Buscar

exercicio de fixação 3 (psicologia da educação) fael

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Parte superior do formulário
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Conforme Palangana (2001), autora de uma obra na qual sintetiza os postulados teóricos e epistemológicos tanto de Piaget quanto de Vygotsky, a formação de biólogo de Piaget teve influência nos postulados formulados por este a respeito do desenvolvimento humano, nos procedimentos metodológicos que utilizou para suas descobertas e também na ideia de que a maneira como o ser humano passa a conhecer o mundo é influenciada por mecanismos de equilíbrio orgânico. Outra influência é a orientação desse desenvolvimento para uma maior adaptação da criança perante as exigências do meio no qual ela se encontra. Piaget também identificou, posteriormente, a natureza lógica do pensamento humano e tentou, por meio de sua teoria, sintetizar as variáveis lógicas e biológicas no desenvolvimento do conhecimento humano. Outras influências da formação de biólogo de Piaget podem ser percebidas nos métodos de investigação que ele utilizava. Interessado em saber como o ser humano conhece o “mundo”, ele considerava o método filosófico especulativo demais. E a Biologia, por sua vez, não viabilizava experimentações. De acordo com Palangana (2001), foi na Psicologia que Piaget encontrou a possibilidade de realizar experimentações que garantissem caráter científico às suas investigações. Trabalhando durante dois anos na Universidade de Sorbonne, em Paris, com Binet e Simon, na realização de testes de inteligência, Piaget considerava as respostas erradas que as crianças apresentavam mais interessantes que as corretas e identificou que crianças de mesma idade tendiam a apresentar erros semelhantes.
Com base no contexto apresentado e nos conhecimentos sobre a teoria de Piaget, avalie as afirmações que seguem. 
I. A partir de suas investigações com crianças, Piaget formulou o que ele denomina de estágios de desenvolvimento cognitivo, sugerindo que o pensamento da criança se desenvolve sequencial, contínua e gradualmente. 
II. A lógica das ações apresentadas pelas crianças no meio é constituída pelas organizações realizadas pela criança em relação a diferentes noções, tais como causalidade, manutenção dos objetos, relações entre eles, etc. Essa organização é desenvolvida inicialmente na dimensão abstrata e, posteriormente, adquire a noção concreta. 
III. É por meio de novas experiências que a pessoa adapta seu pensamento ao mundo. Isso acontece através de dois processos, a assimilação e a acomodação. No primeiro, os objetos identificados pela criança são classificados por ela em estruturas já construídas. Esse processo é ilustrado pela situação na qual a criança já construiu a ideia do que é um cachorro e vê um cachorro, classificando-o como tal. Na acomodação, os objetos percebidos pela criança são entendidos por ela como constituintes de novas categorias que ela ainda não possui. A partir dessa nova percepção, a criança produz um novo esquema, produzindo, portanto, uma alteração nas categorias que ela desenvolveu para adaptar-se ao meio. 
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II e IV. 
b. I e II. 
c. III e IV. 
d. I e III. 
e. I, II e III. 
A partir de suas investigações com crianças, Piaget formulou o que ele denomina de estágios de desenvolvimento cognitivo, sugerindo que o pensamento da criança se desenvolve sequencial, contínua e gradualmente. A lógica das ações apresentadas pelas crianças no meio é constituída pelas organizações realizadas pela criança em relação a diferentes noções, tais como causalidade, manutenção dos objetos, relações entre eles, etc. Essa organização é desenvolvida inicialmente na dimensão abstrata e, posteriormente, adquire a noção concreta.
Feedback
A resposta correta é: I, II e III..
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A abordagem inatista está fundamentada nas ideias racionalistas e tem como base as filosofias de René Descartes (1596-1650), Baruch Espinoza (1632-1677) e Immanuel Kant (1724-1804). A abordagem inatista privilegia a razão, em detrimento da experiência, como a única forma de se chegar ao conhecimento e considera que tudo existe a priori. Dessa forma, as capacidades e características humanas básicas seriam inatas, o que não quer dizer que:
Escolha uma:
a. As capacidades de aprendizagem e desenvolvimento do indivíduo não se encontram definidas e o processo educacional não contribui para que se manifestem. 
b. Já estariam prontas e definidas desde o momento do nascimento do indivíduo, sendo que sua manifestação dependeria apenas do amadurecimento. 
As capacidades de aprendizagem e desenvolvimento do individuo se encontram pré-definidas e o processo educacional irá contribuir para que se manifestem, por meio da interação do sujeito com o meio, no qual determina e é determinado pela relação com outros.
c. O desenvolvimento é um processo regido por leis próprias, um processo interno que não depende do conhecimento, da experiência ou da cultura. 
d. Teorias do desenvolvimento que partem desses pressupostos apresentam uma expectativa limitada quanto ao papel da aprendizagem e da educação, uma vez que as capacidades humanas já seriam herdadas geneticamente. 
e. As capacidades de aprendizagem e desenvolvimento do individuo se encontram pré-definidas e o processo educacional irá contribuir para que se manifestem, por meio da interação do sujeito com o meio, no qual determina e é determinado pela relação com outros. 
Feedback
A resposta correta é: As capacidades de aprendizagem e desenvolvimento do individuo se encontram pré-definidas e o processo educacional irá contribuir para que se manifestem, por meio da interação do sujeito com o meio, no qual determina e é determinado pela relação com outros..
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O conceito de comportamento não é algo simples. De acordo com Botomé (2001), quando um organismo age em um meio ou situação, as interações entre os componentes do comportamento estão se estabelecendo, podendo ser fortalecidas, enfraquecidas, aperfeiçoadas, etc. As relações entre cada componente do comportamento estão o tempo todo em transformação. Sobre o que compõe o conceito de comportamento, analise as afirmações elencadas na sequência. 
I. É uma ação humana que pode ser intencional ou não. 
II. É caracterizado pela interação entre aquilo que um organismo faz, o meio em que o faz e o que é produzido por esse fazer. 
III. É um fenômeno psicológico. 
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Nenhuma das alternativas. 
b. I, II e III. 
O comportamento não é sinônimo de ação, mas é caracterizado pela interação entre aquilo que um organismo faz, o meio em que o faz e o que é produzido por esse fazer. Podemos caracterizar melhor o que constitui o objeto ou fenômeno da Psicologia.
c. I e III. 
d. I e II. 
e. II e III. 
Feedback
A resposta correta é: II e III..
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A abordagem ambientalista é pautada nas ideias empiristas e positivistas de Francis Bacon (1561-1626), John Locke (1632-1704) e Augusto Comte (1798-1857). Ao contrário do que acontece com a visão inatista, na visão ambientalista, a educação ganha um destaque especial, sendo quase capaz de definir os comportamentos do indivíduo a partir da modelação e do condicionamento de seus comportamentos. Já a abordagem sócio-histórica entende o homem como um ser construído pelas forças históricas e sociais, fruto da sociedade e da cultura em que está inserido. Essa abordagem tem como fundamento os princípios do materialismo dialético de Karl Marx (1818-1883) e Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1831). A respeito dessas duas abordagens, analise as sentenças a seguir, marque V para as verdadeiras ou F para as falsas. 
( ) A abordagem ambientalista atribui exclusivamente ao contexto a constituição das características e capacidades humanas, destacando a experiência como fonte de conhecimento e de formação de hábitos de comportamento. 
( ) Na abordagem sócio-histórica, o desenvolvimento humano é um processo
determinado pelo meio, modelado e condicionado historicamente pelos espaços que o indivíduo frequenta. 
( ) O processo de desenvolvimento humano seria compreendido como uma transformação mútua entre a realidade (contexto) e o homem, em uma visão ambientalista do desenvolvimento. 
( ) A educação teria um papel ativo na construção do homem, em uma perspectiva sócio-histórica, centrada em sua autonomia, problematizando e refletindo acerca da realidade e mediando a relação do homem com a cultura. 
Marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. F – V – V – F. 
b. F – F – V – V. 
c. V – F – F – V. 
d. V – V – V – F. 
A abordagem ambientalista atribui exclusivamente ao contexto a constituição das características e capacidades humanas, destacando a experiência como fonte de conhecimento e de formação de hábitos de comportamento. A educação teria um papel ativo na construção do homem, em uma perspectiva sócio-histórica, centrada em sua autonomia, problematizando e refletindo acerca da realidade e mediando a relação do homem com a cultura.
e. V – V – F – F. 
Feedback
A resposta correta é: V – F – F – V..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Ao entrar na vida escolar, a criança já desenvolveu diversos aprendizados pré-escolares relacionados ao que ela irá aprender na escola, como por exemplo, ela já lidou com quantidades, com operações de soma e divisão. Vygotsky também cita processos do tipo imitar e seguir instruções de adultos como exemplos de processos pelos quais a criança produz aprendizados antes de ingressar na vida escolar. Com esses exemplos, o autor conclui que “aprendizado e desenvolvimento estão interligados desde o primeiro dia de vida de uma criança” (VYGOTSKY, 2007, p. 95). Ele destaca que há uma grande diferença entre o aprendizado pré-escolar e o escolar. Conforme o autor, tal diferença não recai apenas na formalização e na sistematização feita no aprendizado escolar. Há, no aprendizado escolar, segundo Vygotsky, algo consideravelmente novo. É nesse ínterim que o autor formula o conceito de zona de desenvolvimento proximal, pelo qual tenta explicar a relação entre aprendizado e desenvolvimento e suas relações com o aprendizado escolar.
A respeito desse contexto, qual é o conceito de zona de desenvolvimento proximal?
Escolha uma:
a. O conceito de zona de desenvolvimento proximal é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes. 
Há, no aprendizado escolar, segundo Vygotsky, algo consideravelmente novo. É nesse ínterim que o autor formula o conceito de zona de desenvolvimento proximal, pelo qual tenta explicar a relação entre aprendizado e desenvolvimento e suas relações com o aprendizado escolar. Assim sendo, o conceito de zona de desenvolvimento proximal é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.
b. A zona de desenvolvimento proximal é uma informação acerca do passado de uma criança, enquanto a zona de desenvolvimento real é uma informação a respeito do futuro da criança e, consequentemente, mais importante do que aquela. 
c. O conceito de zona de desenvolvimento proximal é de fundamental importância no que se refere à aprendizagem e ao desenvolvimento, pois ela determina o campo das gradações que estão ao alcance da criança e nela se encontram as possibilidades do educando que, por sua ação e a do professor, tornam-se atualidade. 
d. O conceito de zona de desenvolvimento proximal se refere à criança na idade escolar e o processo de sua aprendizagem. Vemos efetivamente que toda a matéria de ensino sempre exige da criança mais do que ela pode dar hoje, ou seja, na escola a criança desenvolve uma atividade que a obriga a colocar-se acima de sim mesma. 
e. O conceito de zona de desenvolvimento proximal é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da interação de um grupo, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um supervisor. 
Feedback
A resposta correta é: O conceito de zona de desenvolvimento proximal é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Quando falamos em contingência em relação ao comportamento, o termo faz referência à natureza das relações entre cada um dos componentes do comportamento, ou seja, a relação entre os estímulos antecedentes, as respostas e os estímulos consequentes. As contingências de reforçamento caracterizam o modo como determinada consequência afeta a probabilidade de ocorrência de respostas semelhantes àquela que a produziu.
O processo no qual nenhum estímulo é eliminado ou produzido pela resposta de um organismo e ao apresentar uma resposta, esta não tem nenhum efeito sobre características do ambiente que afetam sua probabilidade de ocorrência. Dessa forma, as relações entre os componentes do comportamento (estímulos antecedentes, respostas e estímulos consequentes) são enfraquecidas e o comportamento vai deixando de acontecer. Podemos afirmar que as últimas colocações, especialmente a este segundo parágrafo, referem-se ao processo denominado:
Escolha uma:
a. Punição negativa. 
b. Contingência de extinção. 
Podemos exemplificar a “contingência de extinção” da seguinte maneira: quando ligamos para uma pessoa de que gostamos, ela nos atende e temos com ela uma conversa agradável. O comportamento “conversar com tal pessoa” é configurado contingência de reforço positivo, uma vez que há a apresentação de um estímulo gratificante e é aumentada a probabilidade de voltarmos a ligar para essa pessoa novamente. Agora vamos imaginar que essa mesma pessoa, que sempre atendeu nossos telefonemas, não mais os atende. Primeiramente, ligamos mais uma vez, e mais outra... e, quem sabe, ainda outra e outra vez. Mas, se em nenhuma dessas vezes a pessoa nos atende, começamos a estabelecer uma nova relação com o meio. As consequências das respostas que apresentamos não são mais as mesmas de antes. Com isso, a relação entre o estímulo antecedente, a resposta de ligar para a pessoa e o estímulo consequente vai sendo enfraquecida até que ocorre extinção, ou seja, não ligamos mais para aquela pessoa. A extinção é a contingência de reforçamento em que as relações entre os componentes do comportamento são enfraquecidas.
c. Contingência de reforço negativo. 
d. Contingência de reforço positivo. 
e. Contingência de punição positiva. 
Feedback
A resposta correta é: Contingência de extinção..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Aprender significa estabelecer uma nova relação com o meio, ou seja, apresentar um comportamento que até o momento não fazia parte do repertório comportamental. Existem cinco processos básicos pelos quais os organismos aprendem novos comportamentos. São básicos, portanto não são exclusivos dos seres humanos. Como tais processos são chamados?
Escolha uma:
a. Estímulos consequentes. 
b. Estímulos e respostas. 
c. Contingências de reforçamento. 
Aprender significa estabelecer uma nova relação com o meio, ou seja, apresentar um comportamento que até o momento não fazia parte do repertório comportamental. Existem cinco processos básicos pelos quais os organismos aprendem novos comportamentos. São básicos, portanto não são exclusivos dos seres humanos. Tais processos são chamados de “contingências de reforçamento”.
d. Organismos básicos. 
e. Contingências de desvelamento. 
Feedback
A resposta correta é: Contingências de reforçamento..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Palangana (2001), examinar a relação entre desenvolvimento e aprendizagem é uma empreitada de cunho mais epistemológico (referente à relação entre o sujeito que conhece e o objeto que é conhecido) do que psicológico. Com base nisso, para Piaget, fica a indagação de qual seria a relação entre aprendizagem e desenvolvimento. Para responder a esse questionamento, Palangana (2001) distingue três teorias, que são: 
I- Aquelas que enfatizam o desenvolvimento como produto da maturação biológica e que, consequentemente, privilegiam o sujeito, e não o objeto; 
II- As teorias que enfatizam a aprendizagem e, por decorrência, atribuem maior ênfase aos processos de aprendizagem que aos de desenvolvimento; 
III- As teorias interacionistas, nas quais o conhecimento que uma pessoa tem acerca do mundo não é proveniente nem do sujeito nem do objeto, mas da interação estabelecida entre eles. 
IV- As teorias que complementam o conhecimento como produto da interação na qual privilegia o sujeito e o ambiente em que está inserido. 
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, II, e III. 
Segundo Palangana (2001), examinar a relação entre desenvolvimento e aprendizagem é uma empreitada de cunho mais epistemológico (referente à relação entre o sujeito que conhece e o objeto que é conhecido) do que psicológico. Com base nisso, para Piaget, fica a indagação de qual seria a relação entre aprendizagem e desenvolvimento. Para responder a esse questionamento, Palangana (2001) distingue três teorias, que são: *Aquelas que enfatizam o desenvolvimento como produto da maturação biológica e que, consequentemente, privilegiam o sujeito, e não o objeto; *As teorias que enfatizam a aprendizagem e, por decorrência, atribuem maior ênfase aos processos de aprendizagem que aos de desenvolvimento; *As teorias interacionistas, nas quais o conhecimento que uma pessoa tem acerca do mundo não é proveniente nem do sujeito nem do objeto, mas da interação estabelecida entre eles.
b. II e IV. 
c. I e III. 
d. I. 
e. IV. 
Feedback
A resposta correta é: I, II, e III..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Ao lidar com o mundo, a criança o faz com base em esquemas que ela já possui. Eventualmente, tais esquemas são insuficientes para “dar conta” da situação, produzindo desequilíbrio. Disso decorre uma reorganização nos esquemas e na organização que a criança fez do mundo. Esse é o núcleo do processo de equilibração. Os esquemas que a criança constrói acerca do mundo constituem, portanto, produto de processos de aprendizagem. Mas as generalizações que as crianças e as pessoas em geral fazem dos esquemas não envolvem aprendizagem, mas sim, processos de desenvolvimento (PALANGANA, 2001). Piaget distingue também tipos de aprendizagens, assim sendo, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Os tipos de aprendizagem que Piaget denomina são: “aprendizagem em sentido estrito” e “aprendizagem em sentido amplo”; 
Ao lidar com o mundo, a criança o faz com base em esquemas que ela já possui. Eventualmente, tais esquemas são insuficientes para “dar conta” da situação, produzindo desequilíbrio. Disso decorre uma reorganização nos esquemas e na organização que a criança fez do mundo. Esse é o núcleo, como vimos, do processo de equilibração. Os esquemas que a criança constrói acerca do mundo constituem, portanto, produto de processos de aprendizagem. Mas as generalizações que as crianças e as pessoas em geral fazem dos esquemas não envolvem aprendizagem, mas sim, processos de desenvolvimento (PALANGANA, 2001). Piaget distingue também tipos de aprendizagens a que ele denomina “aprendizagem em sentido estrito” e “aprendizagem em sentido amplo”. A primeira é constituída por aprendizagens derivadas diretamente da experiência da pessoa com o mundo. Já a segunda envolve deduções que a pessoa faz.
b. Os tipos de aprendizagem que Piaget denomina são: “aprendizagem satisfatória” e “aprendizagem comportamental”; 
c. Os tipos de aprendizagem denominados por Piaget são, respectivamente: “aprendizagem em sentido restrito” e “aprendizagem em sentido social”. 
d. Os tipos de aprendizagem que Piaget denomina são: “aprendizagem social” e “aprendizagem familiar”; 
e. Os tipos de aprendizagem que Piaget denomina são: “aprendizagem interativista” e “aprendizagem emocional”; 
Feedback
A resposta correta é: Os tipos de aprendizagem que Piaget denomina são: “aprendizagem em sentido estrito” e “aprendizagem em sentido amplo”;.
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Skinner (1972, p. 239), “[...] os homens aprendem uns com os outros sem serem ensinados. Pode ter acontecido alguma vez que um homem tenha aprendido a usar uma enxada olhando outro usá-la, mas nem por isso o lavrador teve as funções de professor. Foi só quando a crescente eficiência do aprendiz tornou-se importante para o lavrador que este se torna professor e modifica seu comportamento para facilitar a aprendizagem.” A afirmação do autor, escrita no contexto de exame acerca do que caracteriza aquilo que faz um professor, mostra-nos que: 
Escolha uma:
a. A escolha dos atos a serem praticados é um hábito construído e firmado pela repetição, daí a importância da educação. 
b. A educação visa à virtude e ao comportamento a que chamamos de ideal, o que corresponderia à ideia de uma razão relativa às questões da conduta. 
c. O ensino não se define pelas mudanças ocorridas no comportamento do aprendiz. 
d. Aquele que ensina não é apenas um modelo, mas alguém que apresenta comportamentos com certas características para que ocorra a aprendizagem de outra pessoa. 
A afirmação do autor, escrita no contexto de exame acerca do que caracteriza aquilo que faz um professor, mostra-nos que aquele que ensina não é apenas um modelo, mas alguém que apresenta comportamentos com certas características para que ocorra a aprendizagem de outra pessoa.
e. O objetivo final da educação era a formação do homem moral, vivendo em uma cidade virtuosa, sempre em paz e harmonia. 
Feedback
A resposta correta é: Aquele que ensina não é apenas um modelo, mas alguém que apresenta comportamentos com certas características para que ocorra a aprendizagem de outra pessoa..
Parte inferior do formulário
Terminar revisão

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais