Buscar

apol 01

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Leia e analise o texto abaixo:
Os dados são geralmente coletados em grandes volumes e em formatos inadequados para serem usados diretamente pelas pessoas. Para que se tornem úteis, é necessária a sua conversão por meio de algum tipo de formatação ou configuração que permita sua interpretação.
De acordo com o exposto, podemos exemplificar uma situação, onde José é um gerente de vendas e recebe uma planilha de vendas na região Sul no semestre corrente. Como constam todas as vendas, José decide fazer uma análise separando as vendas por cidade.
Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de transformação de dados em informação, realizada por José:
	
	A
	Cálculo
	
	B
	Condensação
	
	C
	Categorização
	
	D
	Correção
	
	E
	Contextualização
Questão 3/5 - Comunicação Organizacional
Leia o trecho abaixo:
“A comunicação é muito importante para o bom funcionamento dos processos dentro de todos os departamentos de uma organização. Ela é fundamental para as relações interpessoais gerando assim um clima favorável na organização. Quanto mais bem informados, mais os funcionários tendem a estar envolvidos de forma positiva com a organização. No entanto, quando existem barreiras (ruídos) na comunicação de uma organização podem ocorrer situações que são muitos difíceis de serem resolvidas” (ABREU; BAZONI, 2016, p. 75).
Fonte: ABREU, T. M. B.; BAZONIA, M. C. Como superar barreiras na comunicação nas organizações. Revista Dito Efeito, v.7, n.11, p.74-94, jul/dez 2016.
Considerando o contexto de que o processo de comunicação nas organizações pode enfrentar barreiras (interferências) que geram ruídos, inseguranças, desmotivação e comprometimento ao clima organizacional, verifica-se que uma organização que intencione eliminar as barreiras de comunicação deve investir em:
I           Anúncios imediatos das mudanças organizacionais aos colaboradores.  Assim estes não terão tempo de apresentarem resistência às mesmas ou gerarem boatos sobre as novas perspectivas da organização.
II          Trabalho com o excesso de informação para que os colaboradores aprendam a filtrar aquilo que é necessário para a realização das suas atividades de rotina.
III         Escolha do canal adequado para cada comunicação. Deve-se evitar o foco em um tipo de canal apenas para reduzir os custos da empresa, pois cada situação que precisa ser comunicada na empresa possui as suas próprias especificidades.
É correto o que se afirma em:
	
	A
	I, apenas.
.
	
	B
	II, apenas.
	
	C
	III, apenas.
	
	D
	I e III, apenas.
	
	E
	II e III, apenas
Questão 4/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
As informações organizacionais são manipuladas em um processo cíclico que envolve, primeiramente, a identificação de sua necessidade, passando por sua aquisição, organização, armazenamento, distribuição e utilização. Desta forma, em cada etapa onde são manipuladas, as informações circulam entre pessoas e sistemas.
A este processo dá-se o nome de:
	
	A
	Gestão da informação;
	
	B
	Sistemas de informação;
	
	C
	Controle de acesso à informação;
	
	D
	Fluxos informacionais;
	
	E
	Redes de comunicação.
	1C
	2D
	3C
	4D
	5(?)
Leia o texto abaixo:
“Guerras Robóticas: Cirurgia de joelho é o novo campo de batalha para empresas
Robôs prometem menos trauma para os pacientes e recuperações mais rápidas, embora ainda precisem ser testados em estudos clínicos definitivos.
            As principais empresas de tecnologia médica do mundo estão se voltando para o desenvolvimento de robôs para ajudar nas complexas cirurgias de joelho, prometendo procedimentos mais rápidos e resultados melhores em operações que frequentemente deixam os pacientes insatisfeitos.
            A demanda por articulações artificiais está crescendo rapidamente, com a geração do pós-Segunda Guerra sofrendo com o desgaste de joelhos e quadris. Mas nos últimos 15 anos as empresas não conseguiram atingir um avanço tecnológico que permita conquistar uma parcela significativa de mercado.
            A Stryker, sediada nos EUA, e a britânica Smith & Nephew acreditam que isto está presentes a mudar, com os robôs se apresentando como um avanço.
            Os robôs devem significar menos trauma para os pacientes e recuperações mais rápidas, embora ainda precisem ser testados em estudos clínicos definitivos.
            Fares Haddad, um cirurgião consultor nos hospitais da University College de Londres, é um dos primeiros no Reino unido a utilizar os novos robôs e tem ficado impressionado. No entanto, ele concorda que os planos de saúde precisam de dados conclusivos para provar que valem o investimento, que pode ser de até 1 milhão de dólares para cada robô”.
Fonte: Reuters. Guerras Robóticas: Cirurgia de joelho é o novo campo de batalha para empresas. 07jul2017. Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/guerras-roboticas-cirurgia-de-joelho-e-novo-campo-de-batalha-para-empresas.ghtml. Acesso em 09/07/2017. (Trecho do artigo).
Assinale a alternativa que indica corretamente a função de linguagem que predomina no texto “Cirurgia de joelho é o novo campo de batalha para empresas”, destacado na questão:
	
	A
	Emotiva.
	
	B
	Fática.
	
	C
	Denotativa.
	
	D
	Poética.
	
	E
	Conativa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais