Buscar

Mapeamento Geomorfológico de Álvares Machado

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Centro Universitário Barriga Verde – UNIBAVE
Curso: ENGENHARIA CIVIL
Disciplina : GEOLOGIA 01/09/2012
Mapeamento geomorfológico da área urbana e adjacências da cidade de Álvares Machado
Artigo:
Prof. Mcs.Fabio Boeing
Orleans – Santa Catarina
Equipe: Everaldo C, Gustavo G, Gustavo R, Rafael B
*
*
INTRODUÇÃO
 A sociedade moderna, nas mais diferentes regiões, tem causado intensas modificações na paisagem. Porém, essa herança, esse processo, ocorre há muito tempo, e o pensamento da sociedade sobre os recursos naturais como sendo algo particular, de apropriar-se para uso fruto sem pensar em ter alguma obrigação para com o mesmo era o que prevalecia.
 Durante o desenvolvimento das sociedades o intenso uso dos recursos naturais para o crescimento econômico e social se intensificou com o advento do capitalismo e do meio urbano, local onde se observa com maior intensidade as modificações provocadas pela homem.
 Devido a esses reflexos impactantes na natureza e na sociedade, e principalmente no ambiente urbano, à preocupação com os problemas ambientais cresceram. Sendo assim já a algum tempo a um enorme volume de trabalhos sendo realizados para diminuir esses impactos com o crescimento das cidades.
*
*
LOCALIZAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO
 
 O município de Álvares Machado localiza-se no estado de São Paulo, na microrregião de Presidente Prudente. 
 A altitude neste ponto é de 475 metros acima do nível do mar e apresenta ao longo do município variações altimétricas de 80 metros.
 
*
*
DESENVOLVIMENTO DA CIDADE
 A ocupação da região em estudo originou-se do topo dos morros em direção as vertentes, esse processo se deu na década de 1920, com o surgimento das primeiros aglomerados urbanos, que vieram com os processos de expansão da malha ferroviária na época
 Ocupavam-se os topos dos morros paralelamente aos trilhos dos trens e arredores das estações ferroviárias que serviam para a circulação dos habitantes.
 No ano de 2006 foi criado o Plano Diretor Urbanístico municipal,
 buscando através desse plano o uso adequado da ocupação do solo no município buscando redirecionar a ocupação populacional, para locais onde ainda é pequena buscando resolver problemas de movimentos de massa, quando ocorrem chuvas torrenciais nessa região.
 
*
*
IMPORTÃNCIA DO MAPEAMENTO
 Na Agricultura: os mapas geomorfológicos mostram a inclinação do terreno, os diferentes tipos de vertentes e planícies de variáveis gradientes, erosões no solo, terrenos com possibilidade de deslizamento com as chuvas torrenciais.
 
 Na Construção Civil: contribui mostrando terrenos passiveis de deslizamentos, desmoronamento, avalanches e escoamento pluvial, área de fragilidade características de enchentes.
 
 Na edificação da malha viária: informa sobre a distribuição, extensão e segmentação de planícies e vertentes de varias categorias, distribuição de taludes rochosos sujeitos a intemperismo e desmoronamento.
*
*
Nos projetos de hidrológica: auxilia na construção de barragens, onde deve-se ter um conhecimento profundo da configuração da paisagem, devido as grandes áreas a serem inundadas, traçado dos rios, sabendo assim sua profundidade e sua largura durante o seu percurso. 
Nas praias: informa sobre a distribuição e dimensionamento das seções de falésias e tabuleiros estáveis e instáveis, distribuição e áreas de praias e as tendências para construção civil.
Enfim, varias são as contribuições do mapeamento geomorfológico para um uso racional dos recursos naturais em beneficio da sociedade.
*
*
ESTRUTURA DO RELEVO
 A morfologia do relevo é constituída principalmente de colinas amplas e baixas, com altitudes variando de 300 e 600 metros e com declividade de 10 e 20%.
 A região apresenta solo do tipo vermelho amarelado, de arenoso a argiloso com um índice de fragilidade média, com formas de dissecação de média a alta, e vales entalhados e densidade de drenagem media a alta, com fortes ações erosivas.
 Possui estruturas sedimentares pertencentes a bacia do Paraná, provenientes de depósitos fluviais, de arenitos finos a muito finos, apresentando em alguns pontos cimentação por carbonato de cálcio.
 Os topos são em sua maioria estreitos, suavemente ondulados e com declives de 0 a 6%. 
 Nos locais onde não há construções urbanas, as estruturas formadas pelo arenito cimentado pelo carbonato de cálcio oferecem maior resistência aos agentes intempéricos.
*
*
No relevo das planícies aluviais, os fundos de vales são em forma de V e em berço.
As planícies apresentam-se muito assoreadas devido a carga de sedimentos transportados das áreas a montante, e muito erodidas, proporcionada pela falta de mata ciliar e pela má conservação do solo nas encostas, a declividade varia de 3 a mais de 10% em alguns locais com erosões, sendo possível observar a presença de Neossolos nas mais baixas vertentes próximo ao curso de águas e da rocha matriz.
Ocorrem também a presença de terraços fluviais e solos hidromórficos, a também a presença do descarte de esgoto a céu aberto.
*
*
VEGETAÇÃO 
 A vegetação na área dos topos são em sua maioria composta por pastagens e ou pequenas atividades agrícolas. Os topos tiveram sua origem alteradas pela ação do homem não havendo assim nenhum vestígio de mata nas áreas dos topos. 
 A cobertura vegetal predominante nas vertentes são compostas por gramíneas provenientes de pastos.Há em alguns pontos vestígios de matas residuais, percebendo-se assim forte degradação das vertentes, muitas erosões e falta de manejo do solo nos arredores da cidade.
 A vegetação nos fundos dos vales são mais intensas, com predomínio de árvores nativas de grande porte, ocorrendo também nessas áreas vegetação do tipo várzeas, de baixo porte, porem é fato de que a cidade em estudo carece de matas ciliares em seus córregos, evitando assim que a carga de sedimentos que chega das vertentes degradadas assoreiem ainda mais os rios e córregos.
 
 
*
*
CONCLUSÃO
 O processo de ocupação da cidade de Álvares Machado proporcionou ao longo dos anos um intenso processo de degradação ambiental, modificando as formas de relevo originais, desestruturando as características básicas do relevo gerando assim novos processos morfológicos. Essas alterações implicam em significativas modificações no comportamento dos processos geomorfológicos, acelerando e intensificando suas potencialidades .
 A ocupação urbana não respeita nenhum dos critérios analisados salvo alguns locais, já observando-se processos de erosão principalmente nas áreas a jusante dos bairros, gerado através do despejo sem nenhuma contenção das águas pluviais e resíduos cloacais o que revela a falta de infraestrutura urbana adequada. A falte da mata ciliar acelera os processos erosivos. 
 Enfim, os resultados parciais da pesquisa demonstram que o desrespeito com as características ambientais locais sobressaem e os problemas aparecem de forma visível no município de Álvares Machado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais