Buscar

5º Período GESTÃO INTEGRADA DE RH 1ª Aula

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GESTÃO INTEGRADA DE RH
GST1711_A1_201612000029_V1 
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: CELIA JACINTA GOMES
	Matrícula: 201612000029
	Disciplina: GST1711 - GESTÃO INT. DE RH 
	Período Acad.: 2018.1 EAD (G) / EX
	
	
	
		
	
		1.
		Estudando a evolução da ARH, vimos que alguns conceitos e terminologias estão associados a uma determinada época. Abaixo apresentaremos algumas afirmativas e gostaríamos que você nos indicasse a única opção INCORRETA (assinale a única opção INCORRETA).
	
	
	
	
	Na atualidade, entende-se que gerir pessoas passou a ser um fator estratégico para a organização.
	
	
	O surgimento da expressão ARH é decorrência da introdução de conceitos originários da Teoria Geral dos Sistemas, no que se refere a gerir pessoas.
	
	
	Foi no século XXI, ou seja, a partir do ano 2001, que surgiu a expressão Administração de Recursos Humanos em substituição a Administração de Pessoal e Relações Industriais.
	
	
	Os anos 60 trouxeram mudanças importantes para o nosso país - no comportamento, na arte, na indústria. Na administração das organizações ocorreu o mesmo.
	
	
	A gestão de pessoas pode ser considerada contingencial e situacional, pois depende de vários fatores, tais como: estrutura organizacional, o negócio da organização, a cultura da mesma, dentre outros.
	
	
		
	
		2.
		Com início da década de 1990, a Era da Informação tem como principal característica as mudanças, que se tornaram mais rápidas, imprevistas, turbulentas e inesperadas. Nesta Era, as organizações precisam de agilidade, mobilidade, inovação e mudanças necessárias para enfrentar as ameaças e oportunidades dos novos tempos. Os processos organizacionais e aspectos dinâmicos tornam-se mais importantes que os Órgãos - aspectos estáticos. Com base nesta afirmação, assinale a única alternativa correta.
	
	
	
	
	A ARH privilegiou a Gestão de processos relacionados com a produção rápida e segura, para atender melhor e sobrepujar a concorrência com um atendimento mais eficaz.
	
	
	As organizações, aos poucos, deixam de privilegiar as tradições antigas, a manutenção do status e o conservacionismo, para dar lugar a inovação e mudança de hábitos e da maneira de pensar e agir. A ARH e seu departamento de RH focaram em visualizar as pessoas como seu principal fator competitivo.
	
	
	As organizações conservadoras e seus processos e padrões de sustentabilidade priorizam a antiga cultura industrial e desta forma se mantêm competitivas por meio de seus valores e métodos na administração de recursos humanos.
	
	
	A cultura organizacional passou a receber forte impacto do mundo exterior e por este motivo as organizações passaram a privilegiar apenas as pessoas que dominam as tecnologias mais recentes. As organizações, como fator competitivo, procuram e valorizam apenas os profissionais que possam executar várias tarefas simultaneamente por meio de ferramentas tecnológicas de última geração.
	
	
	As organizações modernas estão cada vez mais investindo em tecnologia como saída para o fator competitivo. A busca de novos mercados leva as organizações a estabelecer como prioridades ferramentas tecnológicas, a administração de seus investimentos, bem como o corte de custo com pessoal.
	
	
		
	
		3.
		Administrar recursos humanos é diferente de administrar qualquer outro recurso organizacional, porque envolve algumas dificuldades. Em decorrência dessa constatação:
	
	
	
	
	É preciso que os conhecimentos relativos à ARH fiquem concentrados junto ao pessoal que trabalha diretamente nesse setor;
	
	
	Outros profissionais, que não são da área de Administração, não devem interferir no trabalho do pessoal da ARH;
	
	
	Uma organização, pública ou privada, deve terceirizar as atribuições e responsabilidades relativas à ARH para uma empresa especializada, se quiser obter o melhor deste setor, que é estratégico para qualquer organização.
	
	
	Outros profissionais, que não são da área de Administração, também necessitam conhecer a ARH;
	
	
	O setor de ARH de uma empresa compõe-se de pessoas dos demais setores da empresa, em regime de revezamento;
	
	
		
	
		4.
		Há um princípio básico da ARH, no qual a tarefa de gerir pessoas é uma responsabilidade de linha e uma função de staff. Isso significa que a ARH:
	
	
	
	
	Tem a responsabilidade de treinar os funcionários da empresa.
	
	
	Gerencia todos os funcionários e gerentes da empresa.
	
	
	Além de gerenciar seus subordinados presta assessoria aos gerentes de linha, orientando sobre políticas e procedimentos adotados pela organização.
	
	
	Não precisa orientar os gerentes de linha sobre como gerenciar seus subordinados.
	
	
	É responsável pelos funcionários de seu setor.
	
	
		
	
		5.
		"Compreendi, afinal, que renascer é um ato de cada dia. É construir, rever e reconstruir a prática empresarial e a pessoal, que se integram. É lidar com rigidez, prejuízo, tristeza, dor, egoísmo, inveja, ressentimento, raiva; elementos que desgastam, destroem, dilaceram empresas e pessoas. É transformá-los em plasticidade, recompensa, alegria, saúde, compartilhamento, altruísmo, gratidão, amor, elementos que agregam, constroem, vivificam. Compreendo, afinal, porque renascer é uma arte." Sylvia Vergara Na opinião da autora:
	
	
	
	
	o olhar multidimensional de cada membro da equipe em busca de resultados comuns é completamente dissonante do modelo que congrega e compartilha objetivos.
	
	
	a capacidade de instituição do princípio da ordem e o conformismo em relação a valores inquestionáveis, como, por exemplo, rigidez e egoísmo, devem ser mantidos pelas organizações.
	
	
	a organização, orientada por missão e objetivos, deve possuir uma identidade cultural capaz de manter-lhe a coesão, com políticas de reconhecimento e um sistema de acompanhamento que estimule em cada membro da organização a habilidade de reflexão.
	
	
	os principais instrumentos de legitimidade organizacional devem ser baseados na regularidade e manutenção dos processos, bem como, na percepção particular daquele que está no topo da cadeia de comando.
	
	
	devem as organizações adotar estruturais piramidais estáticas, perfeitamente capazes de se adequar aos condicionantes externos que exigem capacidade de adaptação.
	
	
		
	
		6.
		De acordo com Caetano, António (2000), as novas formas de organização do trabalho que marcaram toda a década de 90, atribuem ao responsável pelos recursos humanos não só o maior envolvimento no desenvolvimento das políticas organizacionais em conjunto com a gestão de topo como, igualmente, a necessidade de uma resposta rápida que impõe maior autonomia das equipes de trabalho e a responsabilização dos níveis intermédios da gestão. Diante disto, quais são os serviços prestados pela ARH?
	
	
	
	
	Cumprir as leis trabalhistas, os contratos individuais de trabalho, as convenções e os acordos coletivos de trabalho e as sentenças normativas, manter um relacionamento harmonioso entre a empresa, funcionários, sindicatos e o Estado, gerenciar o desempenho dos RHs, assegurar um bom clima organizacional e Recompensar os RHs pelos desempenhos convencionais.
	
	
	Cumprir as leis trabalhistas, os contratos individuais de trabalho, as convenções e os acordos coletivos de trabalho e as sentenças normativas, manter um relacionamento harmonioso entre a empresa, funcionários, sindicatos e o Estado, gerenciar o desempenho dos RHs, assegurar um bom clima organizacional e Recompensar os RHs pelos desempenhos regulares.
	
	
	Cumprir as leis trabalhistas, os contratos individuais de trabalho, as convenções e os acordos coletivos de trabalho e as sentenças normativas,manter um relacionamento harmonioso entre a empresa, funcionários, sindicatos e o Estado, gerenciar o desempenho dos RHs, assegurar um bom clima organizacional e Recompensar os RHs pelos desempenhos inadequados.
	
	
	Cumprir as leis trabalhistas, os contratos individuais de trabalho, as convenções e os acordos coletivos de trabalho e as sentenças normativas, manter um relacionamento harmonioso entre a empresa, funcionários, sindicatos e o Estado, gerenciar o desempenho dos RHs, assegurar um bom clima organizacional e Recompensar os RHs pelos desempenhos médios.
	
	
	Cumprir as leis trabalhistas, os contratos individuais de trabalho, as convenções e os acordos coletivos de trabalho e as sentenças normativas, manter um relacionamento harmonioso entre a empresa, funcionários, sindicatos e o Estado, gerenciar o desempenho dos RHs, assegurar um bom clima organizacional e Recompensar os RHs pelos desempenhos excepcionais.
	
	
		
	
		7.
		A área de Gestão de Pessoas ou RH, como é denominada por muitos, se vale de diversas técnicas, tanto no ambiente interno quanto no ambiente externo. Das sequências abaixo, assinale a única que contém somente técnicas aplicadas no ambiente interno:
	
	
	
	
	Pesquisa salarial e benefícios; Relação com entidades de formação profissional; Plano de carreiras; Política salarial.
	
	
	Plano de benefícios sociais; Plano de carreiras; Treinamento; Análise e descrição de cargos.
	
	
	Avaliação de cargos; Relação com sindicatos; Pesquisa de mercado; Treinamento.
	
	
	Avaliação de desempenho; Higiene e segurança; Legislação trabalhista; Política salarial.
	
	
	Legislação trabalhista; Avaliação de desempenho; Higiene e segurança; Plano de benefícios sociais.
	
	
		
	
		8.
		A gestão de pessoas apresenta diversos objetivos dentro de uma organização. Dentre os objetivos descritos abaixo, qual NÃO se apresenta como um objetivo da área de gestão de pessoas?
	
	
	
	
	Proporcionar competitividade à organização.
	
	
	Contribuir para o alcance dos objetivos da organização.
	
	
	Reter os talentos humanos.
	
	
	Promover o desenvolvimento contínuo de seus colaboradores.
	
	
	Administrar os recursos patrimoniais da organização.

Outros materiais