Buscar

av2 etica (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: » ÉTICA, LEGISLAÇÃO E EXE. PROF. EM ENFERMAGEM
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno:
	Professor:
	CRISTINA 
CLAUDIO 
	Turma: 9002/AN
	Nota da Prova: 7,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 21/06/2014 
	
	 1a Questão (Ref.: 201102382121)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O Art. 8º da Lei Nº7498, trata das funções do Enfermeiro que esta dividido em dois itens. Responder, O que trata o Item I do Art 8º e citar suas funções.
		
	
Resposta: 1- É privativo do enfermeiro realizar consulta de enfermagem; Consultas como prevenção, tratamentos, cuidados, diagnósticos de enfermagem. 2- O Enfermeiro pode prescrever medicamentos para pacientes com hipertensão, diabetes e outros.
	
Gabarito: O Item I do Art 8o que trata das funções do Enfermeiro, saõ as funçoes privativas do Enfermeiro, e suas funções são: Direção do órgão de enfermagem e chefia de serviço e de unidade de enfermagem; Consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem; Consulta de enfermagem; Prescrição da assistência de enfermagem.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102372593)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Gestante chega a maternidade no tempo de parir com 39 semanas de gestação. Ao chegar a Enfermeira do setor de triagem da maternidade, identifica que o parto está próximo de acontecer e interna a paciente, para isso ela faz o Laudo de enfermagem para Internação Hospitalar. Tomando como base a resolução do COFEN 233/99 que dispõe sobre a atuação do Enfermeiro na assistência a mulher no ciclo grávido puerperal responda: A Enfermeira pode fazer esse laudo de Enfermagem e autorizar a Internação Hospitalar? Justifique.
		
	
Resposta: A enfermeira está legalmente de acordo com o código de ética que autorizar a enfermeiros autorizar internação para gestantes que precisam ser internadas . Para a paciente ser internada a enfermeira deverá fazer um laudo de enfermagem descrevendo o estado da paciente e em seguida autorizar a internação hospitalar. A resolução COFEN 223/ 99 O enfermeiro atua no acompanhamento da gestação e após a gestação.
	
Gabarito: Sim, de acordo com a resolução COFEN 233/99 a Enfermeira poderá emitir Laudo de Enfermagem para autorização de Internação Hospitalar.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102372695)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Zelar, nas Instituições de Saúde Brasileiras, pelo cumprimento da Sistematização da Assistência de Enfermagem ¿ SAE, normatizada por legislação especifica, é de responsabilidade, em sua respectiva jurisdição, do(a):
		
	
	COFEN
	
	ABEN
	 
	COREN
	
	Delegacia Regional do Trabalho
	
	Sindicato de Enfermagem
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102372673)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Com relação ao preparo e à adminstração de medicamentos, considere o seguinte caso: ¿A medicação analgésica fixa de um paciente internado não foi administrada no horário previsto. A equipe relata que não o fez porque o paciente estava dormindo e não tinha relatado dor.¿ Esse ato deve ser caracterizado como:
		
	 
	negligência.
	
	indiferença.
	
	indisciplina.
	 
	imprudência
	
	imperícia.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102373740)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O parágrafo único do artigo 45 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem permite, nos casos previstos em Lei, que o profissional decida participar ou não no ato abortivo. As situações previstas no Código Penal Brasileiro são aquelas em que:
		
	
	o aborto tem indicação eugênica, econômica ou social/sentimental.
	 
	a mãe corre risco de vida ou a gestação é decorrente de estupro
	
	a gestação é indesejada porque a mãe adquiriu, durante a gravidez, doença lesiva ao feto.
	
	o aborto é terapêutico, eugênico ou por motivo social.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201102372678)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com a lei do exercício profissional, o auxiliar de enfermagem pode exercer legalmente as seguintes funções:
		
	
	realizar consulta de enfermagem;
	 
	observar, reconhecer e descrever sinais e sintomas, ao nível de sua qualificação;
	
	prestar assistência à parturiente e ao parto normal, identificando distocias obstétricas;
	
	prestar cuidados diretos de enfermagem a pacientes em estado grave com risco de vida;
	
	atuar em programas de vigilância epidemiológica.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201102432741)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O sistema COFEN/COREN (Conselho Federal de Enfermagem/ Conselho Regional de Enfermagem) encontra-se representado em 27 estados brasileiros, sendo este filiado ao Conselho Internacional de Enfermeiros em Genebra. Veja algumas de suas características. De acordo com a Resolução 278/2003 do COFEN, que dispõe sobre sutura realizada por Profissional de Enfermagem, é correto afirmar que:
		
	
	c) O Enfermeiro pode indicar sutura em casos de lesão cutânea simples e delegar ao técnico de enfermagem sua confecção.
	 
	e) Em qualquer circunstância é vedado ao Profissional de Enfermagem a realização de suturas
	
	b) Nos casos de Urgência/Emergência o médico pode delegar ao técnico e auxiliar de enfermagem a confecção de sutura, desde que não seja uma situação iminente de gravidade e risco de morte.
	 
	d) É ato de Enfermagem, quando praticada por Enfermeiro Obstetra, a episiorrafia.
	
	a) Os Enfermeiros poderão realizar sutura, desde que seja de pequena extensão com comprometimento de menos de 1/3 do tecido lesado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201102446463)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Ordem dos Enfermeiros (OE) estabeleceu os princípios e as regras do aconselhamento ético e deontológico necessários para efeitos de divulgação de informação sujeita a segredo profissional, no âmbito do dever de sigilo dos enfermeiros. O aconselhamento deontológico para a divulgação de informação sujeita a segredo cabe ao Conselho Jurisdicional da OE, que decide a partir de agora com efeitos sobre todos os casos que lhe tenham sido apresentados. Marque a opção correta abaixo mediante ao Dever do sigilo, Deacordo com o Código de Ética dos profissionais de Enfermagem.
		
	 
	O dever de guardar segredo por parte do enfermeiro continua mesmo depois de cessar o exercício profissional ou com a morte da pessoa
	
	Assim, a quebra de segredo profissional obriga à intervenção da Ordem e aplica-se a todos os enfermeiros que exerçam (ou tenham exercido) a profissão no território português, independentemente da relação contratual estabelecida com a entidade empregadora e da relação com a pessoa, da prestação efetiva de cuidados à pessoa e da natureza gratuita ou onerosa da prestação ou recebimento de encargos financeiros pelo paciente/cliente.
	
	O enfermeiro só pode partilhar informação pertinente com aqueles que NÃO estão implicados no plano terapêutico. O segredo pode ser quebrado, e divulgada informação confidencial acerca do indivíduo e família, mas só nas situações legalmente previstas e depois do devido aconselhamento deontológico e jurídico do Código de Ética dos profissionais de Enfermagem.
	
	Assim, a quebra de segredo profissional NÃO obriga à intervenção da Ordem e aplica-se a todos os enfermeiros que exerçam a sua profissão de qualquer forma.
	
	Nenhuma das afirmativas acima estão corretas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201102372667)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Você é contratado para ser chefe de um serviço de enfermagem de um grande hospital. Ao assumir o serviço é informado que a Certidão de Responsabilidade Técnica (CRT) deve ser renovada. Pergunta-se: qual é o tempo estipulado por lei para se renovar a (CRT)?
		
	
	32 meses
	
	18 meses
	
	06 meses
	 
	12 meses
	
	24 meses
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201102447794)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Existem situações onde o segredo profissional pode ser quebrado como o consentimento da pessoa, o deverlegal ou a existência de uma justa causa; que é avaliada pela verificação entre os interesses individuais e públicos, entre riscos individuais e benefícios sociais. Com base no parágrafo, Marque a opção correta sobre segredo profissional na prática do enfermeiro.
		
	
	Se não houver pedido de informação nos casos de apuração de crimes relacionados à prestação de socorro médico ou de omissão de socorro, homicídio ou lesão corporal causados por integrantes da equipe de saúde, o estabelecimento e os profissionais estão obrigados a revelar as informações necessárias.
	
	Quando a não ¿ revelação da informação pode pôr em risco a vida de outra(s) pessoa(s) identificável (eis), o rompimento do segredo profissional não é obrigatório.
	 
	A informação sobre o estado de saúde é direito do paciente, há um compromisso do profissional e do serviço de saúde para com o usuário em não negar informações a este, porém a terceiros pagantes (empregador, seguro de saúde, autoridade policial) caso solicitem estas informações só poderá ser fornecida com o Consentimento do paciente, representante legal ou da família, em caso de falecimento.
	
	Nenhuma das alternativas acima estão corretas
	
	Quando não há casos confirmados ou suspeitos de maus tratos a crianças, adolescentes e idosos, existe a obrigação legal de romper com segredo profissional.

Outros materiais