Buscar

AD 1 2017.2 Estatística

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD1
Período – 2017.2
Disciplina: Estatística
Docente: Maria Viviana de Freitas Cabral
Data para entrega: 14/08/2017
Nome: Matrícula:
Valor: 10,0 pontos
Questão 1 – Busque uma variável em um sítio (website) de sua preferência. Descreva esta variável e responda às seguintes questões:
Esta variável é uma população ou amostra? Justifique. 
Esta variável possui caráter descritivo ou inferencial? Justifique. 
Esta variável é qualitativa ou quantitativa? Justifique. (Valor 2,5 pontos).
Questão 2 – Uma agência de turismo possui 2500 clientes cadastrados sequencialmente. Tal agência pretende fazer uma promoção com 25 destes clientes. Obtenha, por meio da amostragem sistemática, os números de cadastro dos 10 primeiros clientes assim como do último cadastro. Sabe-se que a primeira ficha sorteada foi a de número 2 (x = 2). A agência pretende também distribuir este serviço igualmente entre seus funcionários. Sabe-se que dos 50 funcionários, 28 são do sexo masculino e 22 do sexo feminino. O gerente deseja distribuir este serviço para uma amostra de 10%, retirada obedecendo à amostragem estratificada proporcional. Determine o número de funcionários, homens e mulheres, que devem estar presentes nessa amostra. (Valor 2,5 pontos).
Questão 3 - Uma agência de viagens possui um cadastro de 25000 clientes. Esta agência deseja fazer uma pesquisa de satisfação, porém, não possui recursos financeiros para realizar tal pesquisa com toda sua carteira de clientes. Sendo assim, a empresa deseja saber o tamanho da amostra a ser pesquisada. Para responder a essa questão, admita um nível de confiança de 99% e um erro de amostragem de 4%. (Valor 2,5 pontos).]
Questão 4 – A série coletada para elaboração da Questão 1 é uma serie temporal, geográfica, especificativa, mista ou de distribuição de frequência? Justifique sua resposta. (Valor 2,5 pontos).
 
Bom desempenho! 
�PAGE �
�PAGE �1�

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes