Buscar

Questionário BOBBIO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ – UNIVALI 
Curso: Direito – 1 Período - Disciplina: Ciência Política –
Professor: Roberto Wöhlke
Aluno(a) ) Gabriel_Angelo_Mella Data_08/03/2018
Atividade Curricular M1
Apresente os argumentos para cada uma das questões conforme o texto, indicando em cada resposta a devida fonte. (Autor, anos, pág). Utilize sempre os recursos de citação direta, indireta e paráfrase. (Fidelidade ao Texto proposto).
TEXTO: BOBBIO, Norberto. Teoria Geral da Política: a filosofia política e as lições dos clássicos. 12ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000. (Cap. 3 – Política e Moral, pág 159-177; Cap. 4 Política e Direito, pág 216-237
QUESTÕES PARA O DEBATE – BOBBIO
Qual é a origem etimológica da palavra “política”? E qual é o seu atual significado?
A palavra política é derivada de Pólis que significa tudo aquilo que se relaciona com à cidade, como cidadão, público, social e sociável. (Cap.3 p.159). O significado atual do termo política é empregado para indicar a atividade ou o conjunto de atividades que têm de algum modo, como termo de referência, a pólis ou Estado. (Cap.3 p.160)
Qual é a diferença entre definições descritivas e prescritivas de Política?
A definição prescritiva não define o que é concretamente e normalmente a política, mas indica como deveria ser. Já a definição descritiva é feita sem subjetividades. (Cap.3 p.168)
No caso de definições prescritivas de política, reflita sobre as seguintes indagações, entre outras: a) Quem seleciona o fim a ser atingido? Quem define o significado desse fim? Quem decide se e quando esse fim foi alcançado?
Os fins da política estão relacionados às metas que um grupo organizado se propões segundo os tempos e as circunstâncias, assim quem vai selecionar o fim a ser atingido na política vai ser um grupo dominante. O significado desse fim são provenientes dos teóricos do Estado ou communis opinio. E quem define sobre o fim são os elementos constitutivos do Estado. (Cap.3 p.167)
Quais os três elementos constitutivos do Estado?
Para Paulo Henrique Gonçalves Portela e Norberto Bobbio os três elementos constitutivos do Estado são : território; povo; e governo soberano. (https://jus.com.br/artigos/44467/elementos-constitutivos-do-estado)
O que se entendo por “bem comum”?
Aquele bem que todos os membros de um grupo têm em comum , bem este que outro não é senão a convivência ordenada, em uma palavra, a ordem; quanto á justiça em sentido platônico, se a entendemos, uma vez dissipadas todas as névoas retóricas, como o princípio com base 
no qual é bom que cada um faça aquilo que dele se espera no âmbito da sociedade como um todo (República,433) (Cap.3 p.168).
O que Bobbio quer dizer com “fim mínimo” da política?
É a ordem pública nas relações internas e a defesa da integridade nacional nas relações de um Estado com os outros Estados (Cap.3 p. 167 e 168).
O que se entende por “poder”? E o que significa “autoridade”?
Para Hobbes consistente nos meios para se obter alguma vantagem. Uma relação entre dois sujeitos, na qual um impõe ao outro a própria vontade. Autoridade é o poder, a legitimidade ou a faculdade. Em geral, o termo refere-se às pessoas que governam ou que exercem o comando. A autoridade tende a ser associada ao poder do Estado. Os funcionários estatais têm a faculdade de mandar e de dar ordens, que devem ser acatadas desde que estejam em conformidade com as leis e as normas em vigor. (Cap.3 p.160 e 161) (https://conceito.de/autoridade)
Pense em casos de poder legítimo e poder de fato, assim como de poder legal e poder arbitrário. Imagine Exemplos. 
Poder Legítimo : Direito de governar ou influenciar os outros.
Poder Legal : Está ligado diretamente com a lei.
Poder de Fato : Poder adquirido pelo saber e capacidade.
Poder Arbitrário : Depende apenas da vontade ou capricho de alguém.
É melhor o governo das leis ou o governo dos homens? Por quê? 
Acredito que no poder das leis, pois com as leis sempre haveria limites, assim não haveria abusos de poder e desigualdade nas decisões tomadas em nome da sociedade, “Na teoria”.
Como podemos classificar as formar modernas de poder?
O critério de classificação das varias formas de poder que se funda sobre meios dos quais se serve o sujeito ativo da relação para condicionar o comportamento do sujeito passivo, com base nesse critério pode-se distinguir três tipos de poder, o poder econômico, o poder ideológico e o poder político. (Cap.3 p.162)
O que seria o poder político? Qual seria o seu fundamento mais visível? 
É poder supremo em qualquer sociedade de desiguais, o poder a qual todos os outros estão de alguma forma subordinados. O poder político funda -se sobre a posse dos instrumentos através de quais se exerce a força física: é o poder coativo (Cap.3 p.163). 
O que é “Estado de Direito”? Reflita sobre a dupla relação entre poder político e ordem jurídica. 
Comente a seguinte Frase: “o poder sem direito é cego, mas o direito sem poder é vazio”
O poder sem suas leis e normas torna-se perigoso pois não haveria limites para o governante. Já as normas e leis sem alguém que execute e ordene tornam-se de nenhum valor pois exatamente não haveria ninguém para executar.
Como Weber define “Estado”?
O Estado deve-se entender um a empresa institucional de caráter político na qual - e na medida em que – o aparato administrativo leva adiante com sucesso uma pretensão de monopólio da coerção física legítima, tendo em vista a aplicação das disposições. (Cap.3 p.165)
Pense nas relações entre o poder político e poderes econômicos e religiosos. Como são essas relações no Brasil? Cite exemplos de países onde não existe separação entre esses poderes?
O Brasil teoricamente é um país laico, ou seja, política não é influenciada pelo poder, porém, não é nossa realidade. A influência religiosa está presente no dia a dia, como exemplo, em feriados e a bancada parlamentar evangélica. Já o poder político e econômico são unidos, pois um exerce influencia sobre o outro. Países onde não existe separação entre esses poderes são Vaticano, Israel e Iraque.
Com base nos textos lidos, estabeleça a distinção entre: a) Estado e Sociedade; b) Estado como mal necessário e Estado como mal não necessário. 
O Estado tem o objetivo de comandar, dar apoio e garantir os direitos da sociedade. 
Quais são as principais “Formas de governo”? E as principais “ Formas de Estado”? 
Formas de governo : 
Monarquia - Rei tem poder supremo
Aristocracia - Alguns nobres detém o poder
Democracia - Povo detém o controle político
Tirania - Poder supremo obtido de forma corrupta
Oligarquia - Poder detido por um grupo que o exerce de forma injusta
Formas de Estado : 
Confederação: União entre Estados Soberanos que não perdem a autonomia do poder. Existe direito de secessão.
Federação: União entre Estados, em que as unidades conservam autonomia política e a soberania é transferida para o Estado Federal. Difere da confederação, porque não existe direito de separação (secessão).
Estado Unitário: Formado por um único Estado.
Qual é a relação existente entre Política e Moral?
A política e a moral têm em comum o domínio sobre o qual se estendem, que é o domínio da ação ou 
da práxis humana, diferenciando-se apenas nos princípios ou critério de justificação e de avaliação das respectivas ações, tendo por consequência que aquilo que é obrigatório em moral nem sempre é 
obrigatório na política e aquilo que é lícito na política nem sempre é lícito na moral . (Cap.3 pág.173).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais