Buscar

Relatorio Quimica geral eletrolitos

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL 
ELETRÓLITOS FORTES E FRACOS
ÍTALO HUGO LACERDA BELÉM
18/10/2017
PETROLINA- PERNAMBUCO-BRASIL
OUTUBRO DE 2017
INTRODUÇÃO
Eletrólitos são substancias inorgânicas também conhecidas como minerais que se dissolvidas em algum solvente (agua) tem condutividade elétrica. Os mesmos são especiais para funções celulares normais.
Eletrólito forte: São as substancias dissolvidas em solvente que tem alta condutividade, pois está completamente ionizado.
Eletrólito fraco: São as substancias dissolvidas em solvente que tem baixa condutividade, pois está parcialmente ionizado, possui íons livres.
Os principais eletrólitos celulares são potássio, magnésio, fosfato, bicarbonato, sódio, cloreto e cálcio. Atualmente os eletrólitos são muito utilizados tanto na saúde para repor alguma ausência de minerais quanto para atletas pois são essenciais para potencializar seus treinos e manter qualidade de vida saudável. Mas devemos termos cuidados, toda a reposição de eletrólitos deve ser realizada por profissionais, pois qualquer má ingestão pode causar um desiquilíbrio eletrólito.
MATERIAIS E MÉTODOS
Materiais necessários à realização deste experimento:
Medidor de condutividade;
Copos;
Balança;
Papeis de pesagem;
Agitador;
Proveta 25ml;
Água;
Compostos: NaCl, Na2CO3, NaHCO3, KNO3, NH4Cl, NH3, HCl, HCN;
Procedimento experimental:
Inicialmente pegue o primeiro composto e com o auxilio do papel de pesagem e da balança pese mais ou menos 1g(no caso dos componentes líquidos NH3, HCl, HCN medir 25ml com ajuda da proveta), logo depois despeje o composto pesado em um copo levando-o ao agitador, apanhe a proveta vazia de 25ml e a encha com água, coloque a água no copo que está no agitador junto ao componente, espere a mistura e conduza o medidor de condutividade para o copo. Repita o procedimento acima com todos os componentes.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Tabela 1 – Valores de condutividade dos componentes
	COMPONENTES
	MASSA
	CONDUTIVIDADE
	NaCl
	0,9598 g
	42,06
	Na2CO3
	1,0443 g
	70,97
	NaHCO3
	1,0179 g
	33,39
	KNO3
	1,04 g
	37,99
	NH4Cl
	1,0008 g
	58,44
	NH3
	25 ml
	0,84
	HCl
	25 ml
	39,30
	HCN
	25 ml
	0,0
 Como podemos ver na tabela o NaCl, Na2CO3, NaHCO3, KNO3, NH4Cl, HCL, NH3 são eletrólitos uma vez que sua condutividade elétrica é alta, e apenas o HCN não é eletrólitos.
 Os eletrólitos são componentes que dissolvidos em água produzem uma solução iônica, dissociam deixando seus íons com mobilidade, e é por esses íons livres que a corrente passa, mas também existe o componente que dissolvidos em água não se ionizam estes são denominados não eletrólitos. Já os componentes no seu estado sólidos ou seja não dissolvidos em solvente não conduz corrente elétrica.
As equações que ocorrem nesse fenômeno são:
NaCl (s) → Na+ (aq) + Cl– (aq) 
Na2CO3 (s) → 2Na+ (aq) + CO32– (aq)
NaHCO3 (s) → NaH+ (aq) + CO3- (aq)
KNO3 (S) → K+ (aq) +NO3- (aq)
NH4Cl (S) → NH4+ (aq) + Cl- (aq)
NH3 (S) → NH4+ (aq) + OH- (aq)
HCL (S) → H+ (aq) + Cl- (aq)
 4. COCLUSÃO
Soluções eletrolíticas são as que conduzem a corrente elétrica. São soluções iônicas. Ácidos, bases e sais dão soluções eletrolíticas. Eletrólitos são as substâncias que dão soluções eletrolíticas ou iônicas. Ácidos, bases e sais são eletrólitos. Soluções não-eletrolíticas não conduzem a corrente elétrica. São soluções moleculares. Não-eletrólitos são as substâncias que dão soluções não-eletrolíticas ou moleculares.
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Brown, Theodore L.; LEMAY, H. Eugene; BURSTEN, Bruce E.. Química a ciência central 9ªed., São Paulo: Pearson, cap. 20.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes