Buscar

av2 nutriçao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação:  NUTRIÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	TERESA CRISTINA 
	Turma: 901/BI
	Nota da Prova: 6,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 20/06/2014 
	
	 1a Questão (Ref.: 201102397404)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Nutrição Parenteral consiste na administração de todos os nutrientes necessários para a sobrevida por outras vias que não o trato gastrointestinal. Quais são as vias de acesso central e periférico utilizados na nutrição parenteral? Cite as vantagens e desvantagens de cada via.
		
	
Resposta: Nutrição Parenteral via de acesso central e feito na veia subclávia ou jugular e periféricos e feito em veias de grande calibres. As vantagens para pacientes que estão com obstrução do trato gastro intestinal ou não pode se alimentar através vias normais , ou o estômago não está tolerando alimentos e muito mais vantagem usar a via parenteral para se alimentar e não e tão encomudo para o paciente. A desvantagem e que o paciente não pode ficar usando por longo muito tempo. há também complicações metabolicas, como hiperglicemia.
	
Gabarito: Na Nutrição parenteral, quando central, a dieta é administrada por uma meio de uma veia de grande diâmetro, geralmente subclávia ou jugular interna, que chega diretamente ao coração. Já quando a Nutrição parenteral é periférica, é administrada através de uma veia menor, eralmente na mão ou no antebraço O acesso periférico é mais barato, mais simples e apresenta menor risco de complicações (trombose, infecções), entretanto possui como desvantagens, não suportar muito volume e não permitir hiperfusão de solução hiperosmolar (normalmente mais nutritiva). No acesso central, pode ser utilizado em longos períodos, maior volume e altas concentrações de nutrientes, mas possui maior risco de infecções e complicações.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102431435)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O retardo na velocidade do esvaziamento gástrico e aumento na incidência de refluxo gastroesofágico podem estar relacionados a alguns fatores dentre os quais podemos citar:
		
	
	a presença de amido no quimo.
	
	a presença de glicose no quimo.
	
	a presença de maltose no quimo.
	
	a presença de sacarose no quimo.
	 
	a presença de gordura no quimo.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102396662)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Há diferenças importantes em relação à pirâmide antiga e à nova. A afirmativa que apresenta uma dessas diferenças é:
		
	
	Em relação às carnes vermelhas não ocorreu mudança.
	 
	Na pirâmide nova observa-se que a prática de exercícios físicos está na base, diferentemente da antiga, que não apresenta informação sobre atividade física.
	
	Na pirâmide nova não se observa as bebidas alcoólicas, enquanto na antiga, estas estão no topo da pirâmide.
	
	No primeiro nível da pirâmide nova estão incluídos, além dos cereais integrais, os cereais refinados, que não estão presentes na pirâmide antiga.
	
	Na pirâmide nova não consta o grupo de óleos vegetais, que se encontra na pirâmide antiga no topo.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102396713)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A literatura mundial relata que desnutrição proteico-calórica está presente entre 30% e 50% dos pacientes hospitalizados. A importância do diagnóstico e tratamento da desnutrição torna-se clara na medida em que ocorrem associações entre a desnutrição e maior permanência hospitalar, maior frequência de complicações, menor velocidade de cicatrização, maior morbimortalidade e maior dispêndio de recursos (WAITZBERG, D.L.). Dessa forma, os objetivos da avaliação do estado nutricional são:
		
	
	Verificar se a necessidade fisiológica por nutrientes está sendo alcançada e diagnosticar apenas as causas das deficiências nutricionais.
	 
	Identificar os indivíduos que necessitam de cuidado nutricional, diagnosticar as causas dos problemas nutricionais e estabelecer medidas de controle preventivas e/ou curativas.
	
	Identificar as causas dos problemas nutricionais e estabelecer apenas medidas de controle preventivas.
	
	Verificar se a necessidade fisiológica por nutrientes está sendo alcançada e diagnosticar apenas as causas dos excessos nutricionais.
	
	Identificar apenas os indivíduos que apresentam carência nutricional e estabelecer medidas de controle curativas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102450566)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O profissional de Enfermagem deve ficar atento às complicações que podem ocorrer em função do suporte nutricional parenteral, a fim de evitá-las. Com relação a este tipo de suporte nutricional, é INCORRETO afirmar:
		
	
	As complicações metabólicas, como hiperglicemia e distúrbios do equilíbrio ácido-básico, podem ocorrer no suporte nutricional parenteral, por isso é necessário monitorar estes parâmetros.
	
	Deve-se preferir a nutrição parenteral periférica quando o paciente for permanecer por curto período em suporte nutricional, pois há menor risco de complicações do que na nutrição parenteral total.
	
	Na via parenteral total utiliza-se um cateter em uma veia central, normalmente a subclávia, o que permite um aporte calórico maior ao paciente.
	
	O enfermeiro deve ficar atento ao aparecimento de sinais de infecção próximo ao cateter, uma vez que infecções por fungos e bactérias são complicações graves que podem ocorrer na nutrição parenteral.
	 
	No suporte nutricional parenteral total, o enfermeiro deve infundir a dieta, por meio de uma sonda a nível entérico ou gástrico.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201102396614)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Na Semana Científica da Saúde, um grupo de alunos de graduação apresentou um pôster com as funções dos micronutrientes no organismo humano. Dentro desse contexto, analise as afirmações: I A vitamina A é importante para a integridade e acuidade visual. II A vitamina D é importante para a mineralização óssea. III A vitamina K é importante para a coagulação sanguínea. IV A vitamina E é um dos micronutrientes antioxidantes. Agora marque a afirmativa CORRETA:
		
	
	Apenas as afirmações II e III são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmação IV é falsa
	
	Todas as afirmações são falsas.
	 
	Apenas a afirmação I é falsa.
	 
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201102449945)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Diabetes Mellitus constitui um importante problema de saúde pública, uma vez que é de alta prevalência e está associado a complicações que comprometem a produtividade, qualidade de vida e sobrevida dos indivíduos, além de envolver altos custos no seu tratamento e das suas complicações. Com relação a esta doença crônica, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	Caracteriza-se por hiperglicemia crônica com distúrbios do metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas.
	
	É uma síndrome de etiologia múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade da insulina de exercer adequadamente seus efeitos.
	 
	O diabetes mellitus tipo II é causado por deficiência congênita na síntese e secreção do hormônio insulina pelas células beta-pancreáticas.
	
	Os sintomas clássicos do diabetes mellitus são: poliúria, polidipsia, polifagia, perda de peso e fraqueza.
	
	A glicose é o nutriente que tem sua captação celular alterada no diabetes mellitus, aumentando sua concentração no sangue.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201102449987)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O enfermeiro deve conhecer todas as complicações que um paciente com gota (artrite microcristalina) pode desenvolver, a fim de tomar os cuidados necessários para minimizá-las. Sabendo que o manejo nutricional é importante para melhorar o prognóstico da doença, o objetivo de se recomendar abstinência alcoólica aos pacientes é:
		
	 
	Corrigir a hiperuricemia.
	
	Aumentar a possibilidade de formação de cálculos renais.
	
	Diminuira glicemia.
	
	Minimizar o catabolismo proteico.
	 
	Diminuir a colesterolemia.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201102405746)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Um adulto, de 29 anos, possui uma estatura de 1,78 m e perdeu 28 kg nos últimos 3 anos após uma reeducação alimentar e a prática regular de exercícios. Considerando que o peso atual do paciente é de 75 kg. Calcule o IMC anterior e atual do paciente, classificando o estado nutricional adequadamente em cada fase.
		
	
Resposta: IMC 32,59 Anterior . o seu indice de massa corporea está elevado, acima da normalidade classificando como obeso tipo 1. IMC 23,73 atual Paciente está eutrofico ou seja seu indíce de massa corporea esta dentro da normalidade.
	
Gabarito: O peso anterior do paciente é de 103 kg com IMC de 32,6 sendo anteriormente classificado como obesidade grau 1. Atualmente, com o peso de 75 kg, o IMC está em 23,7 sendo classificado em eutrofia (normalidade).
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201102449999)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As necessidades de vitaminas e minerais estão aumentadas na população infantil, em função do acelerado crescimento e desenvolvimento. Marque a alternativa CORRETA em relação às necessidades de vitaminas e minerais para esta faixa etária:
		
	
	As vitaminas não são importantes na infância, pois as crianças possuem reservas eficientes destes nutrientes.
	
	O cálcio não é um mineral importante nesta faixa etária, uma vez que nesta fase da vida a mineralização óssea é mínima.
	 
	O zinco é essencial para o crescimento, manutenção do apetite e acuidade da gustação.
	
	A vitamina D é importante para evitar anemia por carência de ferro, uma vez que esta vitamina está relacionada ao metabolismo de ferro.
	
	O Ferro não é importante nesta faixa etária, uma vez que as crianças em idade pré-escolar não são grupos de risco para desenvolver anemia ferropriva.

Outros materiais