Buscar

Gestão Contemporânea 01.06.15

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Curso de adm
 Gestão Contemporânea
 Professor: Marcelo Gonçalves
Gestão da Mudança
Mudar não é simples e, muitas vezes, não é nada fácil. Mas, ao mesmo tempo, é fundamental para o crescimento de qualquer negócio. Por isso, a gestão de empresas está intimamente ligada à gestão de mudanças. Por meio da implementação de melhores práticas, a organização atende às necessidades e aspirações dos stakeholders e torna-se mais competitiva.
Gestão Contemporânea
 
Gestão da Mudança
Gestão da mudança é uma área de estudo em administração que possui o enfoque na necessidade de constante adaptação das organizações contemporâneas. Pois, são dotadas de paradigmas que fazem parte de sua cultura organizacional, esses paradigmas são comuns e regem o comportamento das pessoas, resultando muitas vezes no estabelecimento de culturas burocráticas e funcionais, as quais exigem uma atitude inovadora e eficiente.
Gestão Contemporânea
 
Gestão da Mudança
A intensidade e a volatilidade das pressões internas e externas impõem esses desafios para as empresas, fomentando a necessidade real da mudança e assim, a quebra de paradigmas.
A mudança organizacional pode significar desde uma alteração de posição no mercado, mudança na sua função social, modificação no seu direcionamento estratégico com possível alteração na sua missão e visão e reavaliação das suas práticas nos diferentes níveis de autoridade e responsabilidade. 
Para que um processo de mudança tenha sucesso, deve existir liderança, confiança dos acionistas e tempo.
Gestão Contemporânea
 
Gestão da Mudança
Mariana Niemeyer, consultora associada da Visagio e especialista no assunto, considera que, ao optar por fazer uma Gestão da Mudança, a organização deve estar ciente de que haverá inúmeros desafios a serem superados no caminho. O maior deles envolve convencer os funcionários da importância da mudança para o bom desempenho da empresa como um todo, ressaltando os benefícios que ela vai gerar direta e indiretamente para eles, podendo ser desenvolvimento, oportunidade de carreira, entre outros.
Gestão Contemporânea
 
Gestão da Mudança
Nos funcionários, os impactos da mudança podem ser muito distintos, como transformações de processos e hábitos, criação de nova área e implementação de novo sistema. “As mudanças geralmente causam muito desconforto. Os funcionários pensam ‘Sempre fiz daquele jeito e sempre deu certo, porque eu devo mudar agora?’, e é preciso ultrapassar essa barreira sem causar nenhum trauma organizacional profundo.”
Gestão Contemporânea
 
Gestão da Mudança
Gestão Contemporânea

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes