Buscar

QUESTIONÁRIO TOXICOLOGIA AV2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

QUESTIONÁRIO:
OS AGENTES TÓXICOS SISTÊMICOS SÃO SUBSTÂNCIAS QUE _____ 
provocam lesões no local de contato com o indivíduo.
b) provocam efeitos deletérios ao organismo em locais distantes ao de contato inicial. 
c) uma vez inaladas, causam asfixia. 
d) causam modificações genéticas. 
e) induzem a formação de tumores. 
ASSINALE A ALTERNATIVA QUE APRESENTA A SUBSTÂNCIA QUE INIBE A CADEIA RESPIRATÓRIA CELULAR. 
a) Benzeno.
b) Soda cáustica.
c) Cianeto de hidrogênio.
d) Clorofórmio.
e) Álcool etílico.
EM RELAÇÃO À INTOXICAÇÃO PELA SODA CÁUSTICA, PELOS HIPOCLORITOS E PELOS REMOVEDORES, ASSINALE A AFIRMATIVA CORRETA. 
É frequentemente observada em crianças com idade entre 12-18 anos. 
b) São substâncias voláteis administradas ao organismo por inalação. 
c) São substâncias irritantes cuja ingestão causa lesão da mucosa do esôfago.
d) São substâncias inflamáveis causando severas queimaduras. 
e) Na intoxicação por estas substâncias, o pulmão é o principal órgão a ser examinado. 
METAIS TÊM SIDO COMUMENTE ENVOLVIDOS COM INTOXICAÇÕES GRAVES NO HOMEM. A ESSE RESPEITO, ASSINALE A AFIRMATIVA CORRETA. 
a) Os órgãos preferencialmente afetados, na intoxicação aguda pelo chumbo, são os músculos e o cérebro. 
b) As amostras para detectar a contaminação de rios e lagos pelo mercúrio devem ser coletadas da superfície da água. 
c) O organismo desenvolve tolerância na exposição crônica aos metais tóxicos. 
d) Os metais são degradados quando em contato com a água, diminuindo assim a sua toxicidade no homem. 
e) O chumbo, presente no combustível para veículos, é volatilizado antes de penetrar no organismo humano. 
QUAL O MECANISMO DE AÇÃO DOS ORGANOCLORADOS QUE JUSTIFICA A SUA TOXICIDADE E QUAIS OS FATORES QUE LEVARAM HÁ QUASE TOTALIDADE DESTIPOS DE MOLÉCULAS SEREM PROIBIDAS?
MECANISMO DE AÇÃO Alteram propriedades eletrofisiológicas e enzimáticas da membrana celular nervosa, provoca distúrbios do transporte de Ca e atividade da fosfoguinase. RESULTADO: interferência na Transmissão do impulso nervoso, especialmente SNC, causando estimulação atividade muscular involuntária, alterações comportamentais, depressão dos centros respiratórios. Provoca arritmias do miocárdio, lesões hepáticas e renais.
O uso desses compostos foi proibido, uma vez que os mesmos apresentam alta ação acumulativa no ambiente e no organismo. Devido a sua alta persistência e lipossolubilidade, podem induzir principalmente a toxicidade crônica (carcinogênese). Também podem induzir a resistência dos insetos, após aplicação continua.
Os compostos exemplares desses são: Aldrin, Dieldrin (metabólito do Aldrin), DDT, Metoxiclor e hexacloreto de benzeno. 
COMPARE O MECANISMO DE AÇÃO DOS ORGANOFOSFORADOS E CARBAMATOS. DIFERENCIE O MODO DE AÇÃO DE CADA UM DELES: 
Atuam no sistema nervoso e muscular ; Inibidores da acetilcolinesterase; Fosforilam a enzima, modificando sua conformação; Impedem a hidrólise da acetilcolina, que retorna ao canal de Sódio; Resulta no acúmulo de acetilcolina na fenda sináptica; Agem por ingestão ou contato; Causa hiperexcitabilidade nos insetos – transmissão contínua e descontrolada de impulsos nervosos; Paralização muscular ; Aumento da taxa respiratória ( 4 a 5 vezes mais) ; quatro estágios sintomáticos: excitação , Convulsão, paralisia , morte; Acumula-se nos tecidos dos insetos; Reação irreversível , Fosforila a enzima AChE
Atuam de forma semelhante aos organofosforados ; Não há acumulo no tecido ; Metabolizada pelos seres vivos ; Compostos instáveis e voláteis ; Degradados pelo excesso de umidade, altas temperaturas ; Reação reversível ; Carbamila a enzima AChE
O ÁCIDO SULFÚRICO, FORMALDEÍDO E O ETENO SÃO OS MAIS PRODUZIDOS NA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO. QUAL EFEITO TOXICOLÓGICO DESTAS MOLÉCULAS NOS SERES HUMANOS?
ÁCIDO SULFÚRICO :
Vapores provocam irritação das mucosas, corrosão dos dentes, dificuldade para respirar, bronquite, edema na laringe e pulmões e perda de sentido. Na pele, soluções diluídas causam dermatites irritativas e soluções concentradas causam alterações e destruição dos tecidos
FORMALDEÍDO: 
Inalação: Causa severa irritação do trato respiratório, queimadura nas mucosas, dificuldade de respiração.
 Ingestão: Causa vômitos hemorrágicos, dor abdominal, possível choque, e danos aos rins ou morte.
Olhos: Mesmo em baixas concentrações pode resultar em risco de reação alérgica (hipersensibilidade), resultando em congestão nasal e dificuldade na respiração, como asma. 
Pele: Substância quando em contato com a pele causa irritação. Exposição prolongada ou frequente causa endurecimento e rachaduras resultando em hipersensibilidade e aumento do risco de edema alérgico.
ETENO: A Exposição a baixas concentrações do vapor causam náuseas e vômitos. Uma exposição contínua mesmo a baixas concentrações resulta numa perda temporária no sentido do olfato. A Inalação de altas concentrações de óxido de eteno pode produzir um efeito anestésico geral bem como tosse, vômito e irritação dos olhos e do sistema respiratório, causando enfisema, bronquite e edema pulmonar.
EM RELAÇÃO AOS AGROQUIMICOS SÃO ABSOLVIDOS PELOS SERES HUMANOS FUNDAMENTALMENTE PELA VIA CUTÂNEA E TODOS PODEM APRESENTAR EFEITOS NEUROTOXICOS, MUTAGENICOS E TERATOGENICO. JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA BASEADO NESSA AFIRMAÇÃO.
Esta afirmação esta errada em 2 aspectos. Os agroquímicos não são absolvidos pela via cutânea e sim pela via respiratória e onde lê-se TODOS podem apresentar efeitos, na verdade são seletivos com relação aos efeitos e os mais atuais são neurotoxicos. 
O PARATION E O MALATION SÃO AGROQUIMICOS SINTETIZADOS JÁ NA FORMA ATIVA E TÃO LOGO ABSOLVIDO EXERCE OS SEUS EFEITOS TOXICOS. ESTA AFIRMAÇÃO ESTA CORRETA? JUSTIFIQUE.
Não. O Paration é sintetizado na forma inativa e é ativado fundamentalmente pelo fígado através do complexo enzimático citocromo P450. O Malation é sintetizado na forma ativa e não tem processo de biotransformação para exercer a toxicidade.
A acidose metabólica surge quando a quantidade de ácido no corpo aumenta devido à ingestão de substância que é um ácido, ou que pode ser decomposta (metabolizada) em ácido — tal como o álcool de madeira (metanol), um anticongelante (etilenoglicol) ou grandes doses de aspirina (ácido acetilsalicílico). A acidose metabólica também pode ocorrer como resultado de metabolismo anormal. O corpo produz excesso de ácido nas fases avançadas de choque e em diabetes mellitus tipo 1 mal controlado. Mesmo uma produção de quantidades normais de ácido pode causar acidose quando os rins não funcionam normalmente e são, portanto, incapazes de excretar quantidades suficientes de ácido na urina.
Diferencie asfixia de envenenamento respiratório, exemplificando agentes tóxicos que causam estes efeitos.
A asfixia acontece nas situações em que o oxigênio é impedido de chegar aos alvéolos, causada pela insuficiência de oxigenação do organismo. A privação de oxigênio pode dar-se por falta de oxigênio no ambiente como por obstrução mecânica das vias respiratórias ou por impossibilidade de realizar a inspiração ou a expiração. Uma condição a mais é aquela em que, por razões químicas ou mecânicas, embora o oxigênio chegue aos alvéolos, não consegue realizar as trocas gasosas necessárias.
Ex: - Insecticidas (organofosforados, como o parathion, e os halogéneos, como o DDT).
- Monóxido de carbono (gases emanados dos motores dos automóveis, no gás de carbono para acender o lume, nos gases das cozinhas e esquentadores e no fumo do tabaco).
- Dissolventes orgânicos (o benzol e derivados (sobretudo o toluol, o xilol e o nitrobenzeno), o tetracloreto de carbono, o sulfureto de carbono, o tricloroetileno e a benzina).
O envenenamento são todos os efeitos danosos às células do organismo por substâncias nocivas que entraram no corpo, sendo ingeridos, aspirados do ar, injetados na veia ou absorvidos na pele, e que podem causar sérios danos ao indivíduo ou até levar à morte. 
Ex:- Metano e dióxido de carbono
12- Um limpador de piscina ao manusear
o cloro em pó sentiu uma forte irritação na traqueiam esôfago, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares. Que produto liberado pelo cloro em contato com o ar pode ter causado estes efeitos? Ácido Clorídrico. Além disso, após a utilização do cloro para desinfecção da piscina formou-se nesta uma substância que causa uma forte irritação nos olhos. Qual a reação química que levou a sua formação? Cloramina

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais