Buscar

HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS E AFRO teste2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS E AFRO-DESCENDENTES
CEL0032_A2_201601539304_V1 
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: BRENA KARELLY GOMES SILVA
	Matrícula: 201601539304
	Disciplina: CEL0032 - HIST DOS POVOS INDÍG 
	Período Acad.: 2018.1 (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		Os colonos portugueses não lograram êxito em suas investidas em busca de ouro e prata. Mas a proposta do antigo governador acabou redimensionando os objetivos das expedições para o interior. A busca por ouro deu lugar ao aprisionamento de índios. Embora os colonos utilizassem a procura por metais preciosos frente à Coroa portuguesa - que baixava inúmeras leis proibindo a escravização de indígenas ¿ as expedições organizadas pelos colonos de São Paulo se transformaram em:
	
	
	
	
	verdadeiras empreitadas de busca de ouro e prata, liderados por indígenas.
	
	 
	verdadeiras empreitadas escravizadoras de indígenas.
	
	
	verdadeiras empreitadas escravizadoras de negros fugidos.
	
	
	verdadeiras empreitadas escravizadoras de portugueses que fugiam da lei.
	
	
	verdadeiras empreitadas escravizadoras de Charruas argentinos, para fugir da lei portuguesa.
	
	
	
		
	
		2.
		Durante o período colonial, o Estado português deu suporte legal a guerras contra povos indígenas do Brasil, sob diversas alegações; derivou daí a guerra justa, que fundamentou:
	
	
	
	
	o extermínio dos povos indígenas do sertão quando, no século XVII, a lavoura açucareira aí penetrou depois de ter ocupado todas as áreas litorâneas.
	
	 
	a escravização dos índios, pois, desde a antigüidade, reconhecia-se o direito de matar o prisioneiro de guerra, ou escravizá-lo.
	
	
	a criação dos aldeamentos pelos jesuítas em toda a colônia, protegendo os indígenas dos portugueses.
	
	
	o genocídio dos povos indígenas, que era, no fundo, a verdadeira intenção da Igreja, do Estado e dos colonizadores.
	
	
	uma espécie de "limpeza étnica", como se diz hoje em dia, para garantir o predomínio do homem branco na colônia.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		3.
		A utilização do trabalho escravo foi uma das principais características da colonização portuguesa na América. Diante dessa afirmação, analise as opções abaixo e assinale a correta.
	
	
	
	 
	Nas primeiras décadas da colonização, a escravidão do índio foi fundamental para a consolidação da empresa mercantil na América Portuguesa.
	
	
	O índio jamais foi escravizado na América Portuguesa.
	
	
	A colonização portuguesa teve a sua estrutura produtiva baseada na escravização das mulheres.
	
	
	Durante toda a colonização, ou seja, entre os séculos XVI e XIX, a estrutura produtiva esteve baseada exclusivamente no trabalho indígena.
	
	
	Durante toda a colonização, ou seja, entre os séculos XVI e XIX, a estrutura produtiva esteve baseada exclusivamente no trabalho do negro africano.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		4.
		O bandeirismo foi uma atividade paulista do século XVI e XVII. Suas expedições podem ser divididas em dois grandes ciclos:
	
	
	
	 
	da caça ao índio e o de busca do ouro;
	
	
	o dos capitães do mato e de prospecção;
	
	
	o de expansão das fronteiras e o de busca do ouro.
	
	
	o dos capitães do mato e de caça ao índio;
	
	
	o de expansão das fronteiras e de prospecção;
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		5.
		Fruto de uma importante discussão teológica em 1570 a Coroa Portuguesa:
	
	
	
	 
	Impôs a obrigatoriedade de todos os indígenas cumprirem jornada de trabalho compulsório
	
	
	Criava o sistema assalariado para o trabalho dos indígenas
	
	
	Criou a proibição de escravização de escravos negros
	
	 
	Proibiu a escravização dos gentios
	
	
	Impôs um registro de escravos indígenas, limitando o número por propriedades
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		Nos primórdios do sistema colonial, as concessões de terras efetuadas pela metrópole portuguesa objetivaram tanto a ocupação e o povoamento como a organização da produção do açúcar, com fins comerciais. Identifique a alternativa correta sobre as medidas que a Coroa portuguesa adotou para atingir esses objetivos.
	
	
	
	
	Armou fortemente os colonos para que pudessem defender o território e regulamentou um uso equânime e igualitário da terra entre colonos e índios aliados.
	
	
	Vendeu as terras brasileiras a senhores de engenho já experientes, que garantiram uma produção crescente de açúcar.
	
	
	Distribuiu a terra do litoral entre os mais valentes conquistadores e criou engenhos centrais que garantissem a moenda das safras de açúcar durante o ano inteiro.
	
	
	Dividiu o território em governações vitalícias, cujos governadores distribuíram a terra entre os colonos portugueses.
	
	 
	Dividiu o território em capitanias hereditárias, cedidas aos donatários, que, por sua vez, distribuíram as terras em sesmarias a homens de posses que as demandaram.
	
	
	
		
	
		7.
		O sistema de capitanias hereditárias mostrou-se ineficiente e foi substituído, como modelo administrativo, em 1548,por qual outra estrutura?
	
	
	
	
	Ouvidoria
	
	
	Feitoria
	
	
	Vice-reino
	
	 
	Governo Geral
	
	
	Governo Central
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		8.
		O termo Trabalho, pode ter nascido do vocábulo latino tripallium, que significa ¿instrumento de tortura¿, e sob muito tempo esteve associado à ideia de atividade penosa e torturante. Entre os indígenas não há classes sociais como a do homem branco. Todos têm os mesmo direitos e recebem o mesmo tratamento. A terra, por exemplo, pertence a todos e quando um índio caça, costuma dividir com os habitantes de sua tribo. Apenas os instrumentos de trabalho (machado, arcos, flechas, arpões) são de propriedade individual. Sobre o trabalho nas sociedades indígenas é correto afirmar que:
	
	
	
	
	Existe divisão do trabalho por sexo e idade e as atividade econômicas com o objetivo de lucros eram negociadas entre as aldeias mais próximas.
	
	 
	As sociedades tribais, diferenciam-se umas das outras em muitos aspectos, mais pode se dizer que em termos gerais, não são estruturadas pela atividade que conhecemos como trabalho.
	
	
	Nas comunidades indígenas as terras são de uso comunal mais a agricultura e caça pertence ao grupo ou aos indivíduos que trabalharam para conquista- las.
	
	
	A organização de suas atividades caracteriza-se pela disposição das classes sociais, dedicando-se o máximo possível de tempo à agricultura.
	
	
	Os índios no geral, não possuíam uma organização do trabalho, pois sua maior característica era a de ser nômade, e isso acarretava uma certa instabilidade na organização do trabalho, pois a cada mudança, suas culturas eram reestruturadas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais