuras acerca de sistemas de tratamento de esgoto.
Os elementos constituintes identificados por I, II e III, referem-se, respectivamente, a :
 
 
		
	
	entrada de dejetos, caixa de distribuição e estação de elevação.
	
	tela de separação, aerador e tanque de decantação.
	
	clarificador secundário, tanque de cloração e tanque de separação.
	
	tanque de sedimentação, tanque de separação primário e tanque de flotação.
	 
	grade primária; clarificador primário e tanque de aeração.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes