Buscar

AD1 Comportamento do Consumidor 15 1º Gabarito

Prévia do material em texto

Descrição: logo_PEQUENA_I
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação aDistância1 – AD1
Período - 2015/1º
Disciplina: Comportamento do Consumidor
Coordenador: Marcos Aguiar de Souza
ALUNO: MATR:
1) "[...] Um profissional de marketing, além de um analista de mercado, tem de ser um analista de cultura de consumo" (p. 9, aula 1). Tendo em mente esta afirmação, disserte sobre a importância do estudo da cultura para o profissional de marketing, explicitando em sua resposta quais são as influências internas e externas sobre o consumidor. (2 pontos)
R. Atualmente, a eficiência das estratégias de marketing é diretamente proporcional ao conhecimento que as empresas e as agências de comunicação têm dos compradores e consumidores, dos seus desejos e necessidades e, também, de como estes usam e se relacionam com os bens e serviços que adquirem. Desta forma a compreensão da cultura do público consumidor do produto permite ao profissional de marketing desenvolver estratégias mais eficazes no sentido de angariar consumidores para determinado produto.
As influências são diversas sobre o consumo: por exemplo, a influência do ambiente de consumo (limpeza, organização, iluminação, segurança), tempo disponível para a ação, a qualidade do acesso (localização e condução), informação de produto desejado e de concorrentes: produto, preço, distribuição, promoção. Família: tamanho da família, valores, renda e etc.
2) Você estudou até aqui conteúdos que devem lhe auxiliar na tomada de decisão frente a um problema prático. Sendo assim, imagine que você foi contratado para atuar no setor de Marketing de uma empresa de alimentos fast-food. A empresa está com as vendas baixas e lhe contratou para implementar ações de marketing visando atrair novos consumidores e aumentar as vendas. Sugira uma ação de marketing e a justifique utilizando ao menos um conceito visto na disciplina. Lembrando que vimos até aqui a relação entre 'Marketing e consumo', 'O comportamento e os tipos de decisões de compra', 'O processo de compra', 'Fatores psicológicos/motivação' e 'Fatores psicológicos/personalidade'. (3 pontos) 
R. O aluno deve elaborar uma ação de marketing e embasá-la/justificá-la em um conceito visto na disciplina até o presente momento.
3) "Para interagir com o mundo, os consumidores utilizam os chamados fatores psicológicos: motivação, personalidade, percepção, aprendizado e crenças e atitudes. [...] esses conceitos, por vezes chamados categorias analíticas, são fundamentais para explorar o comportamento de compra das pessoas" (p. 64, aula 4). Escolha uma teoria psicológica sobre motivação e uma teoria psicológica sobre personalidade e explique brevemente a sua importância para o profissional de marketing. (2 pontos)
R. O aluno deve relacionar uma teoria psicológica a respeito da motivação e uma teoria psicológica a respeito da personalidade com suas respectivas importância para o profissional do marketing.
Teorias sobre motivação que o aluno pode citar: a teoria de Maslow, a teoria de Freud e a teoria de Herzberg.
Teorias sobre a personalidade que o aluno pode citar: a teoria de Freud, a teoria de Jung e a teoria dos traços.
4) De acordo com reportagem recente no site de notícias ‘www.g1.globo.com’ o Brasil encerrou o ano de 2014 com 280,73 milhões de linhas ativas de telefonia móvel, figurando entre os países que mais possuem linhas ativas de telefones celulares. Se pensarmos na situação há apenas duas décadas, pode-se destacar a compra de celular como um fenômeno de consumo no Brasil. Considerando tal contexto, faça um levantamento junto aos alunos do seu curso, com o intuito de obter informações como: se usariam com tranquilidade um aparelho celular de dez anos atrás; o número de celulares que os mesmos já tiveram; o número de horas que passam no celular diariamente e se pretendem trocar de aparelho celular em breve. Busque explicar a relação entre aprendizagem e consumo considerando as informações que foram obtidas. Explore também a afirmativa de Barbosa (2003) (p. 21, aula 1) de que o consumo tende a ser visto mais como um processo influenciado por categorias culturais (estilo de vida, identidade e visões de mundo) do que pelas tradicionais referências sociológicas (classe, gênero e idade). (3 pontos)
R. O aluno deve apresentar os dados obtidos no levantamento entre os demais alunos da turma e discutir esses dados de acordo com as mudanças culturais observadas na sociedade nos últimos anos e o efeito que a aprendizagem tem tido sobre o mercado consumidor.

Outros materiais

Perguntas Recentes