Buscar

APOL 05 Análise de Investimento e Financiamento . Gestão de Cargos e Salário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Análise de Investimentos e Financiamentos
A análise de balanços é basicamente comparativa, o que se dá pela relação entre grupos de contas, pela comparação dos resultados atuais com períodos anteriores e pelo relacionamento com padrões da indústria onde a instituição está inserida.
Sobre a análise horizontal, é correto afirmar que:
I – a análise horizontal transforma os valores absolutos das demonstrações financeiras em valores relativos, por relacionar cada conta ou grupo de conta com o total de seu conjunto em um mesmo período.
II – a análise horizontal é a comparação que se faz entre os saldos de uma mesma conta de demonstrativo (balanço ou DRE) ao longo de períodos consecutivos.
III – na análise horizontal, para obtermos a taxa percentual de variação do período, devemos subtrair do percentual encontrado o índice 100 correspondente à data base.
IV – na análise horizontal em geral, a base dos cálculos é o total do ativo ou o total do passivo.
Estão corretas:
Nota: 20.0
	
	A
	I – II – III – IV
	
	B
	II – III – IV
	
	C
	II – III
Você acertou!
Estão erradas: I – a análise horizontal transforma os valores absolutos das demonstrações financeiras em valores relativos, por relacionar cada conta ou grupo de conta com o total de seu conjunto em um mesmo período. – refere-se à análise vertical. IV – Na Análise Horizontal em geral, a base dos cálculos é o total do Ativo ou o total do Passivo – refere-se à Análise Vertical. P. 214
	
	D
	III - IV
Questão 2/5 - Gestão de Cargos e Salários
Cada colaborador assume determinado cargo na empresa, embora algumas variações possam ocorrer ao longo do tempo. As formas como ocorrem essas variações são as seguintes: rotação de cargos, extensão de cargos, ampliação do cargo, enriquecimento do cargo e enquadramento salarial.
Assinale a alternativa relacionada a variação descrita no trecho abaixo:
“O escopo do cargo é alargado pela inclusão de novas tarefas e responsabilidades, resultando em crescimento profissional”
Nota: 0.0
	
	A
	Extensão de cargos.
	
	B
	Ampliação de cargos.
“Na ampliação, o escopo do cargo é alargado pela inclusão de novas tarefas e responsabilidades, resultando em crescimento profissional”. (Página 230 do livro base)
	
	C
	Rotação de cargos.
	
	D
	Enriquecimento do cargo.
Questão 3/5 - Gestão de Cargos e Salários
Todo e qualquer tipo de planejamento necessita de bases sólidas que o sustentem no decorrer de seu desenvolvimento. No plano de cargos e salários não é diferente: as fases do plano são executadas uma a uma, sendo que a solidez deixada por uma fase sustenta a outra e assim sucessivamente. Dessa forma, existem fatores importantes ao desenvolvimento do plano, são eles: apoio da diretoria, divulgação e diagnóstico.
Sobre o fator apoio da diretoria, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa relacionada a este fator:
Nota: 20.0
	
	A
	O plano de cargos e salários aborda diretamente questões de poder, status, influência e espaço. Conhecer a realidade da organização, como os tipos e a quantidade de ocupações, o organograma real, os postos de trabalho, as políticas e práticas adotadas e os problemas existentes são de suma importância para o sucesso do plano.
	
	B
	A escolha do método de divulgação das informações é também relevante, para se evitarem distorções entre os colaboradores, Palestras, circulares, cartas, livretos, mural, jornal interno e intranet são formas eficazes de divulgação.
	
	C
	Objetivos, funcionamento, resultados esperados, tempo de duração, envolvimento das chefias e funcionários, recursos necessários e custos.
Você acertou!
O fator apoio da diretoria corresponde aos objetivos, funcionamento, resultados esperados, tempo de duração, envolvimento das chefias e funcionários, recursos necessários e custos. (Página 228 do livro base)
	
	D
	A implementação do plano de cargos e salários deve ser divulgada a todos os empregados, independentemente do nível hierárquico. É importante esclarecer, com exatidão, todas as dúvidas que surjam dentro dos diversos grupos ocupacionais.
Questão 4/5 - Análise de Investimentos e Financiamentos
O relatório de análise é um documento que contém as conclusões do analista após verificação dos demonstrativos financeiros.
Sobre o relatório de análise, é correto afirmar que:
I – é o instrumento utilizado para a tomada de decisões, bem como serve de parâmetros para a tributação da empresa.
II – tem importância fundamental por destacar os aspectos de interesse particular de cada usuário.
III – resume de forma sintética apenas o desempenho ao longo do tempo.
IV – procura evidenciar os pontos centrais da análise e vem acompanhado de quadros – resumos com os indicadores calculados.
Estão corretas:
Nota: 20.0
	
	A
	I – II – IV
	
	B
	II – III
	
	C
	I – III – IV
	
	D
	II – IV
Você acertou!
Estão erradas: É o instrumento utilizado para a tomada de decisões, bem como serve de parâmetros para a tributação da empresa. É o instrumento utilizado para a tomada de decisões. Resume de forma sintética apenas o desempenho ao longo do tempo. Correto é: Resume, de forma clara, a situação econômico-financeira organizacional e seu desempenho ao longo do tempo e, relativamente, ao padrão da indústria. Pg 237
Questão 5/5 - Análise de Investimentos e Financiamentos
Avaliação de um índice como bom ou ruim depende da comparação desses resultados com os padrões atingidos por outras empresas semelhantes, e também com os resultados históricos da própria instituição. 
“Procura evidenciar os pontos centrais da análise e vem acompanhado de quadros – resumo com os indicadores calculados, caso os usuários tenham interesse em aprofundar a análise pela inspeção de cada resultado.”
Estamos falando de:
Nota: 20.0
	
	A
	relatório de demonstrativos de índices financeiros
	
	B
	relatório do índice do padrão da indústria
	
	C
	relatório do índice do padrão histórico
	
	D
	relatório de análise
Você acertou!
Relatório de análise “Procura evidenciar os pontos centrais da análise e vem acompanhado de quadros – resumo com os indicadores calculados, caso os usuários tenham interesse em aprofundar a análise pela inspeção de cada resultado.” P. 237

Outros materiais