Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO DE HISTÓRIA DA MATEMATICA

Prévia do material em texto

AVALIANDO APRENDIZADO DE HISTÓRIA DA MATEMATICA
AULA 1
De acordo com Skemp, na compreensão ______________,o aluno é capaz de realizar uma grande variedade de atividades com criatividade e inteligência, permitindo relacionar diferentes conceitos em um só esquema.
R: relacional
De acordo com Skemp, na compreensão ________________, o aluno domina uma coleção isolada de regras e algoritmos aprendidos por meio da repetição, sem estabelecer relações entre conceitos.
R: instrumental
Como consequência das ideias do grupo Bourbaki, o Movimento da ____________________ leva o formalismo e o rigor matemático ao ensino
R: MATEMATICA MODERNA
Afirmar que a intuição é necessária a todo trabalho criador, em qualquer ciência, é reafirmar uma das ideias do Matemático que viveu entre 1954 e 1912, cujo nome é:
R: Poincaré
Observe as afirmações abaixo;
I - O sistema de numeração romano não utiliza a representação do zero
II - O sistema de numeração maia é decimal não posicional
III - O sistma de numeração maia é decimal posicional
Das afirmações acima, estão corretas:
R: APENAS A I
A descrição "Um certo método pelo qual lhe será possível dar os passos iniciais que lhe permitirão investigar alguns dos problemas de matemática por meio da mecânica" foi escrita de:
R: Arquimedes para Erastótenes
AULA 2
Piaget (1988) relatava que a denominada MATEMÁTICA MODERNA era fundamentada na simples transmissão de conhecimento e, por isso, já nascia fracassada. Piaget procurou diagnosticar as fases de transição de conhecimentos, envolvendo a passagem de um conteúdo mais simples para um conteúdo mais complexo. Essas fases de transição receberam o nome de estágios, os quais se baseavam na capacidade de desenvolvimento do raciocínio lógico. Qual ESTÁGIO que a criança não se limita mais a representação imediata nem somente às relações previamente existentes, mas é capaz de pensar em todas as relações possíveis logicamente buscando soluções a partir de hipóteses e não apenas pela observação da realidade. Em outras palavras, as estruturas cognitivas da criança alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento e tornam-se aptas a aplicar o raciocínio lógico a todas as classes de problemas.
R: Operatório-Formal
Piaget (1988) relatava que a denominada MATEMÁTICA MODERNA era fundamentada na simples transmissão de conhecimento e, por isso, já nascia fracassada. Piaget procurou diagnosticar as fases de transição de conhecimentos, envolvendo a passagem de um conteúdo mais simples para um conteúdo mais complexo. Essas fases de transição receberam o nome de estágios, os quais se baseavam na capacidade de desenvolvimento do raciocínio lógico. Qual ESTÁGIO que é também chamado de estágio da Inteligência Simbólica. A criança deste estágio não aceita a ideia do acaso e tudo deve ter uma explicação (é fase dos "por quês").
R: Pré-Operatório
Piaget (1988) relatava que a denominada MATEMÁTICA MODERNA era fundamentada na simples transmissão de conhecimento e, por isso, já nascia fracassada. Piaget procurou diagnosticar as fases de transição de conhecimentos, envolvendo a passagem de um conteúdo mais simples para um conteúdo mais complexo. Essas fases de transição receberam o nome de estágios, os quais se baseavam na capacidade de desenvolvimento do raciocínio lógico. Qual ESTÁGIO em que a criança desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade, já sendo capaz de relacionar diferentes aspectos e abstrair dados da realidade.
R: Operatório-Concreto
Qual civilização inventou o numero zero?
R: civilização hindu
Piaget (1988) relatava que a denominada MATEMÁTICA MODERNA era fundamentada na simples transmissão de conhecimento e, por isso, já nascia fracassada. Piaget procurou diagnosticar as fases de transição de conhecimentos, envolvendo a passagem de um conteúdo mais simples para um conteúdo mais complexo. Essas fases de transição receberam o nome de estágios, os quais se baseavam na capacidade de desenvolvimento do raciocínio lógico. Qual ESTÁGIO que é também chamado de estágio da Inteligência Simbólica. A criança deste estágio já pode agir por simulação, "como se", possui percepção global sem discriminar detalhes e, deixa se levar pela aparência sem relacionar fatos.
R: Pré-Operatório
Como é conhecido o osso que tem três colunas de traços agrupados assimétricos. Tanto os números da coluna esquerda como os da direita são todos números ímpares (9, 11, 13, 17, 19 e 21). Os números da coluna esquerda são todos os números primos compreendidos entre 10 e 20, enquanto os da coluna direita consistem em 10 + 1, 10 - 1, 20 + 1 e 20 - 1.
R: osso de Ishango
AULA 3
Com relação à teoria de Piaget acerca do processo de desenvolvimento e aprendizagem, assinale a opção correta.
R: A equilibração trata, de uma maneira geral, de um ponto de equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, e, assim, é considerada como um mecanismo auto-regulador, necessária para assegurar à criança uma interação eficiente dela com o meio-ambiente.
Os conceitos de Assimilação e Acomodação foram contribuições de qual teórico?
R: Jean Piaget
A Assimilação e Acomodação são processos cognitivos definidos por:
R: Jean Piaget
Para Piaget, o equilíbrio é o norte que o organismo almeja, mas que paradoxalmente nunca alcança, haja vista que no processo de interação podem ocorrer desajustes do meio ambiente que rompem com o estado de equilíbrio do organismo, eliciando esforços para que a adaptação se restabeleça. Essa busca do organismo por novas formas de adaptação envolvem dois mecanismos que apesar de distintos são indissociáveis e que se complementam: a assimilação e a acomodação. Marque a alternativa que NÃO está de acordo com o processo de ASSIMILAÇÃO:
R: O encontro cognitivo com um objeto ambiental não envolve necessariamente algum tipo de estruturação (ou reestruturação) cognitiva daquele objeto, de acordo com a natureza da organização intelectual existente no organismo.
Com relação à teoria de Piaget acerca do processo de desenvolvimento e aprendizagem, assinale a opção correta.
R: Assimilação é o processo cognitivo pelo qual uma pessoa integra um novo dado perceptual, motor ou conceptual nas estruturas cognitivas prévias.
São conceitos principais da teoria piagetiana:
R: assimilação, acomodação e equilibração.
AULA 4
Qual é a designação geral dada ao registro da escrita dos mesopotâmios feito com auxílio de grifos em formato de cunha?
R: Escrita cuneiforme
A_____________________, foi descrita por Neugebauer como um dos documentos históricos mais notáveis da antiga Matemática Babilónica. A placa tem o nome da pessoa que a comprou, por volta de1923, a um outro senhor de nome Banks que vivia na Florida. Desconhece-se a forma como o Sr. Banks a adquiriu, pensa-se apenas que deverá ter sido descoberta em alguma escavação feita em Larsa na Mesopotâmia. O lado esquerdo da tábua encontra-se partido e desaparecido. A_____________________ contém quatro colunas de números com cabeçalhos de palavras no topo de cada uma das colunas. Qual a palavra que completa as duas lacunas deste texto de História da Matemática?
R: Plimpton 322
A grande maioria dos artefatos arqueológicos que chegaram até à atualidade e nos colocam a par do que eventualmente se conhecia, e aplicava Por volta de 4000 a.C, são placas de barro gravadas com escrita _____________________. Esta escrita denominou-se ____________________ devido a ser realizada em placas de barro, sendo por isso necessária a utilização de estiletes, que tinham o formato de cunha. Qual a palavra que completa as duas lacunas deste texto de História da Matemática?
R: Cuneiforme
Os sólidos platônicos são sólidos convexos cujas arestas formam polígonos planos regulares congruentes. A sua designação deve-se a Platão, que os descobriu em cerca de 400 a.C. Estes sólidos foram adquirindo ao longo dos tempos diversos significados místicos. Kepler procurou extraórdinárias justificações para a associação de Platão entre poliedros e os Elementos. Qual elementp que Kepler associa ao CUBO:
R: A TERRA
O ____________________ficou assim denominado, depois do egiptólogo A. Henry Rhind o ter comprado em 1858, em Luxor. Este papiro é um ¿rolo¿ de aproximadamente 5,5m de comprimento por 33cm de largura. Escrito por volta de 1650 a.C. por um escriba de nome Ahmes, trata-se de uma cópia de um documento com 200 anos, de acordo com o que Ahmes afirma no mesmo. O manuscrito original em que se baseia o ______________________ data portanto de 1850 a.C. Este é também denominado por papiro de Ahmes, uma vez que esse é o nome de quem o copiou. O artefato encontra-se atualmente no British Museum em Londres. Qual a palavra que completa as duas lacunas deste texto de História da Matemática?
R: Papiro de Rhind
A ________________________, como a própria tradução do nome indica, era uma região situada entre dois rios, nomeadamente o rio Eufrates e o rio Tigre. A capital da ________________________era a Babilónia, tendo de seguida como cidades principais, Ur e Susa. A grande maioria dos artefatos arqueológicos que chegaram até à atualidade e nos colocam a par do que eventualmente se conhecia, e aplicava naqueles tempos, são placas de barro gravadas com escrita cuneiforme originadas da ________________________. Qual a palavra que completa as três lacunas deste texto de História da Matemática?
R: MESOPOTAMIA
AULA 5
A filosofia __________________, desenvolvida a partir do século XII, é a mais completa e complexa das correntes filosóficas medievais. Seu principal expoente foi São Tomás de Aquino, que combinou a tradição teológica cristã com a filosofia de Aristóteles.
R: Escolástica
Em 1575, um outro algebrista publicou um livro chamado "Álgebra" em que descreve as idéias de Cardano de forma didática. é precisamente neste livro onde aparece pela primeira vez a necessidade explícita de introduzir os números complexos e também uma primeira apresentação do assunto. Este algebrista foi:
R: Raphael Bombelli
Os pitagoricos desejavam compreender a natureza íntima dos números, então elaboraram os "números figurados" que são números expressos como:
R: A reunião de pontos numa determinada configuração geométrica, isto é, a quantidade de pontos representa um número, e estes são agrupados de formas geométricas sugestivas.
Ficou conhecida como capital da cultura, criando um elo de ligação entre as culturas grega e egípcia:
R: Escola de Alexandria
São exemplos de números triangulares:
R: 1,3 E 6
Quadrivium significa o cruzamento e articulação de quatro ramos ou caminhos, cujo objetivo destas artes era a providência dos meios e dos métodos para o estudo da matéria, que estavam sujeitos ao aprimoramento na área das disciplinas superiores (Medicina, Direito e Teologia). Dentro deste grupo estavam as seguintes disciplinas:
R: Aritmética, Geometria, Música e Astronomia
AULA 6
No decorrer da história os conhecimentos matemáticos foram cada vez mais se aprofundando, a cada século novas descobertas foram acontecendo. No Período do Renascimento podemos destacar:
R: Criação da Geometria Analítica e Criação dos Logaritmos
A Casa ________________________ preocupava-se, acima de tudo, com a formação integral do homem. Procurava educar harmonicamente os jovens através da educação física, equitação, salto, corrida, esgrima e guerra simulada; no plano de ensino, colocava no centro as "artes liberais"; e ensinava aos jovens literatura e história de Roma, em vez de meras fórmulas linguísticas. Da Feltre costumava dizer: "Quero ensinar os jovens a pensar, não a delirar". Afirmava, também, que o ensino deveria ser gradual e de acordo com o desenvolvimento psíquico do aluno, e transcorrer num ambiente de alegria e satisfação.
R: Giocosa
Considerado consensualmenteo maior matemático da antigüidade. Superou todos os outros pela quantidade e dificuldade dos problemas de que tratou, pela originalidade de seus métodos e pelo rigor de suas demonstrações. Interessava-se tanto pela matemática pura quanto pela aplicada e criou dois ramos da física (estática e hidrodinâmica). Tornou-se famoso por suas invenções mecânicas, algumas delas utilizadas na defesa de Siracusa contra o ataque das tropas romanas comandadas por Marcelo. Segundo a lenda, foi morto por um soldado romano durante atomada da cidade enquanto estudava um diagrama geométrico na areia.
R: Arquimedes
Em 1545, Girolamo Cardano publicou em latim um tratado intitulado de "Ars Magna" que é considerada um marco do início do período moderno da matemática, foi a partir desta obra que houve um grande impulso à pesquisa em álgebra. Esta obra apresenta:
R: As resoluções de equações de terceiro e quarto grau
Autor dos 13 elementos. Obra que procurou axiomatizar toda a matemática conhecida na época de sua criação:
R: Euclides
Quem foi o autor de "Os Elementos" ?
R: Euclides
AULA 7
A razão entre o comprimento de uma circunferência e seu diâmetro é representado pela letra grega:
R:PI
Leonardo de Pisa nasceu em Pisa, centro comercial importante na Itália. Seu pai era comerciante e tinha negócios no norte da África. Assim Leonardo estudou com um professor muçulmano e viajou pelo Egito, Síria e Grécia, onde entrou em contato com os procedimentos matemáticos orientais, com os métodos algébricos árabes e os numerais indo-arábicos. Leonardo de Pisa é mais conhecido como:
R: FIBONACCI
O processo para o cálculo do comprimento da circunferência, que é apresentado na obra Sobre as medidas do círculo, é considerado a primeira tentativa verdadeiramente científica de calcular o valor aproximado de π.
R: Primeiro Arquimedes considerou uma circunferência com um hexágono inscrito e outro circunscrito à ela e calculou os comprimentos de seus respectivos perímetros. Como o comprimento da circunferência está entre estes dois valores, obtém-se assim uma aproximação por deficiência e outra por excesso para o valor de π
____________________, ao aplicar o Teorema de Pitágoras a um quadrado de lado 1 (um), deparou-se com a raiz quadrada de 2 (dois), sendo este número, incomensurável e não inteiro. Esta descoberta pôs fim à crença pitagórica de que tudo podia ser expresso ou explicado por números e ameaçava destruir toda a doutrina pitagórica
R: Hipasus Metapontum
Como se denomina o método, no qual nega-se a tese a ser provada e deduz-se uma contradição ou absurdo (por exemplo, a tese de que o número de primos é infinito).
R: método da redução ao absurdo
Qual o matemático que, dobrando o número de lados dos polígonos repetidas vezes até obter um polígono de 96 lados, obteve um limite inferior e um limite superior para a área do círculo?
R: Arquimedes
AULA 8
O Teorema de ______________________ é atribuído ao triângulo retângulo, onde ele relaciona os catetos e a hipotenusa através da seguinte lei de formação: a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.
R: Pitágoras
As Cônicas, foram estudadas por Menecmo, Euclides e Arquimedes. Quais das cônicas abaixo eram obtidas como secções de cones circulares retos com planos perpendiculares a um dos elementos do cone, conforme variação do ângulo no vértice (agudo, reto ou obtuso) ?
R: A elipse, a parábola, a hipérbole e a circunferência.
A expressão "Tudo é número", era o lema de qual grupo de estudiosos?
R: Pitagóricos
Em relação à Natureza do Cálculo Infinitesimal, e incorreto afirmar que:
I - Em oposição ao enfoque mais recente de Cauchy-Weierstrass e que substitui o uso dos infinitésimos por desigualdades tipo epsilon-delta, por ser mais natural e intuitivo, alem de corresponder muito melhor ao modo de pensar dos físicos e engenheiros.
II - Com a divulgação dos escritos matemáticos de Archimedes na Europa aplicando seus métodos na determinação de áreas, volumes e centros de gravidade, é retomado com enorme ímpeto o estudo dos métodos infinitesimais. De início, a preocupação é apenas a de continuar a tradição arquimediana.
III - O primeiro livro-texto de Cálculo Infinitesimal, foi publicado em 1696 por Leibniz: ¿Análise dos Infinitamente Pequenos¿.
IV - O enorme prestígio de Galileu possibilitou que todos vissem que os métodos infinitesimaiseram os instrumentos adequados para o estudo dessas novas disciplinas, passados 100 anos surgiu Newton, esse já encontrou uma ampla base matemática e física para a composição do primeiro grande monumento celebrando o poder do Cálculo Infinitesimal.
V - As gerações de matemáticos que vieram após Newton em grande maioria seguiram seus passos, procurando novos resultados tanto nos aspectos técnicos do Cálculo como em suas aplicações a aspectos teóricos da Mecânica.
R: Apenas a afirmativa III é falsa
Os pitagóricos estudavam à natureza dos números, e baseado nesta natureza criaram sua filosofia e modo de vida. A definição de números pares e ímpares de acordo com a concepção pitagórica pode ser descrita como:
I - Par é o número que pode ser dividido em duas partes iguais, sem que uma unidade fique no meio, e ímpar é aquele que não pode ser dividido em duas partes iguais, porque sempre há uma unidade no meio
Uma outra caracterização, mostra a preocupação com à natureza dos números:
II - Número par é aquele que tanto pode ser dividido em duas partes iguais como em partes desiguais, mas de forma tal que em nenhuma destas divisões haja uma mistura da natureza par com a natureza ímpar, nem da ímpar com a par. Isto tem uma única exceção, que é o princípio do par, o número 2, que não admite a divisão em partes desiguais, porque ele é formado por duas unidades e, se isto pode ser dito, do primeiro número par, 2.
R:AMBAS VERDADEIRAS
_______________________ foi um importante matemático e filósofo grego. Nasceu no ano de 570 a .C na ilha de Samos, na região da Ásia Menor (Magna Grécia). Provavelmente, morreu em 497 ou 496 a.C em Metaponto (região sul da Itália). Com 18 anos de idade, Pitágoras já conhecia e dominava muitos conhecimentos matemáticos e filosóficos da época. Através de estudos astronômicos, afirmava que o planeta Terra era esférico e suspenso no Espaço (ideia pouco conhecida na época). Encontrou uma certa ordem no universo, observando que as estrelas, assim como a Terra, girava ao redor do Sol.
R: PITAGORAS
AULA 9
Com relação ao cálculo integral, podemos afirmar que:
I - O Cálculo Integral era visto separadamente por Newton e Leibniz: Newton via o Cálculo como geométrico, enquanto Leibniz o via mais como analítico.
II- Os trabalhos de Leibniz sobre o Cálculo Integral foram publicados em 1684. O nome Cálculo Integral foi criado por Johann Bernoulli e publicado pela primeira vez por seu irmão mais velho Jacques Bernoulli em 1690.
III - Aritmética do Infinito Fermat desenvolveu uma técnica para achar a área sob cada uma das, então chamadas, ¿parábolas maiores,¿ que era conhecida por Fermat, Blaise Pascal, Descartes, Torricelli e outros.
IV - As idéias de Bernoulli foram resumidas por Leonard Euler, na sua obra sobre integrais Euler daria continuidade ao estudo de funções - ainda prematuro na época.Foi Euler, entretanto, quem criou os fundamentos da Análise.
V - Hoje em dia o Cálculo Integral é largamente utilizado em várias áreas do conhecimento humano e aplicado para a solução de problemas não só de Matemática, mas de Física, Astronomia, Economia, Engenharia, Medicina, Química, por exemplo.
R:TODAS VERDADEIRAS
O primeiro matemático a considerar n! para valores não inteiros talvez tenha sido John Wallis. Seu trabalho sobre e suas fórmulas relacionadas com a função gama foram de importância fundamental para o desenvolvimento posterior da teoria. Esse problema - estender o dominio da função fatorial - atraiu muitos matemáticos no início do século XVIII. Quem o resolveu foi:
R: Leonhard Euler
_______________________ é um ramo da matemática que estuda as generalizações dos conceitos e operações de aritmética, e essas generalizações são possíveis graças ao uso de símbolos e letras para representar incógnitas. Inicialmente a _______________________ se preocupava muito com o estudo das equações e suas incógnitas, talvez por isso ainda hoje em dia quando se fala de _______________________ uma das primeiras situações que vem a cabeça, são as equações e suas incógnitas. Assinala a alternativa que preenche corretamente as três lacunas deste texto.
R: ÁLGEBRA
Com relação a ÁLGEBRA NA PERSPECTIVA ÁRABE, assinale a alternativa verdadeira:
R: Um dos matemáticos árabes mais famosos foi Al-Khwarizmi, considerado o Pai da Álgebra, foi um matemático e astrônomo que viveu no século IX. Al-Khwarizmi criou novas maneiras de solucionar problemas matemáticos. Um dos livros que ele escreveu explicava o sistema de soluções que hoje é chamado álgebra.
O registro mais antigo que remete a _______________________ foi o papiro de Rhind escrito por volta de 1650 a.C por um escriba chamado Ahmes, que detalhava a solução de 85 problemas de aritmética, fração, cálculos de área, volumes, repartições proporcionais, equações lineares, trigonometria básica e geometria. Acredita-se que o surgimento da _______________________ aconteceu junto com o surgimento da própria escrita que também é uma forma simbólica de representar ideias e acontecimentos. Assinala a alternativa que preenche corretamente as duas lacunas deste texto.
R: ÁLGEBRA
Na álgebra, foi ________________________ que adotou vogais para as incógnitas, consoantes para os números conhecidos, gráficos para resolver equações cúbicas e biquadradas (ou de 4º grau) e trigonometria, para as equações de graus mais elevados. Foi ele, que também simplifica as relações trigonométricas, pode ser considerado um precursor da geometria analítica.
R: François Viète
AULA 10
O alemão ________________ demonstra com os Teoremas da Incompletude que, dentro de qualquer sistema matemático, como a álgebra ou a geometria, sempre existem teoremas que não podem ser provados nem desmentidos.
R: Gödel
Os termos "real" e "imaginário" foram empregados em 1637 pela primeira vez por:
R: René Descartes.
Encontra-se um método para resolver as equações algébricas de terceiro grau. São aquelas em que a incógnita aparece elevada ao cubo. A autoria da fórmula é disputada por dois italianos:
R: Tartaglia e Cardano
Qual o matemático que, em 1993, passados 356 anos desde o desafio de Fermat, numa conferência no Instituto Isaac Newton, em Cambridge, demonstrou o teorema mais instigante e desafiador da história da matemática, que atravessou as épocas e ocupou a mente de grandes matemáticos ao longo desse período, ¿O Último Teorema de Fermat¿.
R: Andrew Wiles
A obra "Principia" (Princípios Matemáticos da Filosofia Natural), a obra que seria um marco na história da ciência foi escrita por:
R: Newton
Quem é considerado o Pai da Geometria Analítica?
R:DESCARTES
AVALIAÇÃO PARCIAL
SIMULADO 1
Segundo o sistema de numeração egípcio, como era representado o número 1 e o número 10, respectivamente:
R: uma linha e uma corda
A ________________________, como a própria tradução do nome indica, era uma região situada entre dois rios, nomeadamente o rio Eufrates e o rio Tigre. A capital da ________________________era a Babilónia, tendo de seguida como cidades principais, Ur e Susa. A grande maioria dos artefatos arqueológicos que chegaram até à atualidade e nos colocam a par do que eventualmente se conhecia, e aplicava naqueles tempos, são placas de barro gravadas com escrita cuneiforme originadas da ________________________. Qual a palavra que completa as três lacunas deste texto de História da Matemática?
R: Mesopotâmia
______________________ é uma linha dentro da filosofia medieval, de acentos notadamente cristãos, surgida da necessidade de responder às exigências da fé, ensinada pela Igreja, considerada então como a guardiã dos valores espirituais e morais de toda a Cristandade. Por assim dizer, responsável pela unidade de toda a Europa, que comungava da mesma fé. Esta linha vai do começo do século IX até ao fim do século XVI, ou seja, até ao fim da Idade Média.
R: Escolástica
SIMULADO 2
O nível da matemática no Vale Mesopotâmico era superior ao da matemática ao longo do Nilo. Além disso, os babilônios estavam de olhos abertos para um aspecto importante observado com relação aos egípcios:R: Problemas de mensuração retilínea e curvilínea que pertencem ao domínio do cálculo.
Com relação à teoria de Piaget acerca do processo de desenvolvimento e aprendizagem, assinale a opção correta.
R: A equilibração trata, de uma maneira geral, de um ponto de equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, e, assim, é considerada como um mecanismo auto-regulador, necessária para assegurar à criança uma interação eficiente dela com o meio-ambiente.
Com relação à teoria de Piaget acerca do processo de desenvolvimento e aprendizagem, assinale a opção correta.
R: Assimilação é o processo cognitivo pelo qual uma pessoa integra um novo dado perceptual, motor ou conceptual nas estruturas cognitivas prévias.
Um dos sistemas de numeração mais antigos que se tem notícia é o egípcio. Neste sistema de numeração como era representado 1.000.000?
R: uma figura ajoelhada
As chamadas sete artes liberais, que estavam na base do ensino na Idade Média Ocidental, compreendiam dois grupos. Eram eles:
R: O Trivium e o Quadrivium
A filosofia __________________, desenvolvida a partir do século XII, é a mais completa e complexa das correntes filosóficas medievais. Seu principal expoente foi São Tomás de Aquino, que combinou a tradição teológica cristã com a filosofia de Aristóteles.
R: ESCOLASTICA
SIMULADO 3
Afirmar que a intuição é necessária a todo trabalho criador, em qualquer ciência, é reafirmar uma das ideias do Matemático que viveu entre 1954 e 1912, cujo nome é:
R: Poincaré
O papiro datado aproximadamente no ano 1650 a.C. onde encontramos um texto matemático na forma de manual prático que contém 85 problemas copiados em escrita hierática pelo escriba Ahmes é conhecido como:
R: Papiro Rhind
Em 1935 um grupo de jovens matemáticos formam o chamado Grupo Bourbaki, como consequência das ideias desse grupo, surge nessa mesma década um movimento matemático no Ensino. Este movimento ficou conhecido como:
R: Movimento da Matemática Moderna
São conceitos principais da teoria piagetiana:
R: assimilação, acomodação e equilibração.
____________________ é um processo dinâmico e auto-regulador de balanceamento das mudanças acarretadas pelos processos de assimilação e acomodação, objetivando-se assim um estado de equilíbrio.
R: EQUILIBRAÇÃO
Os sólidos platônicos são sólidos convexos cujas arestas formam polígonos planos regulares congruentes. A sua designação deve-se a Platão, que os descobriu em cerca de 400 a.C. Estes sólidos foram adquirindo ao longo dos tempos diversos significados místicos. Kepler procurou extraordinárias justificações para a associação de Platão entre poliedros e os Elementos. Qual elemento que Kepler associa ao OCTAEDRO:
R: O AR
A grande maioria dos artefatos arqueológicos que chegaram até à atualidade e nos colocam a par do que eventualmente se conhecia, e aplicava Por volta de 4000 a.C, são placas de barro gravadas com escrita _____________________. Esta escrita denominou-se ____________________ devido a ser realizada em placas de barro, sendo por isso necessária a utilização de estiletes, que tinham o formato de cunha. Qual a palavra que completa as duas lacunas deste texto de História da Matemática?
R: CUNEIFORME
Uma das grandes preocupações da ____________________ foi justamente com o método. Daí a ênfase dada, muitas vezes, no ensino da lógica, especialmente da lógica aristotélica, e no rigor com a argumentação e na construção e exposição das ideias.
R: ESCOLASTICA

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes