Buscar

IED - 2º Semestre (Aula I)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

IED – 2º Semestre (Aula I)
Dogmática e Zetética
É possível que um estudo do direito se dê apenas no plano informativo. Dizendo de outra forma, é possível que as proposições de uma teoria tenham somente a tarefa de informar. Mas há também, a possibilidade de as proposições de um teoria terem a função de direcionar comportamentos. Tal distinção é feita por Tércio Sampaio como Dogmática (função de direcionar) e Zetética (função de informar).
Zetética deriva de zétein, que significa perquirir, questionar. Dogmática advém de dókein, que significa ensinar, doutrinar.
No enfoque zetético não se aplicam como verdadeiras as premissas (pontos de partida) da investigação científica, isto é, os questionamentos voltam-se inclusive às premissas. Ocorre o contrário no enfoque dogmático: se as premissas da investigação forem colocadas em dúvida, haverá prejuízo do aspecto diretivo do direito.
Ex.: Quando um policial militar se depara com uma situação em que um sujeito tenha subtraído um objeto do outro, ele deverá, imediatamente, prender aquele, pois ele praticou um crime (furto). Nesse exemplo não é permitido ao policial colocar em dúvida algumas premissas tais como o que significa crime, qual o motivo do furto, etc. O enfoque do policial é dogmático, pois visa, em último caso, direcionar o comportamento das pessoas, informando-as de que furtar é errado.
Disciplinas zetéticas
São chamadas disciplinas zetéticas aquelas que não são jurídicas propriamente ditas, são gerais, mas que admitem o direito como objeto de estudo. Exemplo: sociologia (sociologia jurídica); filosofia (filosofia do direito); história (história do direito); etc.
Disciplinas dogmáticas
São disciplinas que partem de dogmas/premissas que na podem ser tidos como verdadeiros ou falsos, mas que em razão da dúvida, alguém acaba fixando-os na sociedade e impondo a sua obrigatoriedade. Por exemplo, o fato de casar-se já sendo casado ser considerado crime pela nossa legislação. A lei que caracteriza tal conduta como crime é uma decisão fixada por uma autoridade que impõe sua obrigatoriedade, com isso, uma vez existente a lei, o estudo dogmático não mais indagará se tal lei é ou não justa.
Não se pode, portanto, negar certos pontos de partida no estudo dogmático, sob pena de não se chegar a resultado prático nenhum. Trata-se de inegabilidade dos pontos de partida. Um exemplo de uma premissa desse gênero está o princípio da legalidade, que determina que os juristas devem pensar os problemas comportamentais dentro e além da lei, mas nunca contrária a ela.
Assim, todas as disciplinas que partem dos campos sociais preenchidos pelo legislador são disciplinas dogmáticas: direito constitucional, direito civil, direito processual civil, etc.
Os juristas podem valer-se também da pesquisa zetética (investigação de qual é o direito efetivo de uma comunidade, quais os fatores sociais que condicionam sua formação, qual sua eficácia social), porém, sua perspectiva prepondera o aspecto dogmático.
Incertezas controladas
A dogmática não é uma mera reprodução/repetição de dogmas, e sim um tipo de conhecimento que a partir dos dogmas e conhecimentos, produz incertezas e dúvidas.
Por exemplo, a existência de dúvidas se é adequado ou não a permanência de animais domésticos em condomínios, possibilita a criação de um regulamento determinando que tal ato é inadequado. A criação deste regulamento é a premissa, o dogma que deve ser seguido. O surgimento de questionamentos, incertezas, dúvidas quanto a aplicabilidade da regra, como se a regra será aplicada para todos os moradores, inclusive os que já possuem animais, trata-se da dogmática.
As incertezas são denominadas controladas por possuírem vinculação à norma, que não permite a existência de vários porquês; em segundo lugar, é um conhecimento voltado a decidibilidade, ou seja, a dogmática exige que se haja, necessariamente, uma resposta/solução.
	
	Zetética
	Dogmática
	Função Principal
	Informar (busca da verdade)
	Direcionar a ação
	Premissas
	Evidências
Podem ser questionadas/substituídas
	Dogmas
	Características do conhecimento
	Básico, especulativo
	Aplicado
	Exemplo
	Física
	Engenharia

Outros materiais