Buscar

FERTILIDADE EM JAVAPORCOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FERTILIDADE EM JAVAPORCOS.
Os animais híbridos são seres que foram originados do cruzamento genético entre espécies diferentes, porém do mesmo gênero, ou seja, ocorre quando dois animais distintos cruzam e surge um novo animal, geralmente estéril, devido aos seus genes incompatíveis: o animal híbrido. Os animais híbridos são caracterizados pelo cruzamento interespécies. Apesar de que a maioria dos híbridos nascem inférteis, há casos raros de animais híbridos férteis como é o caso das fêmeas do Javaporco, surgido do cruzamento entre um javali e um porco. Nos animais híbridos, o que acontece com maior frequência é o cruzamento entre animais com número de cromossomos diferente. O cromossomo extra não vai ter um par homólogo, o processo da meiose não se dá e, sem células reprodutoras, o animal é estéril. O javali apresenta 2n = 36 e o porco doméstico 2n = 38 cromossomos (BOSMA, 1976)
Dois fatores que tornam um híbrrido fértil: a homoploidia e a poliploidia.
A poliploidia pode ocorrer em duas situações: se as células reprodutoras dos progenitores tiverem, não metade, mas sim o número total de cromossomas da sua espécie (por erros de divisão), o novo híbrido vai ter a soma do número de cromossomas do pai e da mãe. O mesmo erro pode acontecer no próprio híbrido. Se houverem falhas na divisão celular, uma espécie com por exemplo, 5 cromossomas isolados, vai ficar com 5 pares de cromossomas homólogos, que então já se podem dividir para formarem células reprodutoras. 
A hibridação homoploide resulta no cruzamento de espécies distintas mas parentes, onde a nova espécie híbrida tem o número normal de cromossomas, sendo assim um híbrido totalmente fértil. Esse grau de fecundidade se apresenta nas fêmeas, pois nelas os óvulos têm desenvolvimento completo, enquanto que nos machos é raro as células espermáticas se desenvolverem ou amadurecerem. Contudo, o Javaporco é fértil por ser capaz de dividir os seus cromossomas para originar células reprodutoras.
7

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais