Buscar

1º socorro

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Respostas
	1º - Queimaduras: A melhor forma com relação às queimaduras é preveni-las. Existem três tipos de queimaduras: primeiro grau, segundo grau e terceiro grau. Cada uma dessa requer cuidados específico com o queimado.
Primeiros socorros em queimaduras: em queimaduras de primeiro e segundo grau deve-se usar água corrente e fria para que o local seja esfriado, se necessário também pode usar compressas frias. Nunca deve usar gelo, pois o mesmo pode queimar a pele agravando ainda mais o quadro do queimado.Se necessário levar o queimado a emergência mais próxima. As queimaduras de terceiro grau requer um atendimento mais rápido, pois deve-se observar se a roupa do queimado aderiu a pele, se não aderiu, deve-se retirar a roupa rápido e todos os acessórios que o mesmo estiver portando para evitar que os demais grudem na pele. A água deve ser usada em todos os quadros de queimaduras mas na de terceiro grau requer alguns cuidados, principalmente observar a força do jato da água, pois se for muito forte pode lesionar ainda mais a pele, podendo estourar as bolhas e irá provocar mais dores e desconforto para o queimado. queimadura de terceiro grau nunca deve ser tratada em casa, o queimado deve ser levado rapidamente a uma emergência.
Choques elétricos: o choque ocorre quando o corpo entra em contato com a corrente elétrica. a primeira ação que deve-se ter em uma situação como essa é cortar a rede elétrica desligando o disjuntor na caixa do contador de luz, se não tiver luvas adequada para a situação deve-se usar materiais secos como cabo de vassoura, jornal dobrado, tapete de borracha, pano grosso para manusear a vítima. Se a vítima apresentar quadro de parada cardiorrespiratória, deve-se iniciar imediatamente a reanimação cardiopulmonar, e acionar o serviço de emergência.
Desmaios e crises de convulsão: o desmaio é a perda súbita temporária e repentina da consciência. O individuo recupera os sentidos espontaneamente e independente de intervenção médica. Deve-se deitar a vítima, levantar as pernas para que o retorno venoso aconteça, assim o coração irá bombear mais sangue para o cérebro, checar o pulso e ver se o coração apresenta um ritmo normal doa batimentos cardíacos. Em casos de desmaios seguidos de convulsões deve-se colocar um travesseiro embaixo da cabeça da vítima virando a cabeça para o lado evitando o engasgo com a saliva, afrouxar as roupas da vítima do pescoço e cintura.
Engasgo: o engasgo é uma manifestação do organismo para expulsar o objeto ou alimento que tomou um caminho errado. É importante manter a calma nesse caso, pois a vítima se encontra em desespero sem ar. Em bebês deve-se coloca-lo de bruços em cima do braço e fazer cinco compressões entre a escápula, vira o bebê de barriga para cima ainda em cima do braço e faz mais cinco compressões sobre o esterno, tente visualizar o objeto, caso não visualize deve-se repetir as compressões até chegar a emergência. Em crianças maiores e adultos deve-se ficar em pé atrás da vítima segurando-a pela cintura, cerrar o punho da mão que tem mais força e coloca-la sobre a boca do estômago e colocando a outra mão sobre a mão que tem o punho cerrado, deve-se fazer pressão com as mãos contra o estômago da vítima para dentro e para cima como se estivesse fazendo um j.
Ataques cardíacos: O ataque cardíaco é causado quando o fluxo de sangue a uma seção do músculo do coração fica bloqueado. No caso de ataque cardíaco deve-se manter a vítima deitada, observar se a mesma está respirando, é importante elevar a cabeça da vítima para trás , deixando o queixo mais para cima para facilitar a respiração .Deve-se ajoelhar-se ao lado da vítima para fazer massagem cardíaca apoiando as mãos abertas uma sobre a outra mão na altura dos mamilos, apoiando o punho sobre o osso esterno do paciente mais voltado para cima facilitando assim a respiração, empurrado as mãos com força, utilizando o peso do próprio corpo contando 2 ou mais empurrões por segundo se necessário fazer respiração boca a boca usando os procedimentos correto.
Afogamentos: o afogamento é impossibilidade de respirar por afundamento em qualquer líquido podendo levar a parada cardiorrespiratória e ao estado de choque. Deve-se tentar algum objeto que flutue para que seja lançado até a vítima, mas se não tiver terá que mergulhar na água se aproximar da vítima através de um mergulho segurando-a por trás, se a vítima estiver lúcida devemos coloca-la deitada de lado para facilitar o transporte da mesma para chegar em terra firme. Deve-se verificar o estado de consciência da vítima, se a mesma está respirando, ver ouvir e sentir por 5 segundo, se não houver ventilação, ventile a vítima realizado o boca a boca observando a expansão torácica a cada ventilação . Em caso de inconsciência, chamar imediatamente o serviço de emergência.
2º. Procedimentos necessários para realização de uma massagem cardíaca e respiração boca a boca:
	O procedimento na massagem cardíaca, primeiro deve-se tentar despertar a vítima com cuidado, tocando e apertando os braços para tentar fazer com que ela recupere a consciência. se a vítima não está reagindo deve-se fazer o procedimento inicial da massagem se tiver mais alguém por perto é importante pedir ajuda dividindo assim o socorro, enquanto uma fica na massagem outra fica na ventilação. Abra a roupa da vítima no tórax deixando-o exposto, puxe a cabeça da vítima deixando o pescoço levemente para trás, coloca uma mão sobre o peito e aproxima o ouvido da boca da vítima pra ver se a mesma está respirando. Com os braços esticados, empurre as mãos com força, utilizando o peso do próprio corpo , contando no mínimo 2 empurrões por segundo até a chegada do serviço de resgate.
	O procedimento na respiração boca a boca primeiro é verificar se a vítima está respirando colocando o dedo indicador próximo as suas narinas e ver se está saindo ar. Caso a vítima não apresente respiração, deve-se envolver todo os dedos das mãos formando tipo um funil em volta da boca do paciente, tapando o nariz da vítima e inspirar profundamente, soltar todo ar na boca da vítima e observar o tórax, se a vítima não voltar a respirar sozinha, repetir a respiração boca a boca, cerca de 20 vezes por segundo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes