Buscar

TRAB. Filma As Horas PGE

Prévia do material em texto

RESUMO
Baseado no livro de Michael Cunninghan, esse filme retrata a história de 3 mulheres: Virginia Wolf, que vive no subúrbio londrino na década de 20; Laura Brown que vive em Los Angeles na época do pós guerra e Clarissa Vaughn, ela mora em Nova York, em 2001.
Virginia está escrevendo o livro intitulado Senhora Dalloway que a tornou famosa; Laura nos anos 40 está lendo a obra que Virginia escreveu e está sendo influenciada pelo conteúdo da leitura e Clarissa que é uma agente literária tem um grande amigo, e este está com AIDS ele a apelidou de Sra. Dalloway, pois assim como essa personagem, ela aparenta uma falsa felicidade.
O livro Senhora Dalloway é o elo entre essas três mulheres.
As três te em comum, sentimentos como, insatisfação, fracasso e se sentem infelizes e ansiosas.
 
1 DESENVOLVIMENTO
 1.2 Caracterização e análise dos personagens
Virginia Wolf tem um marido que a ama muito, mas está vivendo uma crise de depressão, tem ideias suicidas, sofre crises nervosas e é depois de uma crise que ela produz o seu maior romance, “O Senhora Dalloway”, Virginia tem como sua fonte de vida a amiga e irmã Vanessa.
Laura Brown em 1951 é uma dona de casa que está grávida, e planejando uma festa de aniversário para o marido. Ela está lendo o romance Sra. Dalloway e não consegue parar de ler, ela vive numa outra época, 20 anos depois de Virginia, ela também é muito amada pelo marido e tem um filho pequeno, este filho sempre aparentou um temperamento diferente, ela também tem uma amiga muito especial, sua vizinha Kitie, e por serem tão amigas, ela entra em crise ao saber que essa amiga está sendo internada para fazer uma cirurgia.
Clarissaa Vaughn é uma mulher independente, escritora de livros, mora em Nova York e vive com outra mulher. Ela está dando uma festa para seu melhor amigo Richard, que é escritor e está com AIDS, El dedica boa parte de seu tempo cuidando dele , pois o considera muito querido.
1.3 Análise funcional das situações apresentadas no filme
A primeira história relata a vida de Virginia Wolf, ela está escrevendo um livro.
Antecedentes – Ela vive com seu marido, numa cidade, onde se sente muito infeliz, pois vive aprisionada dentro de sua casa, com médicos a examinando sempre. Ela diz ouvir vozes e sofrer de alucinações. Com esse comportamento ela é privada de receber convites para as festas, e passeios, ou seja ela não convive cm pessoas diferentes, pois eles acham que ela é psicótica. E o que é algo muito aversivo para ela, é o fato de morar em um lugar que ela não gosta.
Reforço negativo – Ela tem pensamentos suicidas, se acha um problema para seu marido, é depressiva, pessimista.
 Um grande reforçador positivo para ela é o fato de estar escrevendo um livro e também sua irmã da qual ela gosta muito.
Laura Brown.
Antecedentes – Ela é mãe de um filho ainda pequeno, está grávida, é uma dona de cãs e também tem um marido que a ama muito.
Comportamento – Laura quer fazer um bolo de aniversário para seu marido, mas está muito desanimada, está lendo o livro de Virginia Wolf, ela não é feliz com a vida de esposa, mãe e dona de casa em tempo integral.
Um reforçador negativo para ela é a vida que leva, pois ela não se sente satisfeita em ser esposa, mãe e dona de casa, essa não é a vida que ela gostaria de ter e o livro que está lendo de Virgínia Wolf, reforça a sua vontade de se suicidar para acabar com a vida que leva. Ela então abdica do que a angustia e parte para o Canadá para começar uma nova vida.
Clarissa Vaughn
Antecedentes – Tem um grande amigo Richard que é um ex-namorado seu a quem ela ajuda muito, ela está preparando uma festa para ele em comemoração a uma premiação que ele irá receber. Ela tem um relacionamento com Sally, uma mulher, no relacionamento que teve com Richard, foi trocada por outro homem. Ela gosta de preparar festas, esse é um comportamento de fuga dela, pois com o intuito de realizar tantas festas ela acaba se escondendo de seus problemas e até mesmo de uma tristeza que talvez ela nem perceba.
Consequência reforçadora negativa – Clarissa percebe que, o que a faz estar sempre ajudando Richard, vai além da amizade, mas são as lembranças do que viveram no passado que a faz bem, ela sente muito, por ter sido trocada por um homem nesse romance passado. Isso gera nela muita ansiedade.
Richard Brown
Antecedentes – Richard namorou Clarissa na juventude, é um conceituado escritor e quando criança foi abandonado pela mãe.
Comportamento – Ele é muito atormentado pelo fato de ter sido abandonado.
Um grande reforçador negativo desse comportamento é a doença dele, pois ele está com Aids em estado terminal e ele é para Clarissa um grande reforçador, pois enquanto ela só pensa em cuidar dele, ela não percebe seus próprios problemas.
Consequência – Ele rejeita o reconhecimento e os prêmios que recebe e está sempre insinuando a vontade de se suicidar.
CONCLUSÃO
Esse filme mostrou a inquietude de três mulheres que convivem com pensamentos de morte e são muito inseguras e insatisfeitas com suas vidas. 
E o estranho é que elas têm vidas que aparentemente deixaria qualquer pessoa bastante satisfeita, pois elas têm boas casas, são bem casadas. Uma delas tem filhos, são inteligentes, tem família, amigos.
Mas o que esse filme mostra é que qualquer um pode se encontrar nas situações extremas de cada uma das personagens, pois observamos que cada uma delas está lutando para dar um sentido á suas existências e ser simplesmente feliz.
São 3 mulheres presas nos seus próprios espaços, nas suas vidas, vimos que as personagens descobrem que, nem sempre a vida é aquilo que esperamos, fazendo nos pensar o que são as horas até percebermos que a perdemos para sempre.
A emoção limite nos leva a tomar decisões e fazer escolhas que modificam a nossa vida para sempre.

Outros materiais