Buscar

DESAFIO PROFISSIONAL Gestão Pública 4o Semestre 2017

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DESAFIO PROFISSIONAL AOS CURSOS
SUPERIORES DE TECNOLOGIAS
 
RELATÓRIO 
Relatório parcial apresentado no Projeto Interdisciplinar no Curso de Tecnologia de Gestão Pública na Faculdade Anhanguera, Campus Cavalhada, Porto Alegre/RS sob Orientação dos Tutores: Presencial, Claurivete Santos Grolli 
EAD, Camila Nahas. 
Porto Alegre/RS
2017
DESAFIO PROFISSIONAL AOS CURSOS
SUPERIORES DE TECNOLOGIAS
	
Porto Alegre/RS 2017
SUMÁRIO
Introdução................................................................................................................. 04
Identificação ............................................................................................................ 05
Ação Desenvolvida. ................................................................................................. 05
Atores Envolvidos .................................................................................................... 08
Resultados Alcançados .......................................................................................... 08
Pesquisa Bibliográfica/Fundamentação ................................................................. 09
Considerações Finais ............................................................................................. 12
Referências Bibliográficas ........................................................................................ 17
INTRODUÇÃO
Para o desenvolvimento do presente Desafio Profissional, escolhemos o tema da Merenda Escolar, cujas normas são regidas pela Lei Federal n.º 11.947/2009, contemplando as diretrizes que garantem o direito da educação pública à alimentação e estabelece os critérios para o cumprimento da responsabilidade do Estado. 
A referida lei determina que a alimentação saudável e adequada deva ser empregada compreendendo o uso de alimentos variados, seguros e que respeitem os hábitos culturais e alimentares das regiões, bem como à inclusão da educação alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizagem, com a abordagem do tema durante as atividades letivas e o desenvolvimento de práticas saudáveis no âmbito das escolas.
Ainda são contemplados três aspectos imprescindíveis para a realidade da merenda escolar, quais sejam:
 Atuação de um nutricionista como responsável técnico pela alimentação escolar nas unidades de ensino;
 Controle social exercido pela comunidade no acompanhamento das ações realizadas pelo poder público; e
Apoio ao desenvolvimento sustentável.
Em relação a esse último fator, os órgãos públicos responsáveis pela coordenação das unidades de ensino devem fomentar a compra de itens produzidos pela agricultura familiar, sendo estipulada a aplicação de pelo menos, 30% dos recursos recebidos na aquisição de produtos locais ou fornecidos por agricultores familiares.
De anotar, também, que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é o órgão responsável pela execução da maioria das ações e programas da Educação Básica do Brasil, como a alimentação e o transporte escolar, cuja responsabilidade social é compartilhada entre todos os entes federados e, por isso, envolve um grande número de atores sociais, incluindo gestores públicos, integrantes do corpo docente das instituições de ensino, alunos e sociedade civil.
Após esta breve ilustração acerca das normativas referentes à merenda escolar, apresentaremos o programa desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves.
IDENTIFICAÇÃO:
Para a efetivação do Programa de Alimentação Escolar, a Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, município localizado na serra gaúcha, cuja população é de 115.069 habitantes, distribuídos entre a zona urbana e a rural, envolveu vários setores, tanto da administração pública quanto dos setores organizados da localidade:
Secretaria Municipal da Educação (SMED)
Secretaria Municipal do Desenvolvimento e Agricultura (SMDA)
Secretaria Municipal de Finanças (SMF)
Secretaria Municipal da Saúde (SMS)
EMATER
Associação dos Agricultores Familiares
Professores, merendeiras e alunos.
AÇÃO DESENVOLVIDA:
No ano de 2010 a Secretaria Municipal de Educação começou a adquirir os gêneros da Agricultura Familiar para a alimentação escolar, através da participação da Associação dos Agricultores Familiares de Bento Gonçalves na Chamada Pública.
O que diferencia o Município de Bento Gonçalves dos demais, inclusive em âmbito nacional é que 93,92% dos recursos repassados pelo FNDE são utilizados na aquisição de produtos oriundos da Agricultura Familiar na Chamada Pública, para atendimento da população educacional, conforme abaixo:
Número de Escolas atendidas: 43
Número de alunos atendidos: 8.739
Número de refeições servidas/mês (média): 70.319
Número de Agricultores: 40
Para a implementação do Programa da Merenda Escolar, foram adotadas várias ações, as quais destacamos:
Intermediada pela EMATER/RS e SMDA, visando organizar os agricultores da região para atender o Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) foi criada a Associação dos Agricultores, composta por 45 associados. Foram convidados todos os agricultores, feirantes, associados de câmaras frias do município, agroindústrias e agricultores em geral para participar da reunião de criação da associação.
Mensalmente são realizados encontros com a EMATER/RS e SMDA, para análise e possíveis correções das ações desenvolvidas, tais como distribuição e recolhimento de guias, entrega e qualidade dos produtos produzidos, calendário de produção, organização de época, quantidade de plantio e colheita. 
Os associados se organizaram de forma que cada agricultor é responsável pelo fornecimento dos produtos produzidos em sua propriedade.
A aquisição de produtos da agricultura familiar pode ser realizada dispensando-se o procedimento licitatório e os empenhos são realizados conforme a dotação orçamentária, sendo que são emitidas as notas fiscais conforme os empenhos e encaminhadas ao Setor de Alimentação Escolar para conferência e posterior encaminhamento à Secretaria de Finanças para pagamento.
As nutricionistas do Setor de Alimentação Escolar da SMED contatam os agricultores familiares para verificar a disponibilidade de gêneros alimentícios para o ano seguinte ao planejamento e, com o cronograma anual de gêneros disponíveis, as nutricionistas estudam quais os alimentos serão necessários às escolas municipais fundamentais, de educação infantil, ensino médio, ensino especial e escolas filantrópicas, para todo o ano seguinte; 
No início do ano seguinte, é realizada a Chamada Pública, e a Associação de Agricultores Familiares apresenta seu Projeto de Venda para ser aprovado pela Secretaria Municipal de Finanças. 
O cronograma é enviado à secretária da Associação dos Agricultores Familiares de Bento Gonçalves, que repassa as quantidades para os agricultores, elaborarem uma guia de gêneros, entregues diretamente nas escolas pelos agricultores.
De acordo com sazonalidade dos produtos alimentícios, são adquiridos da agricultura familiar, praticamente todos os gêneros indispensáveis para a confecção da merenda escolar, a saber:
	FRUTAS
	VERDURAS/LEGUMES
	OUTROS
	abacate, aipim, ameixa banana caturra, banana prata, bergamota, caqui, laranja, limão, maçã fuji, maçã gala, melancia, pêssego, kiwi
	Alface, alho, batata doce, beterraba, brócolis, cebola, cenoura, chicória, chuchu, couve manteiga, couve-flor, espinafre, feijão preto, milho verde em espigas, moranga, repolho, tempero verde, tomate
	biscoito amanteigado, biscoito colonial, biscoito de milho, chá de maçã seca, doce de figo, doce de uva, doce de goiaba, extrato de tomate, milho para pipoca, pão de 30 e 60gr, suco de uva tinto, leite integral, doce de leite, queijo,
bebida láctea 
Desde 2005, com a promulgação da Lei Municipal n.º 3810, foi incluído suco de uva na merenda escolar, no mínimo 01 (uma) vez por semana, o suco de uva natural concentrado e/ou pronto para beber. Atualmente a aquisição do suco de uva é feita através de Chamada Pública para as escolas municipais de ensino fundamental, médio, especial, entidades filantrópicas e de turno integral. 
Anualmente é realizado o Curso de Capacitação de Merendeiras pelas nutricionistas do Setor, conforme parágrafo VII do Art. 4º da Resolução 465/2010 do Conselho Federal de Nutricionistas. O curso aborda as boas práticas de higiene, alternando teoria e prática, envolvendo todas as escolas da rede municipal. 
Mensalmente ocorre na Secretaria Municipal da Fazenda o Curso de Capacitação da vigilância sanitária, nos termos do Artigo 2º da Resolução Municipal 001/2010 de 02 de março de 2010, que determina que todas as pessoas que manipulem ou comercializem alimentos preparados deverão fazer curso de Manuseio de Alimentos.
Anualmente também e realizado o Teste de Aceitabilidade da Merenda Escolar, em cumprimento ao disposto no artigo 3º da Resolução CFN Nº 465/2010, com a finalidade de avaliar a aceitação dos cardápios praticados. 
Projeto Olhar Atento: Ciências Para Vida, cujo tema é a alimentação saudável e tem como público-alvo os professores e alunos dos segundos anos do ensino fundamental. As principais ações desenvolvidas no projeto são a capacitação das merendeiras, encontros de estudo e formação pedagógica dos professores, visitas técnicas a propriedades rurais e agroindústrias, visita dos alunos à Feira Ecológica do município e as propriedades dos agricultores familiares, palestras das nutricionistas aos alunos envolvidos no protejo e a criação de hortas orgânicas.
ATORES ENVOLVIDOS:
	Levando em consideração que o projeto da Alimentação Escolar é uma política pública implantada pela Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, visando atingir a totalidade da população escolar assistida pela Secretaria Municipal de Educação, temos que a participação dos agentes políticos, através dos seus representantes (servidores das secretarias municipais, representantes da EMATER e professores), bem como dos alunos e demais representantes da sociedade, em especial os agricultores, fizeram com que fosse alcançado, da forma mais ampla, o objetivo precípuo do gestor público que é colocar o governo em ação para o bem dos cidadãos, na busca dos direitos humanos e sociais.
RESULTADOS ALCANÇADOS:
	Tendo em vista que o projeto da alimentação escolar é desenvolvido de forma ininterrupta, os resultados alcançados são eficazes e eficientes e, caso detectadas dificuldades ao longo do processo, há possibilidade de corrigi-las, propiciando, assim, a efetiva implementação de todas as medidas propostas.
Aos agricultores é garantida a compra da produção já estabelecida no início do ano, viabilizando assim o investimento em melhorias na propriedade, evitando, também, o desperdício de frutas e legumes;
Ações de educação nutricional para melhorar aceitabilidade de alguns gêneros alimentícios ofertados pela Agricultura;
Capacitações contínuas para as merendeiras a fim de aprimorar as formas de utilização dos gêneros alimentícios, buscando qualificar o manuseio e o preparo do alimento oriundo da agricultura familiar, evitando o desperdício e ampliando o seu aproveitamento;
Aos alunos é ofertada a organização/revitalização de hortas nos espaços escolares, em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), que possibilita aos alunos múltiplas experiências em torno do cuidado à vida.
	Corroborando com todo o trabalho desenvolvido pelo poder público e a comunidade local, a Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves foi vencedora do prêmio “Boas praticas de agricultura familiar para alimentação escolar”, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O município é um dos 25 escolhidos do país para integrar o Caderno de boas praticas, entregue em outubro/2017, em Brasília.
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA/FUNDAMENTAÇÃO DO TEMA: 
O Gestor Público tem como função entender e saber aplicar as políticas do desenvolvimento da cidade com o objetivo de minimizar as desigualdades sociais, possibilitando o acesso à moradia, ao saneamento, à saúde, ao transporte e as demais necessidades humanas que ajudem a construir a cidadania.
Sendo assim, a formulação de políticas públicas constitui-se no estágio em que os governos democráticos demonstram seus propósitos e plataformas eleitorais em programas e ações que produzirão resultados ou mudanças para a população diretamente envolvida. 
No entanto, entendemos que o Estado não deve definir todas as políticas públicas, eis que elas também poderão ser deliberadas pela sociedade e demais atores envolvidos em tais programas, podendo influenciar direta ou indiretamente nas metas traçadas pelo poder público. 
Há que se considerar, ainda, que o papel do gestor público, é adotar estratégias que tenham por finalidade estimular o processo de crescimento econômico, tendo capacidade para aplicar o retorno gerado, de maneira eficaz, em favor da melhoria da qualidade de vida da população, desempenhando o papel de regulador das transações de mercado, pertinente ao controle, fiscalização, geração de novas oportunidades, infraestrutura, etc. 
Vale destacar, ainda, que a Constituição Federal, promulgada em 1988 instituiu princípios que devem ser cumpridos pela Administração Pública, no que tange ao cumprimento à lei e aos padrões éticos nos processos administrativos. Na tabela abaixo, elencamos alguns deles, que devem nortear todos os procedimentos realizados na Administração Pública:
	PRINCÍPIOS
	CARACTERÍSTICAS
	Legalidade
	Na atividade particular tudo o que não está proibido é permitido; na Administração Pública tudo o que não está permitido é proibido. O administrador está rigidamente preso à lei e sua atuação deve ser confrontada com a lei.
	Impessoalidade
	O administrador deve orientar-se por critérios objetivos, não fazer distinções com base em critérios pessoais. Toda atividade da Administração Pública deve ser praticada tendo em vista a finalidade pública.
	Moralidade
	O dever do administrador não é apenas cumprir a lei formalmente, mas cumprir substancialmente, procurando sempre o melhor resultado para a administração, baseado na ética.
	Publicidade
	Requisito da eficácia e moralidade, pois é através da divulgação oficial dos atos da Administração Pública que ficam assegurados o seu cumprimento, observância e controle.
	Eficiência
	É a obtenção do melhor resultado com o uso racional dos meios. Atualmente, na Adm. Pública, a tendência é prevalência do controle de resultados sobre o controle de meios.
	Supremacia do Interesse Público
	O interesse público tem SUPREMACIA sobre o interesse individual; Mas essa supremacia só é legítima na medida em que os interesses públicos são atendidos.
	Presunção de Legitimidade
	Os atos da Administração presumem-se legítimos, até prova em contrário (presunção relativa ou júris tanto – ou seja, pode ser destruída por prova contrária).
	Finalidade
	Toda atuação do administrador se destina a atender o interesse público e garantir a observância das finalidades institucionais por parte das entidades da Administração Indireta.
	Auto-Tutela
	A autotutela se justifica para garantir à Administração: a defesa da legalidade e eficiência dos seus atos; nada mais é que um autocontrole SOBRE SEUS ATOS.
	Continuidade do Serviço Público
	O serviço público destina-se a atender necessidades sociais. É com fundamento nesse princípio que nos contratos administrativos não se permite que seja invocada, pelo particular, a exceção do contrato não cumprido. Os serviços não podem parar!
	Razoabilidade
	Os poderes concedidos à Administração devem ser exercidos na medida necessária ao atendimento do interesse coletivo, sem exageros.
Destacamos também, que Administração Pública, com o advento da Lei 8666/93, conhecida
como a lei de licitações e contratos, instituiu o regramento para os atos do poder público (ressalvados os casos especificados na legislação) relativos às obras, serviços, compras e alienações para contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes, com cláusulas que estabeleçam obrigações de pagamento, mantidas as condições efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitirá as exigências de qualificação técnica e econômica indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações.
A Lei 8.666/93 é uma lei editada pela União, mas de caráter nacional, ou seja, se aplica a todos os entes federados (União, Estados, DF e Municípios). Ela estabelece normas gerais sobre licitações e contratos, competência privativa da União, conforme dispõe o art. 22, XXVII da CF, in verbis: 
Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre: XXVII – normas gerais de licitação e contratação, em todas as modalidades, para as administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, obedecido o disposto no art. 37, XXI, e para as empresas públicas e sociedades de economia mista, nos termos do art. 173, § 1°, III; 
Importante frisar que os entes podem legislar sobre questões específicas relativas ao tema, desde que não contrariem as normas gerais editadas pela União. Igualmente, as sociedades de economia mista, empresas e fundações públicas e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, DF e Municípios poderão editar regulamentos próprios, com disposições específicas, desde que sujeitos às normas gerais da Lei de Licitações.
Em se tratando de licitação, especificadamente na ação tratada neste Desafio, sobre o Programa de Alimentação Escolar da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, destacamos a dispensa da licitação, prevista no § 1º art. 14 da Lei nº 11.947, de 16/06/2009 para a aquisição dos gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar, conforme abaixo: 
A aquisição de que trata este artigo poderá ser realizada dispensando-se o procedimento licitatório, desde que os preços sejam compatíveis com os vigentes no mercado local, observando-se os princípios inscritos no art. 37 da Constituição Federal, e os alimentos atendam às exigências do controle de qualidade estabelecidas pelas normas que regulamentam a matéria.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Diante de toda a pesquisa realizada, depreende-se que a administração estatal tem por objetivo beneficiar a coletividade e resguardar os seus interesses e necessidades. Dentro deste contexto, ressaltamos a importância do princípio da supremacia do interesse público sobre o privado, eis que sempre que houver conflitos de interesse entre particulares e a administração pública, prevalecerá o interesse público, tendo em vista que este é o objetivo central do Estado.
Ao encontro disso, estão os agentes públicos, membros da Administração que detêm como função a execução de serviços públicos. Tais ações devem ser realizadas de forma coerente, com eficácia e eficiência, visando assegurar aos cidadãos os seus direitos e garantias fundamentais, tais como os direitos à moradia, à educação, à saúde, ao lazer, a segurança, entre outros. 
Assim, os poderes administrativos incumbidos aos agentes públicos, dão a eles a faculdade de exercer sua autoridade em prol da coletividade, observados os preceitos legais estabelecidos na Constituição Federal.
Porém acreditamos que as práticas políticas devem evoluir e os gestores públicos detêm a responsabilidade por essa evolução na gestão pública, pois o processo de mudança implica tanto na reorganização institucional/organizacional, quanto na quebra de paradigmas culturais do próprio cenário público, político e social.
A capacitação dos gestores representa um passo relevante no processo de discussão sobre métodos de gestão compatíveis com a realidade do setor público. A participação consciente e ativa da sociedade no processo de gestão é outro requisito que deve ser levado mais a sério, já que o objetivo da gestão pública deve se pautar aos interesses sociais.
A gestão pública não pode ser comparada à gestão privada, pois apresenta particularidades, mas toda a ciência administrativa parte do pressuposto de que, para ser eficaz torna-se necessário considerar os métodos de planejamento, direção, controle e avaliação – PDCA. Estes procedimentos precisam ser disseminados e utilizados pelos gestores públicos, em busca de resultados satisfatórios, maior qualidade na prestação dos serviços e maximização dos benefícios sociais.
Diante do contexto local/regional e global, e por consequência das necessidades sociais relativas à saúde, educação, segurança, saneamento, emprego/renda, lazer, etc., a responsabilidade do gestor público tem aumentado e passa a considerar além dos aspectos micro, os aspectos macroeconômicos de desenvolvimento, incorporando leis e normas internacionais. Desta forma o gestor público deve ser um agente incentivador de transformações, sejam em métodos e práticas administrativas, ou no processo de firmar parcerias com todos os setores e atores sociais, para programar estratégias e melhorias contínuas, que tragam benefícios e desenvolvimento sustentável.
No entanto, o entrave burocrático muitas vezes impede o gestor público de dar respostas rápidas e eficazes frente ao cenário social atual. Acreditamos que ao longo do tempo haverá a mudança dos procedimentos adotados pela Administração, a fim de que a máquina pública consiga acompanhar a evolução. 
Em que pese à utilização de procedimentos e estratégias de gestão, o administrador público deve primar pela ética nas relações de trabalho, dela se utilizando para aprimorar a capacitação, o cumprimento de metas e o desempenho satisfatório visando sempre o bem da coletividade e a busca pelo desenvolvimento sustentável.
Investimento na Agricultura Familiar no Município de Bento Gonçalves
 
	
Aula de educação nutricional, visando às boas práticas de alimentação.
Visitação às propriedades rurais participantes do programa.
Visitação à feira ecológica.
Curso prático de capacitação em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER/ASCAR-RS). e curso teórico focado nas Boas Práticas de Manipulação de Alimentos. 
BIBLIOGRAFIA:
Disponível em: www.bentogoncalves.rs.gov.br/, acesso em 10/10/2017, às 20h30min.
Disponível em: http://www.digix.com.br/entenda-a-legislacao-da-merenda-escolar-de-forma-simples/, acesso em 15/10/2017, às 18h.
Disponível em: acesso em 31/10/2017, às 21h15min.
Disponível em: https://www.fnde.gov.br/fndelegis/action/UrlPublicasAction.php?acao=getAtoPublico&sgl_tipo=LEI&num_ato=00011947&seq_ato=000&vlr_ano=2009&sgl_orgao=NI, acesso em 02/11//2017, às 9h.
Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8666cons.htm, acesso em 15/11/2017, às 14h.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes