Buscar

APOL 02 FUND. DE GESTÃO E COMP. EMPR.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APOL 02
Questão 1/5 - Fundamentos de Gestão
A teoria das Relações Humanas ficou marcada pelos estudos de Elton Mayo. A sua pesquisa feita na fábrica de Hawthorne da Western Electric Company buscava verificar a relação entre a produtividade e as condições do local de trabalho com base nos níveis de produção apresentados. A pesquisa foi dividida em quatro partes. Em relação a segunda fase da pesquisa, foi criado um grupo experimental com seis moças: cinco montavam os relés de telefone e uma fornecia peças para abastecer o trabalho.
Agora, analise as afirmações abaixo que versam sobre a segunda fase da experiência de Hawthorne.
 I. A produção foi o índice de comparação entre o grupo experimental e o grupo de controle (grupo real de trabalhadores com mesmas condições de trabalho, escolhido para que se pudesse ter uma referência de comparação).
II. As moças foram convidadas para participar da pesquisa sem serem esclarecidas quanto aos objetivos que eram de determinar o efeito de certas mudanças nas condições de trabalho.
III. O grupo experimental tinha um supervisor, como no grupo de controle, e um observador que permanecia na sala e observava o trabalho, assegurando o espírito de cooperação das moças.
 IV. As moças participantes eram informadas a respeito dos resultados, mas as modificações eram feitas pelos supervisores sem que elas ficassem sabendo.
É correto o que se afirma em:
	
	A
	I e II apenas
	
	B
	I e III apenas
	
	C
	III e IV apenas
	
	D
	I, II e IV apenas
	
	E
	II, III e IV apenas
Questão 2/5 - Fundamentos de Gestão
A experiência de Hawthorne realizada pelo sociólogo australiano Elton Mayo tinha como objetivo principal o verificar a correlação entre a produtividade dos funcionários e a iluminação no local de trabalho, pois atribuía-se a ela alto índice de turnover (rotatividade), fadiga, acidentes de trabalho e baixa produtividade. A experiência foi dividida em quatro partes sendo que na primeira, um fator curioso e inesperado apareceu na pesquisa, o fator psicológico. 
A seguir, são apresentadas algumas afirmações a respeito do fator psicológico presente na primeira fase da experiência de Hawthorne:
I. Quando as luzes foram reduzidas no local de trabalho, esperava-se que a produção diminuísse, mas ao contrário, os trabalhadores sentiam-se na obrigação de produzir mais.
II. Ficou comprovado a preponderância do fator psicológico diante dos fatores fisiológicos que, para Elton Mayo, seria inoportuno às organizações.
 III. O fator psicológico foi oportuno na pesquisa uma vez que a eficiência dos operários foi afetada por condições fisiológicas.
 IV. Reconhecendo que o fator psicológico influenciava na pesquisa, os estudos continuaram com objetivo de agrupar esse fator de produtividade a organização.
É correto o que se afirma em:
	
	A
	I e II apenas
	
	B
	I e III apenas
	
	C
	III e IV apenas
	
	D
	I, II e IV apenas
	
	E
	II, III e IV apenas
Questão 3/5 - Comportamento Empreendedor
Marcos e Evair estão discutindo na sala de aula sobre as diferentes formas que um empreendedor pode colocar seus negócios em prática. Marcos diz que apenas pode ser considerado empreendedor quem monta seu próprio negócio ou quem tem uma franquia, não sendo considerado empreendedor quem entra em uma empresa já existente como sócio. Já Evair concorda com Marcos sobre ser considerado empreendedor quem monta seu próprio negócio ou quem tem uma franquia, porém diz que é considerado empreendedor também aquele que entra em sociedade de uma empresa já existente. Sobre os apontamentos de Marcos e Evair, analise as afirmativas a seguir.
I) Marcos está totalmente correto em sua afirmação.
II) Evair está totalmente correto em sua afirmação.
III) Marcos está correto ao afirmar que uma pessoa que entra como sócio em uma empresa que já existe não pode ser considerado um empreendedor.
IV) Evair está incorreto ao afirmar que uma pessoa que entra como sócio em uma empresa que já existe pode ser considerado um empreendedor.
Sobre as afirmativas, estão corretas:
	
	A
	Afirmativas I, II e IV, apenas.
	
	B
	Afirmativa I, apenas.
	
	C
	Afirmativas III, apenas.
	
	D
	Afirmativa IV apenas.
	
	E
	Afirmativa II, apenas.
Questão 4/5 - Comportamento Empreendedor
Para melhor atender a um determinado grupo de clientes, as empresas tendem a agrupar seus clientes ou segmentos de clientes de acordo com algumas caraterísticas. Entre as possibilidades de segmentação temos: mercado de massa, nicho de mercado, mercado segmentado, mercado diversificado e mercado multilateral.
 
Assinale a alternativa que apresenta a correta definição da segmentação por “MERCADO DE MASSA”.
	
	A
	Tem como objetivo atender ao público em geral, ou seja, nesse ramo todo e qualquer
 consumidor é importante para o negócio.
	
	B
	Procura atender a segmentos específicos e especializados.
	
	C
	Procura atender a segmentos de mercado com necessidades e problemas 
específicos,
	
	D
	Atende a segmentos de mercado sem relacionamento, sendo que, o grande volume
 de seus produtos atende a diversos públicos diferentes.
	
	E
	Atua como facilitador para dois ou mais segmentos de clientes diferentes, ou seja, 
se um deseja vender e outro deseja comprar, cabe ao negócio facilitar estas 
operações. Atua como facilitador para dois ou mais segmentos de clientes diferentes, 
ou seja, se um deseja vender e outro deseja comprar, cabe ao negócio facilitar estas 
operações. Atua como facilitador para dois ou mais segmentos de clientes diferentes, 
ou seja, se um deseja vender e outro deseja comprar, cabe ao negócio facilitar estas 
operações
Questão 5/5 - Fundamentos de Gestão
Na segunda fase da experiência de Hawthorne coordenada por Elton Mayo, foi criado um grupo experimental com seis moças: cinco montavam os relés de telefone e uma fornecia peças para abastecer o trabalho. A sala onde acontecia o experimento era separada do departamento por uma divisão de madeira. Outro aspecto interessante, foi o fato da produção ter sido o índice de comparação entre o grupo experimental e o grupo de controle, e a pesquisa entre o grupo experimental foi dividida em 12 etapas, para observar a produção.
A partir desse texto, analise as afirmações abaixo que versam sobre a conclusão da segunda fase da experiência:
 I. Concluiu-se que uma supervisão mais branda motivava a produtividade, um ambiente mais amistoso e sem pressões, no qual a conversa era permitida. 
II. Foi possível concluir que a melhora no ambiente aumentava a satisfação no trabalho, amizades eram criadas, assim, os funcionários tornavam-se uma equipe.
III. A satisfação no trabalho se deu somente pelo fato da participação dos funcionários nos lucros da empresa devido o aumento do processo produtivo.
IV. O grupo desenvolveu objetivos comuns, como o de aumentar o ritmo de produção, embora isso não fosse solicitado.
É correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	I e II apenas
	
	B
	I e III apenas
	
	C
	III e IV apenas
	
	D
	I, II e IV apenas
	
	E
	II, III e IV apenas
_1582876605.unknown
_1582876717.unknown
_1582877157.unknown
_1582877158.unknown
_1582877155.unknown
_1582877156.unknown
_1582876718.unknown
_1582877154.unknown
_1582876618.unknown
_1582876715.unknown
_1582876716.unknown
_1582876714.unknown
_1582876609.unknown
_1582876201.unknown
_1582876592.unknown
_1582876593.unknown
_1582876590.unknown
_1582876591.unknown
_1582876202.unknown
_1582875965.unknown
_1582876200.unknown
_1582876199.unknown
_1582875962.unknown
_1582875963.unknown
_1582875960.unknown

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais